A XFM ESTÁ DE LUTO

FÓRUM DEDICADO À
SUSPENSÃO DAS EMISSÕES DA XFM



A XFM continua viva na Internet!
Mantenha-se atento nos próximos dias.

COMENTÁRIOS - 2 e 3 de Agosto 97



Por: João Castel-Branco - mare.magnum@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 23:27:18 1997

Poderia alguém aí da etc e/ou X, responder ao pertinente post do Vitor Junqueira?

Já há contactos com o Ministério da Cultura?

Parece-me que uma das melhores ideia que vi para aqui (pelo menos subliminarmente), foi a da aquisição da X pelo Estado. Conseguir-se-ia assim a difusão nacional para a: Antena X!


Por: Frederico Martins - nlmartins@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 22:58:23 1997

Tenho de agradecer à XFM os excelentes momentos de musica que me proporcionou. Além de me ter criado um novo circulo de amigos, fans da X como seja no IRC. è uma vivência, maneira de estar e filosofia que a X me deu. Com ela fiz novas amizades, conheci novas culturas, novas sonoridades e educou-me em certos estilos musicais. Tal facto é impagável.
Espero que a administração tenha a vontade de retomar o projecto, porque de certo surgiram muitos apoios. Mas já se sabe que esta rádio é para uma imensa minoria, logo os custos serão sempre algo dificeis de suportar. Espero que um dia possamos comemorar anversários da XFM.
QUE O SOM ESTEJA CONVOSCO


Por: luis - blipthytohyto@hotmail.com
Sun Aug 3 22:36:25 1997

nós também estamos de luto pela xfm.
e agora??? onde vamos ouvir boa música???
quem é que vai apoiar a vinda dos tindersticks??


Por: AFonseca, VBDiniz & ElsaEscaja - amrf@mail.fct.unl.pt
Sun Aug 3 22:10:31 1997

Claro que também pertencemos à orfã imensa
minoria!
Claro que também estamos em estado de choque!
Claro que também não achamos alternativa nas
ondas do éter!
Claro que também não precisaríamos de alternativa
se a X ainda estivesse no ar!
Escuro é o espírito dos tipos que nos tiraram a
X!
Estamos orfãos, inconformados e indignados!
Estamos tristes:-(
Mas não queremos ficar passivos!
A ETC pode (e deve) enviar as mensagens, de
preferência uma a uma:-), deste Forum para a
Lusomundo e Min.Cultura para lhes mostrar a
força de uma imensa minoria... RUIDOSA!!!
Estamos também impressionados com o teor das
mensagens deste Forum que traduzem uma vontade
inabalável de qualidade. E depois não venham
dizer que não há "consumidores" exigentes!
Por agora é tudo. We´ll be back... (e a X também!)



Por: eduardo alferes conceição - emasc@grupo.bfe.pt
Sun Aug 3 21:57:00 1997

Para a XFM voltar a funcionar sem a corda na garganta, é muito importante que o grupo económico, ou o conjunto de pessoas que apostar na continuação da rádio pense numa estratégia comercial realista de forma a garantir o financiamento da XFM.
Existem com toda a certeza bons gestores com vontade de criar uma rádio financeiramente forte.

E já agora, porque não, criar uma sociedade comercial anónima?
Recorrendo a este tipo de sociedade é possivel aos ouvintes da XFM financiarem a rádio. Pois não considero que a iniciativa que está a decorrer neste momento, de recolha de fundos contribua a médio e longo prazo para que a XFM volte ao éter .

Saudações e espero que brevemente possamos estar todos a ouvir a nossa rádio de eleição.



Por: Marco Silva - rdc00128@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 20:26:55 1997

A XFM (tal como todas as outras rádios "nacionais"), não emite para a Madeira. Contudo, um meu irmão, que residia em Lisboa, costumava ouvi-la e dizia bem dela. Façam a Vossa rádio regressar e mandem-na para cá. Ou, pelo menos, metam-na na Internet ou emitam via satélite. Já pensaram nos apoios que podiam arrecadar no estrangeiro, especialmente nas comunidades de emigrantes? Com certeza que a RDP - Internacional, RR Canal 1, RFM, Capital, Antena Um (via satélite), TSF, Comercial, Super FM (Internet) são bastante ouvidas no estrangeiro, mas, tal como em Portugal, são necessárias alternativas de qualidade.

Um abraço e boa sorte.


Por: João Paulo Barbosa - spn@esoterica.pt
Sun Aug 3 19:20:33 1997

Continuemos a mostrar que, apesar de sermos uma minoria no universo radiofónico do pimbopaís em que vivemos, vamos, todos juntos, ter força para trazer de novo a X ao éter.

XFM Sempre.


Por: manuel magalhães - magostin@mail.expresso.pt
Sun Aug 3 19:09:48 1997

Foi bom encontrar o vosso 'site' e verificar a existência de outros ouvintes não conformados com o desaparecimento da XFM.

Cada vez que tenho ligado o rádio nestes três últimos dias, percorrendo toda a banda sem encontrar a X, aumenta a minha tristeza e pasmo com a música que as outras estações passam: nada daquilo tem nada a ver com a XFM. Melancolicamente, carrego numa das quatro cassetes que gravei com as derradeiras horas de emissão da XFM, pensando numa maneira de fazer voltar aquela música à nossa rádio.

Temos de agir, pois. E este 'site' pode ser o quartel-general» para centralizar todas as reacções. Antes do mais, deviamos ter consciência do número de ouvintes mobilizáveis para acções de protesto (uma nova manif, marcada com tempo, seria talvez uma boa ideia), tentativas de viabilizar economicamente a XFM, iniciativas de divulgação fora da internet, nos jornais, etc. E rapidamente fazer ouvir a nossa voz. O tempo não joga a nosso favor e não podemos deixar passar o mês de Agosto, por ser um periodo de férias. A nossa mensagem tem de passar.

Se somos mesmo uma imensa minoria, temos de prová-lo agora. Porque é agora que a XFM precisa mesmo de nós.


Por: Antonio Carlos Pires Matas - pires.matas@omnicom.com.br
Sun Aug 3 18:58:45 1997

É com tristeza que recebo tal noticia, a suspenção das transmissões da X só mostra o numero de pessoas e consumidores descontentes com tal medida , apartir disto esperamos haver um recuo em tal decisão.


Por: Fernando - bichos@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 18:49:04 1997

É verdade que quando pagamos a conta
da EDP uns tantos escudos vão para a rádio,
porque não dá-los à rádio que ouvimos!


Por: Tiago Rodrigues Antao - tra@students.si.fct.unl.pt
Sun Aug 3 18:42:21 1997

Mas algum de voces ainda esta a pensar ir a
um cinema Lusomundo??? Alem de praticamente so
passarem filmes pimba (excepto o Mundial aqui
em Lisboa) ha alternativas de outras salas onde
a qualidade normalmente e' maior.
Monumental, Londres, King, Quarteto, Nimas,
Avila... Boas maneiras de fugir 'as Amoreiras e
quejandos....
Vamos protestar onde lhes doi mais... No bolso

Como alguem disse: Antes a luta que o luto

Abracos fraternos


Por: Vitor Junqueira - VitorJ@ip.pt
Sun Aug 3 18:17:05 1997

A ideia dos 1000$ mensais é boa apenas num sentido: servirá para avaliar utilidade de um serviço PÚBLICO como é a X. Em alguns países, para se avaliar a utilidade de determinado bem público procede-se à elaboração deste tipo de inquéritos. Este inquérito poderá servir para mostrar ao Ministério da Cultura, a importância do bem público Xfm (partindo do princípio que não há dúvidas em relação ao estatuto de bem público).

Penso que os 1000$ mensais não assegurarão por si só o regresso e a manutenção das emissões. Não estamos a falar de uma TV Cabo ou um canal pay-per-view, em que o não pagamento da taxa implicaria o não acesso ao serviço. Daqui a alguns meses a maior parte dos apoiantes que hoje preenchem o inquérito, ao ver que outros ouvintes não pagavam e porventura conscientes de que afinal a X teria pernas para andar, deixariam de fazer as tais contribuições mensais. Qualquer estudante de economia sabe que um bem público, ao qual está inerente o princípio da não exclusividade (ninguém me pode excluir de respirar o ar, ninguém me pode excluir do direito à saúde, ninguém me pode excluir do direito à segurança, ninguém me pode excluir de ver a TV2, ou de ter teatro e cinema português...), deverá ser pago pela comunidade, isto é, através de impostos ou taxas e/ou através da publicidade (que é também um preço que o consumidor também paga).

Três situações podem se estar a verificar:

Primeiro: o objectivo deste inquérito é proceder a uma avaliação dos consumidores X, como referi ao início;

Segundo: o inquérito, e a consequente arrecadação de fundos (lembremo-nos que são pedidos cinco meses de avanço) visam unicamente a regularização de dívidas existentes perante trabalhadores e outros credores, ficando-se a revitalização de um projecto como estes perdida nos sonhos dos milhares de ouvintes (em que eu me inscrevo naturalmente). A este propósito quero deixar claro que, sendo a ideia do inquérito uma iniciativa da ETC (será?) e sendo esta entidade independente do 3º Canal/Lusomundo (será?), não pretendo de forma alguma fazer um mau juízo aos então dignos e válidos propósitos da ETC (afinal queremos todos o mesmo - o regresso da Xfm - e todas as ideias, boas ou más, são bem vindas);

Terceiro: o inquérito é mais uma manobra desesperada de quem não soube imprimir uma gestão adequada. Mas alguém imagina que são os 1000$ mensais dos ouvintes (supondo que TODOS contribuiriam) acrescidos às receitas de publicidade que cobrirão as despesas mensais? Pagarão os salários de profissionais como o António Sérgio ou Sofia Morais? Não quero aqui pôr em causa a capacidade profissional destes dois exemplos e defendo até que têm o pleno direito a serem bem remunerados. Há um ano ou mais, quando a X esteve para encerrar, tendo surgido o patrocínio da EXPO'98, falava-se em quatro mil contos mensais de prejuízo. Era verdade? Quanto era agora? Penso que é indispensável acrescentar à discussão este elemento. Se pretendem a mobilização por parte dos ouvintes julgo que é justo nós pretendermos algumas justificações desse lado. Provem que eu estou enganado e que afinal esta situação não se deve ao ineficiente funcionamento dos orgãos de gestão. A exiguibilidade do mercado não é resposta. Aliás, porque com a resposta que tem sido dada pelos ouvintes (e apenas a pequena minoria que têm acesso à Internet) não creio que o mercado seja assim tão exíguo. Não se esqueçam das super lotações na Aula Magna, não se esqueçam que FOI a X que pos os Tindersticks no top nacional, ... Se a exiguibilidade do mercado servisse de justificação, também não teríamos o King, o Nimas, o Ávila, ... E não venham dizer que os cinemas dariam prejuízo se o Paulo Branco não desviasse os fundos atribuídos para filmes seus, o que não acredito, pois o Sr. Branco não ia afundar o seu dinheiro em algo que desse prejuízo.

Quero deixar bem claro que não é a minha intenção, com estas palavras, criticar aqueles que apenas pretendem, de uma forma ou outra, contribuir com ideias para o renascer da Xfm, assim como não é minha intenção, de forma alguma, pôr em causa os critérios programáticos da X nestes últimos quatro anos, aproveitando para enviar um abraço a todos os responsáveis pela programação X.

A meu ver, o principal caminho deverá a tomar deverá ser o reforço do conhecimento público da X. As receitas publicitárias não chegavam? Possivelmente porque os potenciais anunciantes não conheciam a dimensão do mercado (que, repito, não é assim tão pequeno) a que o projecto se dirigia. Interessa, então, mostrar ao público em geral a importância da X, Para tal, aqui ficam algumas sugestões (algumas delas já foram referidas em outros contributos, mas o que interessa é repetir a mensagem para que possa chegar a todos):

- Enviem e-mails, cartas, telefonem, etc, para o Ministério da Cultura e para o Governo (o estatuto de Utilidade Pública é, no caso da Xfm, perfeitamente justificável);

- Enviem e-mails, cartas, telefonem, etc, à Lusomundo por forma a fazer-lhes ver que afinal a X tem mercado e, portanto, viabilidade, de maneira a que a Lusomundo se decida a retomar o projecto, desta vez com gestores comerciais capazes;

- Personalizem o vosso protesto através de, por exemplo, T-Shirts feitas por vós próprios (boa ideia, João Verde);

- Utilizadores de Internet: façam referências à suspenção das emissões nas vossas assinaturas de e-mail e nas vossas homepages, se tiverem, e continuem a participar neste forum, não apenas vendo passivamente os comentários que aqui são colocados mas também enviando os vossos contributos;

- No início e final dos concertos (e podemos já fazê-lo neste próximo fim-de-semana, na Zambujeira) vamos gritar todos em voz alta "XFM";

- Acima de tudo, não baixem os braços. Não deixem repetir a história da R.U.Tejo ou da Rádio Minuto (lembram-se do DDD60M?).


Vitor Junqueira


P.S.: Como é que eu vou fazer agora lá no meu trabalho? No meu gabinete somos dois, e de manhã, por causa da bimba da minha colega, tinha que ouvir a Antena 3 ou outra merda ainda pior. Mas de tarde estava tudo bem porque aí mudava para 91.6. E agora?


P.S.#2: Até que ponto a saída do Montez tem a ver com toda esta situação?



Por: Mafalda Nogueira e André Biscaia - nop26631@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 16:42:08 1997

Cara X

Foi por acaso que descobrimos as tuas emissões, no Verão passado. De
repente passámos a ter 'banda sonora' para o filme do dia-a-dia!
Afinal há muitas outras músicas - Soul Coughing, música escandinava, do
Afeganistão, Morphine, Natasha Atlas etc etc...que ficam sem frequência. Os
rádios deixam de ter utilidade, tal como a televisão!
A 'imensa minoria' incluía todos as pessoas com quem falámos sobre o
assunto. E não vamos passar a fazer parte de 'maiorias' que se contentam
com Tops, anúncios estridentes e as mesmas notícias todas as horas (ad
nausea).

Estamos dispostos a contribuir regularmente para que a X possa continuar
igual a ela própria.
Se a 'Sra' Lusomundo não o permitir, será que os profissionais que elevam
a X ao éter não se podem associar e continuar a fazer-nos companhia?

A 'imensa minoria' compra CDs que descobre com a X, vai ao cinema proposto
pela X, compra livros de que foram lidos excertos na X...porque não
financiar a X?

Para que o dia-a-dia não volte a ser 'surdo e mudo'

Volta X
Depressa !


Por: Francisco Coelho - fcoelho@ip.pt
Sun Aug 3 16:00:45 1997

O que podemos fazer?
1) Dar os nossos rádios à Lusomundo?
2) Pendurar um X *ENORME* na Ponte 25 de Abril?
3) Fazer um buzinão?

Não deixem acabar a X.
Nem que seja pelo prestigio de Portugal.


Por: Delfim Corral - radiojuventude@netsigma.pt
Sun Aug 3 15:25:49 1997

Continuamos a seguir atentamente a evolução dos acontecimentos.
Estamos confiantes de que o V/regresso será para breve. Só é pena sabermos
que, quando regressarem, continuarão loge do interior do país (isto é,
longe de nós).
Um país só poderá ser saudável em termos de "média" se houver respeito
pelas minorias,... e o bom gosto (ou melhor, uma certa forma de bom gosto)
só existe numa pequena percentagem da nossa população.
E todos aqueles que não só preservam como alimentam este "público" devem
ser apoiados ao mais alto nível,... senão qualquer dia o mundo da
radodifusão em Portugal será pouco mais do que um meio "estupidificante" e
os que hoje fazem a história da rádio serão conotados com umá página bem
negra,... a do silêncio intlectual.


Por: Luis Ramos Alves - laalves@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 15:20:05 1997


Colegas ouvintes,

So uma nota: tenho alguns comentarios a fazer ao conteudo do forum.
Contrariamente ao que alguns ouvintes tem afirmado, discordo
inteiramente que se transforme a X nalgum tipo de radio "Quando o
telefone toca", so porque se pagam quotas. A X deve ser preservada como
e, i. e., a cargo dos profissionais de radio que a constituem.

Os ouvintes devem emitir as suas opinioes, sim, mas nao com cariz
vinculativo. Nao vamos fazer assembleias gerais para decidir o que
passar.

Paguem, oucam. Gostam? Continuemos. Nao gostam? Escrevam e digam o que
pensam. Nao teve efeito? Deixem de pagar.

Nao se iludam, e´impossivel agradar a todos, ainda que seja a uma
minoria (ainda estamos para ver, essa da minoria)

Por mim, nao sou fa~ da Jazzosfera. Porem, reconheco-lhe grande
qualidade e rigor nos criterios que a regem. Existe publico? Entao facam
favor de a passar. O mesmo para todos os outros generos.

No que toca as camisolas, descontos, etc, so estou de acordo se esse
fardo economico nao for sustentado pela X. Tera que, necessariamente
passar pelos patrocinadores/anunciantes, caso contrario o que entra por
um lado sai pelo outro.
--
Quero a XFM de volta!


Por: Nestor - mop08357@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 15:15:04 1997

Bem vamos ao protesto por isto não tem cabimento nenhum, temos que fazer algo.
Esses gajo da lusomundo são uns semiticos, não querem investir, tão cheios dele e
não querem dar 1
Vamos reunir essa imensa minoria e fazer algo pela rádio que tanto gosta ouvir,
e termino deixando uma mensagem, a união faz a força, a minoria à maioria.


Por: Félix - jonasfel@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 15:13:40 1997

Solidariedade, Irmãos!

Gostava de mostrar publicamente o meu apoio à XFM. Todos nós somos iguais
numa coisa: ROUBARAM-NOS A NOSSA RÁDIO PREFERIDA :-((((

Sinceramente, Há por aí tanta porcaria... Porquê a X???

A melhor rádio que Portugal já teve nunca deveria ter sido cancelada. O
pensamento nem sequer devia ter passado pela cabeça de ninguém.

Onde vou agora ouvir artistas (aliás, Artistas) tão variados e diferentes
como Tricky, dEUS, P.J. Harvey, Squarepusher, Mr. Bungle e John Zorn entre
tantos outros, que me ficaram no coração devido à X?

Afinal, What happened to António Calvário? Nunca saberemos?!

Um grande abraço para toda a equipa da X, especialmente para o Rui Neves,
cujos Jazzosfera, Bluesiana e principalmente Metropolis eu espero voltar a
ouvir em breve.

ANTES A LUTA QUE O LUTO!


Por: Maria de Magalhães Ramalho - mop14811@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 15:12:52 1997

CONTINUAMOS A SENTIR MUITO A VOSSA FALTA.

Já agora outra ideia:

Colocar folhas de Inquérito em locais frequentados pelos "Orfãos" ou
simpatizantes da X ( Lisboa e Porto ) sem acesso à Internet:

- Discotecas (Discos)
- Discotecas (Dança)
- Bares
- Cafés
- Livrarias
-Cinemas, etc.

- A maneira como se deveria organizar esta destribuição deveria ser feita
pela X. Estamos aqui para ajudar no que precisarem.

Até Breve.

Nota: Deveriam salientar o cabeçalho da folha de inquérito para se ver
melhor.


Por: Joao Brazao Ferreira - jbf@tech.telepac.pt
Sun Aug 3 15:11:37 1997

Apenas envio esta mensagem para relembrar a importancia da pagina
oficial da XFM.
Entre todos os motivos, acrescento mais um: o CD com o software de
acesso da Telepac instala um link para a pagina da XFM nos "Favorites",
o que simplesmente acrescenta 5000 possiveis novas consultas por mes.


Por: Luis M. Nunes - lnunes1@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 13:15:47 1997

Ouvintes da X,
Como parte da imensa minoria, também eu estou fodido (espero não ofender os que vendem porrada e sexo violento).

Gostei do que li dos restantes ouvintes e da ETC.
Pois é, parece que sim, parece que enquanto houver dependências com a outra maioria,
teremos problemas. Podemos nós, achar solução? Patrocinar-nos a nos?

Ainda não pensei bem, por um lado, também vou contribuir e divulgar o tal inquérito da XFM.
Por outro, também quero de alguma forma limpa lutar pelos direitos de ouvir. "Direitos!?", Essa palavra encontra-se na pagina web da Lusomundo http://www.lusomundo.pt/ii_ang.html,
nas informações para investidores. Pois é, eles confundem as prioridades e selecção de palavras, confundem cultura com $$$$ e não sabem pelos vistos achar um equilíbrio, são uns incompetentes.

Talvez uma forma seja divulgar o seguinte (jogo comum entre a outra maioria, mas eu pessoalmente utilizo-o em casos extremos):
Vejamos a lusomundo lucra pela venda de porrada e sexo violento, quem os vê e compra, a outra maioria.
Essa outra maioria que duplica no nosso mundo o que a lusomundo contribui. São tau criminosos como os que praticam actos violentos.
Essa outra maioria alem de vídeos/filmes ouvem as mesmas radios. Um padrão comum aos que poucos valores têm e que também confundem as prioridades e princípios.

Outra forma é como alguém já indicou, conhecer o "inimigo" e quem se associe com eles, colocar uns contra os outros.
Há que respeitar-lhes o gosto (tem que ser), como numa minha mensagem anterior, ainda bem que há musica pimba, para que haja musica de qualidade.
Mas, há que respeitar as nossas prioridades, princípios ou valores também.

Será possível alguém utilizar as gravações anteriores da XFM para, não só recordar, mas também continuar enquanto a XFM esta de ferias?

Outra coisa. Também recomendo e vou contribuir mantendo os nossos valores, com uma simples mensagem à lusomnundo -
"Exmos. Srs.,
Preocupa-me o silencio, por mais que tento sincronizar a rádio, mesmo pelas outras frequências, não consigo ouvir rádio mas apenas ruído, queira Vossas Exas., remediar a situação colocando a XFM no ar.
Muito obrigado."

Por agora é tudo. Porra, ainda estou fodido.


Por: tiago sallas - tiagosallas@mail.telepac.pt
Sun Aug 3 11:34:20 1997

97.08.03 - 3º dia sem a X . . . "não acredito!!!"


Por: Pedro Mateus - mudpmcm@hotmail.com
Sun Aug 3 6:03:22 1997

COMO É QUE ISTO É POSSÍVEL????
Só me resta deixar de ouvir rádio...


Por: Nelson Carteado - nbcarteado@grupo.bfe.pt
Sun Aug 3 5:26:04 1997

Está a custar muito a digerir esta noticia, mas
enfim neste 'meu' país é assim...
Se em vez de XFM fosse BIGSHOW FM certamente, estaria
nas rádios mais ouvidas e cheia de dinheiro...
Enfim, juntemo-nos... ;)
FORÇA, não deixem morrer a alternativa X.


Por: moOkIe - mookie@technologist.com
Sun Aug 3 3:30:24 1997

Ja estou farto deste silencio.
...a serio, ja' estou!
Se antes ja' era dificil "apanhar " a X agora
esta a tornar-se MUITO dificil.
Vamos la' acabar com isso, ok? Liguem la' a ficha
outra vez.


Por: João Carlos Verde - verde@imagine.pt
Sun Aug 3 2:28:40 1997

Talvez se devesse organizar um pequeno grupo de malta para
organizar uma manif e contactar os media...

SEMPRE XFM!


Por: Pedro Barbosa - ***de momento sem e-mail***
Sun Aug 3 1:42:05 1997

É indecente o que fizeram à X... Mas o que raio é que continua a dar na mesma frequência, pelo menos cá no Porto?

Viva a X e em especial os programas Raio X e Grande Delta.


Por: Pedro Cameirão - l39963@alfa.ist.utl.pt
Sun Aug 3 1:12:36 1997

É com agrado que vejo tantas mensagens de apoio à XFM.
Chegou a altura de tomar medidas.
Estou plenamente de acordo com a proposta de uma Taxa.
No entanto acho que tal medida não chega, pois como é
evidente há muitos X-Fanáticos dispostos a pagar, mas
também haverá muitos outros que não o quererão fazer.
Proponho por isso uma campanha massiva de e-mails para
empresas que possam de alguma maneira partocinar/anunciar
na X.
Proponho do mesmo modo que o ICP (Instituto das Comu-
nicações de Portugal) seja persuadido a autorizar um
aumento de potência para as emissões da XFM.
Todos juntos conseguiremos voltar a por a X de pé.

Pedro Cameirão

PS: Um abraço à equipa X. Não desistam!!..


Por: Mário Rui - mra@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 23:36:04 1997

Um dia e por inviabilidade económica, alguém vai destruir Monsanto, porque não dá dinheiro, os parques naturais, os museus que não são visitados, os livros que ninguém lê, as fotos e os quadros que ninguém vê.

Como há cada vez mais ninguéns, resta-nos esperar que alguém apague todas as luzes.

Obrigado X, até já!


Por: Antonio Macedo - antoniomacedo@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 23:27:24 1997

O que é que eu vou ouvir agora?


Por: Hugo Rodrigues - hugo.jose@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 23:13:56 1997

Sou um jovem algarvio que nunca ouviu a Xfm, mas tenho
amigos que adoram-na (adoravam-na).
Depois de ler o forum não pude deixar de perceber que não
se tratava de uma rádio qualquer.

Como todas as coisas boas devem continuar, apesar
de ser "para uma imensa minoria" (Lisboa e Porto) e vendo
o panorama das rádios e televisões portuguesas...

Quero partilhar a opinião dos ouvintes de Lisboa
e do Porto.

Xfm - para uma imensa minoria (espero que quando regressa seja para uma grande maioria

Com respeito.


Por: Tiago Azevedo Fernandes - taf@etc.pt
Sat Aug 2 22:35:00 1997

Ao segundo dia após o fim da XFM, a esta hora, temos cerca de 200 ouvintes
dispostos a pagar para ouvir o som que gostam.
É bom, mas para ser uma imensa minoria ainda falta muito!
Esta campanha vai ter uma versão em papel para quem não tem acesso à
Internet, mas o ideal é que a divulgação seja feita por todos,
imprimindo o inquérito para distribuir.
Morreu a XFM, viva a XFM !


Por: X, X, X!!! - nop03783@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 22:32:35 1997

Não à clonagem, XFM@91.6!


Por: Paulo Miguel Gens Lemos - gens@grupo.bfe.pt
Sat Aug 2 21:25:35 1997


Eu tinha um radio especial que so sintonizava o 105.8, e agora?


Por: Hugo - hmadeira@esoterica.pt
Sat Aug 2 21:06:54 1997

Não gosto de colossos.
Não gosto de megalomanos.
Não gosto de quantidades.
Não gosto de pretensiosos.
Não gosto de mercenários.
Não gosto de diarreia cerebral.
E claro não gosto da pressão das audiências.

Por isso adoro a XFM, pela música, qualidade, independência.
A imensa minoria não morreu simplesmente e se pensam que com isto vão diluir os nossos ouvidos noutras frequências, enganam-se.
Quem ouve, ouve por gosto e igual não existe.
XFM ou ...
........................NÃO NOS VENDEMOS......................
Hugo


Por: Pedro e Carla - carla.e.pedro@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 20:47:10 1997

Em primeiro lugar gostavamos de mostrar o nosso contentamento por tanta gente
estar indignada com o fim da X, e de quase todos estarem com vontade de encontrar
soluções.
Em primeiro lugar é preciso parar para pensar o que correu mal.
Não vale a pena culpar a Lusomundo, porque o objectivo
desta tem de ser o lucro, a utilidade publica sem lucro não pode ser subsidiada
por empresas privadas, o mesmo não se poderá dizer do estado, ou melhor do
chamado "Ministério da Cultura".
Mas tambem é necessário ver o que a Lusomundo chama de "INVIABIALIDADE ECONÓMICA",
porque isto pode significar muitas coisas (incluindo uma Birra dos Directores).
O que nós queremos dizer é que é importante serem divulgados os
"NÙMEROS" da X, onde se gastava e onde se ganhava dinheiro.
Só depois se poderá concluir se é possivel ou não contribuirmos
todos para a X, para que esta sobreviva, não só por cinco meses.
Neste momento não nos parece que uma contribuição voluntária e
com prazo limitado vá ser uma garantia de volta da X ( o que não
quer dizer que não contribuimos). O futuro deverá passar pela admissão
pelo Min Cultura de que esta rádio é um serviço de utilidade publica,
tal como a RTP2, o cinema e o teatro. O que pretendemos é que a rádio
seja apoiada pelo estado e não suportada o que é muito diferente

É PRECISO QUE NO FIM A X NÂO PERCA DINHEIRO

para que no futuro se tornasse uma rádio que sobrevivesse dos
seus ouvintes e não dos seus contribuintes

Pedro e Carla


Por: Pedro Pinto - pspinto@ip.pt
Sat Aug 2 20:30:59 1997

Obrigado à ETC pela belíssima página da XFM.
Não a abandonem até serem retomadas as emissões.
Um abraço
:(
:(


Por: Ricardo Santos - pcricard@alfa.ist.utl.pt
Sat Aug 2 20:28:01 1997


A ideia ja nao e' original mas penso que se deviria forma uma especie de "clube" de ouvintes.
A troco de uma determinada cota mensal, os participantes poderiam receber uma T-shirt e talvez ter um cartao que desse descontos em algumas lojas.
Como complemento, poderiam ser organizadas festas e outro tipo de eventos com o intuito de angariar fundos para a X.

desde ja me coloco á disposicao da ETC ou da X para auxiliar em em iniciativas que possam levar a reabertura da "nossa" XFM

Ricardo Santos


Por: PAULO BUCHINHO - pbuchinho@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 20:06:43 1997

Eu nunca gostei da Lusomundo!
A invasão das salas de cinema com pipocas
e filmes de merda não podem chegar à rádio
e mais concretamente à X!
VIVA A DIFERENÇA!
Tem que haver um esforço para libertar a X das
teias da Luso quê? ... mundo? (tão pequeno).
Prefiro continuar a sintonizar a X e não ouvir
nada para além do silêncio do que as outras
"pseudorádios" que não passam nada com interesse
salvo raríssimas excepções.

X!


Por: João Carlos Verde - verde@imagine.pt
Sat Aug 2 18:56:37 1997

Demonstrem o apoio à XFM nas vossas páginas.

*******************

Passem por

http://www.imagine.pt/me/jv/

Para ir buscar um GIF Animado que podem (e devem :-) )
colocar nas vossas homepages.



Por: David Amorim da Cruz - dac@students.si.fct.unl.pt
Sat Aug 2 18:54:21 1997

Está dificil... aguentar o som das outras rádios.
"Então desliga o rádio!" - dizes tu.
Não posso. Fiquei viciado, dependente, necessitado.
Mas o som que necessito, que amo, que sinto, já nao encontro.
Que raiva! Logo agora que é verão, que o trabalho se torna mais leve e que as aulas param, é que desligam a ficha da X.
Assim não vale. Preciso duma XFM estilo Antena2 sem publicidade mas com a qualidade de sempre.
Agora que eu tinha toda a disponibilidade para ficar colado à telefonia...
Estou disposto a pagar, mas não os 1000$00 mensais (vida de estudante dói).
Será possível que me expliquem a razão exacta do fecho? É que "inviabilidade económica" soa-me a pouco, além de que a XFM já comecava a ficar saturada de publicidade ao tocar das horas e o número de ouvintes era e poderia estar a ser cada vez maior.
Lá por casa todos ouvem a XFM, desde o meu irmão mais novo, passando pela minha irmã e pelo namorado dela, amigos dela, amigos meus, até aos meus pais. Todos viciadinhos no som da X.
Agora temos as telefonias desligadas, coisa que não acontecia normalmente a não ser por falta de electricidade.
Quando passeamos de carro temos de levar cassetes já que o som das "outras" torna-se insípido passados 2 minutos de publicidade "non-stop".
Tenho saudade. Tenho necessidade.

_____
David


Por: Miguel Soares - asoares@cibercafe.pt
Sat Aug 2 18:43:57 1997

Ao longe,
nas terras distantes,
um eco se ouve.
É o uivo dos lobos
é o choro das pessoas.
Sou eu a chorar entre as plantas
deixado entre ervas negras
salpicado pela chuva.


Sugestões:
Preencham o inquérito da etc.
Inundam os emails e snail-mails da Lusomundo e Ministério da Cultura.
Escrevam para os "correios dos leitores" dos jornais a insurgirem-se com esta suspensão.

Ass.: X
(Lembrem-se - um X é um voto!)


Por: RÁDIO TERRA VERDE - PAREDES - rtvmail.telepac.pt
Sat Aug 2 16:50:41 1997

mais um rude golpe...
mas a X viverá...

... indignação

... solidariedade

Rádio Terra Verde - 100.1 Paredes


Por: Vitor Junqueira - VitorJ@ip.pt
Sat Aug 2 16:50:30 1997

Obrigado pelos Tindersticks e por todos os outros projectos "exclusivos"
Obrigado pelos Portishead, pelo Tricky, pelos Massive Attack e por tantos outros que surgiram depois
Obrigado pelo Drum'n'Bass, Jungle, Dub e por todos os outros novos estilos dançáveis

Obrigado Aníbal Cabrita, Carlos Cardoso, António Sérgio, Rui Portulez, Sofia Morais, Luís Rei, Rui Neves, Ricardo Saló, Rui Pedro Tendinha, Lara Marques Pereira e todos os outros que ao longo destes quatro anos fizeram da X um projecto ÚNICO!!

Obrigado Xfm

Não obrigado Lusomundo

Um abraço a todos

P.S. UTILIDADE PÚBLICA, JÁ!!!!!!!!!!!!!!


Por: POrces - np12cb@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 16:20:38 1997

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os que lutam por esta causa justa (XFM).
Em segundo lugar gostaria de agradecer à própria causa.
Em terceiro lugar:
Alguém me poderia dizer aonde poderei encontrar informações de possíveis manif's e outros eventos
a favor da X ?

Muito obrigado a todos
Muito obrigado X


Por: Ricardo Castanha - ricardoc@nmrc.ucc.ie
Sat Aug 2 16:02:52 1997

Ha 39h e 40 m que a X suspendeu as emissoes.

Como ja foi mencionado noutras mensagens acho que
chegou a hora de deixarmos de lamentar e esta na hora
de comecar a trabalhar e a debater as solucoes existentes
para que a X volte para o ar o mais depressa possivel.
Ha que nao esquecer que por tradicao o povo portugues tem
uma memoria muito curta e que isso pode ser perigoso.

A solucao das quotas pagas pelos ouvintes parece-me
a primeira vista uma razoavel solucao com talvez um
problema que e colocar a radio nas maos dos ouvintes.
Nao creio que venha a acontecer mas isso pode dar azo
a uma nefasta influencia por parte dos ouvintes na
programacao da radio. Quanto a mim acho que as pessoas
que la trabalham ja mostraram que sabem o que estao a
fazer e devem ser deixadas com o maximo de liberdade
possivel. Isto nao invalida no entanto que eu esteja
disposto a contribuir monetariamente para a subsistencia
da X. Se for decidido que essa e a melhor solucao entao
contem comigo.

A solucao de contactar os anunciantes e tentar conseguir
benificios para a X que vao benificiar ambas as partes. Digo
isto porque nao me parece que lojas como a Symbiose ou
a Contraverso ou a Carbono ou a Bimotor, para citar apenas
algumas, venham a ganhar muito com o desaparecimento da X.
Tambem penso que os ouvintes poderiam tentar que empresas
que com eles estejam relacionadas possam ter um tratamento
preferencial em relacao a X. Isto parece-me possivel uma vez
que o nivel economico dos ouvintes da X e relativamente alto.

Insistir no merchandising e outra forma de angariar fundos.
Ter t-shirts a venda na Iznougood parece-me pouco. Nao
desmerecendo a referida loja, nao me parece que ela seja a mais
popular na historia da comercializacao.

Nao pretendo que estas solucoes sejam as ideais mas pelo menos
sao tentativas de fazer qualquer coisa.

Comentem, por favor.


Por: Pré-Suicida - Suicida@Cemiterio.Lx
Sat Aug 2 15:36:04 1997

O primeiro dia sem a XFM...

sinto a depressão a atacar-me furtivamente...
hoje não ouvi a XFM, não porque não pude, mas porque já não existe...

Tenho um rádio sempre perto de mim, pois a música faz parte da minha vida, mas...
não existindo a XFM o rádio perto de mim estará calado.

O único sitio onde me encontrava, com que me identificava, já não existe...

como é possível terem tomado uma decisão destas?
Será que o Secretariado de Estado da Comunicação Social não compreende a importância que tem a XFM?
Tudo bem, eram poucos os ouvintes, mas...
a XFM É UNICA, não dá para simplesmente passar para outra frequencia...
Se estivessemos a falar de outras rádios como a Super FM, FM Radical, Antena3, Marginal, ou até mesmo da (BOSTA, perdoem-me não pude deixar de dize-lo) R. Cidade, então de certeza que não haveria tanto alarido, estas rádios em conjunto com muitas outras são superfulas, generalizadas ao gosto da grande maioria do povo deste país, oferecem aos seus ouvintes o que mais de comercial existe, logo, qq uma destas rádios é facilmente substituivel, mas...

A XFM é diferente.

Vivo estes momentos como se do falecimento de uma amiga se tratasse...
tal como a perda de uma amiga, a perda da X é insubstituivel.

XFM, não outra rádio assim.

Que mundo cruel é este em que vivemos?
Paixões enganadas, amizades incompativeis, os azares do quotidiano, e agora...
diria...
Extingue-se o combustível do meu motor orgânico

Nada mais me motiva nesta vida...
Acabou-se a minha esperança de me encontrar e vencer de vêz esta depressão...
Sem a X não tenho mais força...



Por: João Carlos Verde - verde@imagine.pt
Sat Aug 2 15:28:04 1997

Bom. Está mais que na hora de soluções e acções.
Proponho desde já:

- Estampagem de T-Shirts a diser "EU QUERO A XFM DE VOLTA!"
(terá de ser uma atitude individual. Não vale a pena as pessoas
organizarem-se para fazer isto. Basta que cada um, em podendo, o faça por si só. Afinal, basta pegar num
computador, numa impressora, e escrever isso no Word ou em qualquer outro lado. Até serve se fôr à mão. :-)

- Convocação de uma manif, mas com antecedência. 24h não dá.

- Envio insistente de e-mails para os pipoqueiros da Lusmonundo e
para o Min. Cultura.

- Preencher o inquérito e apoiar a tal ideia da Associação, Cooperativa, whatever.
(Quanto a este ultimo ponto, alguém com personalidade jurídica deverá pegar nisto. Creio ser
mais prático do que se estar a constituir do zero uma entidade.

- Quem tiver homepages, inclua nela uma referência à XFM

- Incluam nas vossas assinaturas de e-mail uma referência à XFM

- Falem com pessoas sem acesso à NET e forneçam-lhes cópias do Comunicado
e do Inquérito, para estarem bem por dentro da situação.

- Se conduzirem, coloquem nos vossos veículos uma referência qualquer
à XFM e ao seu regresso

- Se participarem em alguma publicação, electrónica ou não, referenciem se
possível a XFM.


Por: Rui Gonçalves Geada - birras@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 15:13:26 1997

Deixemo-nos de lamentações e clichés mais ou menos rebuscados.
Estas coisas estão sempre a acontecer basta saber como resolvê-las e haver vontade para isso. O problema é só dinheiro ?
Mil paus por mês chega ? Então mostrem que pretendem continuar a pertencer à "Imensa Minoria" e digam que SIM ao inquérito.
Ninguém fará nada por nós, excepto nós.
Lembrem-se do Coliseu do Porto. Quando se quer muito ... ...


Por: Jorge Lampreia - jorge.lampreia@dq.fct.unl.pt
Sat Aug 2 14:54:03 1997

cá vai então....

Não preenchi ainda a "form" mas estou disposto a contribuir com o tal donativo para manteer no ar a XFM, mas com condições...

Antes de mais, nada ter a ver com a Lusomundo. Ao fim ao cabo a Lusomundo é um "holding" de multimedia e o prejuizo que está a ter na XFM não tinha significado absolutamente nehnum comparado com o encache anual total...

É claro que o Coronel pode decidir como quiser (o dinheiro é seu) mas eu é que não tenho que contribuir para as empresas do Coronel.

A minha segunda condição é bastabte mais dificil de preencher. Gostaria que os ouvintes tivesem algo a dizer sobre a programação.É que, de facto, estava a ouvir a XFM muito menos que no passado próximo. Pessoalmente acho que neste momento tem muito techno, jungle e esses "sub-produtos" - minha opinião - que estão tanto na moda.

Conribuo de bom gosto para uma rádio, desde que a possa ouvir. Assim prefiro mais "António Sérgio"; mais Golden Palominos, mais Soull Coughin; mais Tea Party, em suma mais "Rock" e menos dança...

Cumprimentos.

Jorge Lampreia


Por: José Miguel Sardo - sardo@ip.pt
Sat Aug 2 14:38:25 1997

A suspensão da XFM não é só uma questão de gosto musical é uma questão política da falta de poder das minorias.
Pela representatividade do meu ouvido!
XFM VIVA!


Por: tiago sallas - tiagosallas@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 12:41:03 1997

97.08.02 - 2º dia sem a X . . . "suspiro"


Por: Yuri - agitart@hotmail.com
Sat Aug 2 12:47:12 1997

penso que cabe aos amantes da X, visto que as soluções
"organizadas" terão que partir ou da ETC ou da equipa da X, contribuir para que os
responsáveis por esta situação não se esqueçam da imensa minoria.

o ministro da cultura e a lusomundo parecem ser os alvos mais acertados, e é preciso
que a inércia (produto pimba, como todos sabem) não se apodere de nós.

para além da inundação de mails, penso que cartas aos jornais, às televisões,
servirão para mostrar que a X não é um grupelho de meia dúzia de ouvintes.

quanto às propostas apresentadas pela ETC, decerto conhecedora dos pormenores
financeiros (YUCK!) do problema, penso que a única hipótese de todos os que amam o
projecto da X é preencherem o inquérito, preparando-se para provar a sua vontade na
continuação da X.
enquanto essas soluções concretas não surtem efeito, há que lutar contra o efeito
adormecedor dos dias, e, em vez de ligar o rádio para ouvir a X, mandar um parzinho de
mails à lusomundo, ao ministro da cultura e a quem mais de direito.
-lusomundo.pt@mail.telepac.pt
-mmc@min-cultura.pt

umas centenas não chegam. é preciso chegar ao máximo.
A XFM É LINDA, ELES É QUE SÃO FEIOS!


Por: Tiago Azevedo Fernandes - tiago@etc.pt
Sat Aug 2 12:30:09 1997

Em resposta a uma mensagem abaixo, sugerimos que quem contacte
com ouvintes sem acesso à Internet lhes forneça uma cópia
impressa do inquérito que depois poderão enviar por correio
para a morada lá indicada.


Por: António Cardoso - np22ta@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 10:40:36 1997

sem Xfiles e sem Xfm...?

Não brinquem, queremos a X de volta...



Por: Vítor Marques - vmarques@esoterica.pt
Sat Aug 2 9:40:15 1997

É natural que nas mensagens enviadas existam muito
poucas soluções propostas.

Ficámos todos atordoados com o fim da X.

Está na altura de se começar a pensar em soluções
concretas e fundamentadas. A ideia de uma associação
de ouvintes da X que pagassem uma taxa mensasal,
parece-me o caminho mais viável. É evidente, teria
de se arranjar forma de os membros dessa associação
terem alguns benefícios. Talvez se conseguisse
na compra de discos ou na entrada de espectáculos.
São apenas ideias que merecem ser desenvolvidas.

O que não podemos permitir é deixar a X morrer. Para
isso é importante que se preencha o inquérito. Quem
não fez ainda que o faça.

Obrigada a toda a equipa da X e nunca se esqueçam
de todos os que vos acompanharam ao longos destes
curtos 4 anos. Não desistam e contem conosco.

Parabéns ao pessoal da ETC. O que estão a fazer é
muito bonito e útil pois está a mostrar como existem
grandes paixões pela X.


Por: José Rui Marcelino - almadesign@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 6:05:18 1997

DEPOIS DOS LAMENTOS DEVERÁ VIR A ACÇÃO!

Penso que era importante que fosse divulgado um
site (um saco mesmo...) onde podessem ser listados
o nome de pessoas apoiantes do regresso da X.
Afinal menos de 5
numa IMENSA MAIORIA de ouvintes X não têm a net à
disposição.

Pessoalmente conheço largas dezenas de pessoas que
teriam vontade de se juntar neste esforço, mas não
sabem nem têm como fazer.

Para começar, a poucos deverá ter chegado a tempo
o incentivo para a manifestação de sexta (francamente,
convocada em 24h!) Se soubesse...

Assim, peço a quem estiver directamente ligado à X
ou à propria ETC que me diga onde posso adicionar
a contribuíção (ou pelo menos o nome) de outros
ouvintes X menos WIRED-afortunados.

Zé Rui


Por: Marcelo Albuquerque - marcelo@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 5:42:56 1997

Luto é a palavra!
Hellooo? A XFM não pode acabar!
Se a imensa minoria é maior do que se imagina, então ainda há uma maneira de continuar! XFM, voltaaaaaaaa! :)


Por: Tiago Soeiro - tjsoeiro@mail.telenet.pt
Sat Aug 2 4:06:27 1997

Só mais uma coisa...
já que a vossa página actualmente está com fama
porque não aproveitam para pôr publicidade?
91.6 XFM PARA SEMPRE
T.S.


Por: Tiago Soeiro - tjsoeiro@mail.telenet.pt
Sat Aug 2 4:01:19 1997

POR MIM A XFM NÃO MORRE!!!!
contem comigo para tudo até para trabalhar de borla
em alguma coisa que possa ajudar!!!!
91.6 é para sempre XFM
T.S.


Por: Sarah Adamopoulos - doroteia@ip.pt
Sat Aug 2 2:18:31 1997


Tenho uma história um bocadinho particular com a Xfm.
É que para além de sofrer de XAD - XFM Addiction Disorder -
também tinha - bolas que este *passado* custa a escrever
cumó caraças - um projecto pessoal no ar na X desde o início
de Julho. O meu projecto vai continuar noutra antena. Mas nunca vai ser a
mesma coisa. É que o Cibéria foi pensado para a XFM e logo
agora que eu me aproximava da emissão da qual já não me
envergonho - como jornalista venho da imprensa - afinal amanhã, sábado, já não estou no ar das 10 à meia-noite. :-(
Não havia mesmo necessidade. Bastava que o Ministério da Cultura
assegurasse financeiramente as actividades da XFM o tempo necessário para
se poder fazer o trabalho comercial que ainda está por fazer com um produto
tão específico como a XFM. E não me venham dizer que não há mercado, porque eu lamento mas se há
audiências fidelizadas é forçoso que haja mercado para os anunciantes. O projecto da XFM é um projecto de excepção.
Nunca uma rádio teve uma presença inteligente no eter português como a X, considerando todas as
especificidades do projecto. A XFM é um fenómeno e como tal deve ser tratada. Com atenção e empenho redobrados.
Estou muitíssimo triste desde ontem. Não aguento a música que está a passar. Prefiro regressar à Antena 3, que é donde
eu vinha como ouvinte. Mas mesmo assim, e que me perdoe a equipa da A3, depois da X a minha fasquia subiu.

Apelo a todos que passem pela front page do Top 5

http://www.ip.pt/top5portugal/

Gostava de ter notícias sobre a manifestação desta tarde.
Digam coisas.

Sarah Adamopoulos, jornalista


Por: Tiago Azevedo Fernandes - taf@etc.pt
Sat Aug 2 1:55:04 1997

Acabei agora de fazer uma "maratona" para tentar extrair os dados
mais relevantes das mensagens recebidas até agora.

Desses dados, saliento os seguintes:

1) o enorme prestígio da XFM junto dos seus ouvintes
2) as inúmeras manifestações de pesar
3) a percentagem relativamente pequena de comentários com sugestões
concretas para garantir o futuro da XFM
4) um número significativo de pessoas interessadas em fazer algo,
mas ainda sem saber bem o quê, formando um movimento espontâneo
que tenta agora organizar-se.

A ETC tem tentado congregar estas vontades e, em contacto constante
com a equipa de XFM, usa a Internet como ponto de encontro com os
ouvintes "orfãos da XFM" para descobrir como viabilizar a rádio.

A XFM não precisa de ninguém a não ser dos seus ouvintes!
Julgamos que subsídios ou publicidade poderão ser importantes e
úteis, mas não devemos contar com eles. Se aparecerem, óptimo!
Se não aparecerem, cá estamos nós, os verdadeiros interessados
e fanáticos da XFM. Podemos ser uma minoria, mas ainda somos
bastantes!

Há um INQUÉRITO a decorrer. É fundamental saber se as manifestações
de pesar se transformam ou não em real esforço para ressuscitar
a XFM. Os seus resultados e as suas consequências poderão ser
aquilo de que a XFM precisa para retomar as emissões.
Participe!

Em paralelo a ETC está a fazer outros esforços para dar vida à XFM
que poderão dar frutos em breve. Veremos.

Há muitos ouvintes da X sem acesso à Internet e que nesta altura
não podem seguir tão bem o que se vai passando. Façam um esforço
adicional e tragam-nos à Internet.
É essencial que todos manifestem o seu compromisso de dar nova
vida à XFM!


PS: Reafirmamos que os comentários neste forum são da inteira
responsabilidade dos seus autores. Decidimos não colocar on-line
comentários anónimos que façam afirmações graves.
Esses comentários serão aceites caso sejam assinados.


Por: Paulo Martins - np52ef@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 1:54:18 1997

...A X tem de sair das mãos da Lusomundo!

...partindo da ideia de "inviabilidade económica da X"...
...a X está falida...não terá valor económico avultado...
...A X tem de sair das mãos da Lusomundo!

...a utilidade pública deve ser reconhecida!
...a X nas mãos da "IMENSA" (é a minha proposta para a entidade a criar)...
...é necessário aceder aos documentos que caracterizam a audiência da X...Hackers(reais e virtuais) ajudem-nos.
...é necessário discutir a forma de assalto ao poder detido pela Lusomundo...
...a X só pode continuar afastada da Lusomundo...ou daqui a dois anos...

...tenho ainda outra solução mas a boçalidade da nossa classe empresarial detem-me...
...ligada a qualquer empresa ou grupo empresarial a X tem de ser considerada à altura do projecto que realmente é...e como mais-valia prestigiante para quem a ela se aliar.

...a quotização tem de fazer parte de um projecto, se necessária....não pode ser um acto leviano...uma Operação Coração.

...desculpem o laconismo.


Por: Raul Pires Coelho - rpcoelho@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 1:44:57 1997

Não podia acreditar no que não ouvia:
a xfm já não estava no ar...
A única rádio que nos mantinha vivos tem de continuar a existir...
Que o pesadelo acabe depressa...
António Sérgio!
Rui Neves!
E todos os demais, voltem que estamos à vossa espera...

O momento é de profunda tristeza...

Como diria Zappa: "MUSIC IS THE BEST"
A x era o melhor

Nada mais


Por: Cláudia Marques - LutoCarregado@XFM.pt
Sat Aug 2 1:42:39 1997

O Clima está a mudar...
O Glaciar de Bering derrete todos os dias...
A camada de Ozono está cheia de buracos...
A XFM fechou!
Agora sim:acredito que o Fim do Mundo está próximo!!
Só é pena que não seja o fim da Lusomundo!


Por: Rosario Nunes - rosario.nunes@forum.pt
Sat Aug 2 0:36:30 1997

E agora o que e que eu vou ouvir?
A X mostrou-me tantas coisas acompanhou-me sempre...

Ha uns atras tiraram-me a Radio Universidade Tejo,
e agora a X.
Ha uns atras fechou o Rock Rendez Vous,
e agora o Jonhy.
O som ja nao esta connosco?!

Nao se pode cortar a raiz ao pensamento,
a X somos nos e nos ainda nao morremos.


Por: Miguel Andrade e Sousa - asa.architects@mail.telepac.pt
Sat Aug 2 0:26:49 1997

Mais um voto de pesar e indignacao pela suspensao da XFM.