Santo António dos Portugueses, Roma

Casa do Gaiato premiada

O Centro Franciscano Internacional de Estudos para o Diálogo entre os Povos, com sede em Massa, Carrara, Itália, decidiu atribuir à Casa do Gaiato em Portugal um dos três prémios «S. Francisco e Clara de Assis», pela sua acção em prol das crianças e dos jovens. Dos outros dois, um foi para o Japão para o fundador de um movimento budista pelo seu empenho nos campos da educação e da comunicação, e o outro foi para um monge vietnamita pela sua acção em favor dos refugiados de todo o mundo.

Depois de Mons. Arnaldo Pinto Cardoso, Conselheiro Eclesiástico da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, ter falado sobre a Obra da Rua e a Casa do Gaiato, o Reitor da igreja de S. António dos Portugueses, P. Agostinho Borges, recebeu, entre aplausos da assistência, o referido prémio, que consta de uma grande medalha em bronze com o símbolo do Centro Franciscano, devidamente emoldurado.

Representava a Embaixada junto de Quirinal o Conselheiro Cultural, Dr. Jaime Raposo Costa. Estava também presente o Consul de Portugal em Nápoles, Dr.ª Cusatti.

No final da sessão, foi feita a visita a uma Exposição numa das grandes salas do Palácio Ducal, especialmente dedicada a S. António e à acção dos portugueses no mundo, em cuja inauguração estivera presente o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé Doutor António Pinto da Franca.

Este Centro Franciscano dedicou toda a semana de 14 a 20 a diversas actividades dentro do mote "Demos aos meninos e às meninas um futuro de Paz" (tema do Dia Mundial da Paz), tendo Portugal ocupado um lugar de especial relevo pela sua acção no diálogo com outros povos. Na sequência da Exposição feita no Vaticano de Abril a Junho, também esta recebeu o título "Encontro de Culturas", tendo sido a principal promotora de todas estas actividades a Directora do Centro, Dr.ª Maria Luísa Drago.


Primeira Página Página Seguinte