Diocese: | ||
A paróquia de Mafamude, Vila Nova de Gaia, viu inauguradas no sábado, dia 13, as obras de restauro da igreja, em celebração a que presidiu D. José Augusto, bispo auxiliar, que crismou 43 fiéis de uma paróquia que terá cerca de 25 mil habitantes.
O P. Jorge Duarte Oliveira, que há pouco tempo assumiu a paroquialidade de Mafamude, logo cuidou de proceder à renovação dos telhados, o arranjo das salas da Catequese e o salão, a sacristia e a secretaria, os tectos da igreja, a fixação dos azulejos, o restauro das imagens e dos altares, do Baptistério, do órgão de tubos e de três telas, a renovação da instalação eléctrica e sonora, do presbítério e do ambão. Falta ainda restaurar a zona Norte da igreja, a chamada sacristia velha e a sede do agrupamento do CNE. O presidente da Câmara e vereadores e o presidente da Junta associaram-se à inauguração.
Os crismandos preparam-se para o sacramento do Crisma inseridos em três grupos: Um deles reuniu-se durante um ano e os outros dois fizeram-no ao longo de dois anos.
Na homilia, D. José, seguindo os textos litúrgicos, lembrou que os dons que Deus concede às pessoas se destinam «ao bem comum... e a edificar a Igreja de Cristo». E por isso são diversos, segundo a capacidade de cada um e complementares para se poder «restaurar igrejas» e «edificar a Igreja de Cristo».
Início |
Depois de entrar na Juventude Agrária Católica, Deolinda Freitas dedicou-se inteiramente ao apostolado cristão. Chamada por D. Sílvia Cardoso, foi governanta da Casa de Retiros, na Rua Falcão, no Porto.
Quase imobilizada por grave doença que a levou à amputação de uma perna, sofreu muito desde há algumas dezenas de anos, mas nunca desistiu de fazer apostolado pela palavra e pela escrita, ao nível de quem possui apenas a instrução primária de adultos. Era interveniente e audaz, sempre para fazer o bem e dar Cristo às almas. Desde o começo do processo de canonização de D. Sílvia Cardoso, tornou-se a apóstola mais ardente e laboriosa desta Causa. Encontra-se agora na definitiva Paz.
Início |
Os 15 padres e três seminaristas
maiores que ali estiveram prometeram voltar no próximo
ano. Será na Quinta da Aveleda, no dia 14 de Julho.
Início |
Primeira Página | Página Seguinte |