Faleceu bispo missionário

D. Manuel Nunes Gabriel, ex-arcebispo de Luanda, faleceu em Portalegre, no Dia Mundial das Missões.

Dom Manuel Nunes Gabriel nasceu em Fundada, concelho de Vila do Rei, diocese de Portalegre e Castelo Branco, em 1912. Frequentou os seminários da sua diocesee o de Cucujães, tendo chegado a Luanda em 1933, clérigo minorista, com o curso do seminário completo. Foi ordenado presbítero, na Sé Catedral de Luanda, em 1935. Trabalhou na Cúria arquidiocesana e desempenhou o cargo de reitor do Seminário de Luanda até 1957, data em que foi nomeado bispo de Malange, tendo ocorrido a sua ordenação episcopal ainda no mesmo ano e a tomada de posse da Sé de Malanje um ano depois. Desde 1943 era Cónego da Sé Catedral de Luanda.

Transferido para Luanda, em 1962, como arcebispo titular de Matimna e Coadjutor com futura sucessão do Arcebispo Dom Moisés Alves de Pinho, veio a suceder-lhe nesta Arquidiocese em 1966. Foi administrador Apostólico da Diocese de São Tomé desde 1966 até 1980. Desde 1975, era arcebispo emérito de Luanda.

Após alguns anos de trabalho na Diocese de Poatelegre e Castelo Branco, em que se dedicou também à elaboração e publicação de obras de índole histórica sobre a Igreja em Angola. Regressou como simples missionário a fim de oferecer a esta igreja mais alguns anos de labor apostólico, desembarcando em Luanda em 1986 e servindo como capelão num dos hospitais da capital.

Após alguns anos de intenso trabalho em Luanda, especialmente com os doentes do hospital central, regressou a Portugal muito doente. Passou os últimos anos no Seminário de Portalegre mas, se o corpo estava em Portalegre, o espiríto permanecia profundamente fixo em Angola. Faleceu quase de repente, em Portalegre, na noite do Dia Mundial das Missões, domingo, dia 20 de Outubro.


Primeira Página Página Seguinte