A AIM - Associação Imensa Minoria mantém o seu interesse em acompanhar o processo de criação de um novo projecto de rádio liderado por Jaime Fernandes. Esta semana, em conversa com a AIM, Jaime Fernandes manifestou mais uma vez o seu interesse em "criar uma rádio alternativa". O projecto do qual é promotor deverá estar no ar a breve prazo, muito embora subsistam ainda algumas questões legais por resolver. A filosofia e linha editorial do projecto ainda não está definitivamente definida, segundo nos afirmou Jaime Fernandes. Assim, a AIM acompanha de perto todo este processo, embora reserve para mais tarde uma opinião sobre esta nova rádio. Como desde o início, o que nos move é a paixão pela música e um conceito de rádio XFM. ... para uma Imensa Minoria Porto, 15 de Janeiro de 1998 |
Resumo dos resultados das acções da ETC/XFM, nos últimos 3 dias, - Considerações preliminares - Estamos no mês de Agosto, Portugal está a gozar férias de Verão. As Universidades estão fechadas e, por isso, a esmagadora maioria dos estudantes (ouvintes da X) não tem acesso à Internet A divulgação pública da suspensão das emissões em 105.8 e 91.6 foi feita a partir das 13h de dia 31 de Julho. - RESULTADOS -
- O Servidor Oficial da XFM na Internet teve milhares de consultas
nestas 48 horas. No entanto, todos estes esforços terão sido em vão se os ouvintes não iniciarem desde JÁ acções concretas. A ETC sugere alguns exemplos:
1 - Preencher o inquérito a decorrer on-line.
|
|
Eis uma versão informal do ponto da situação das "manobras" para o restabelecimento do "projecto XFM". 1. Estivemos em "manobras" com a equipa XFM na Tenda Chill Out no Festival do Sudoeste. 2. Vamos formalizar com urgência a criação da "Associação Imensa Minoria". Estamos a preparar uma proposta de estatutos. Pedimos a contribuição de todos com propostas por Email. Faremos um apanhado desses mails e lançaremos no Forum a discussão dos estatutos e outros pormenores práticos.
3. Continuamos os contactos para o aparecimento de uma "nova X". a) Um grupo económico para assegurar o investimento inicial b) Meia dúzia de patrocinadores para cobrir as despesas correntes de funcionamento da X. Estes últimos serão do estilo da PT e Expo 98, eventualmente com a vantagem de poderem apoiar a X através de Mecenato Cultural. Quanto ao grupo económico, será preferencialmente ligado aos "media". Em Portugal, a escolha não é grande e por isso parece-nos que a SOCI (Independente, Radio Comercial,TVI...) e o Grupo do Dr. Balsemão (SIC, Expresso,...) são as soluções mais plausíveis. Enquanto se aguarda a formalização da Associação, apelamos à criação de uma vaga de fundo junto dos ouvintes que sirva de grupo de pressão para a sensibilização da SOCI e do Grupo Balsemão para "pegar" no projecto XFM. Assim, escrevam, telefonem, enviem emails ou mandem faxs para as administrações destes grupos e façam-lhes ver que é importante que eles actuem no sentido de trazer a X de volta. Pode ser que isso ajude os contactos que entretanto vamos fazendo com eles. Que não haja ilusões: não vale a pena apelar à Lusomundo. A XFM está definitiva e irreversivelmente fora deste grupo económico. Se calhar há males que vêm por bem...
Há outras iniciativas que estão a decorrer ou que irão ser tomadas logo que possível, como a exposição de trabalhos dedicados à XFM na Galeria de Arte virtual, a organização de concertos de apoio à X, a edição de CDs, etc, etc.
|
|
Está já on-line uma versão preliminar dos Estatutos da "Associação Imensa Minoria", resultado do trabalho da ETC e das contribuições dos ouvintes. Gostavamos de ter a sua opinião sobre o texto, bem como sugestões e reparos que entenda serem úteis.
O Fórum da XFM continua aberto e esperamos contar, de novo, com a sua participação.
Enquanto aguardamos a constituição formal da Associação, a ETC continua os seus contactos com os grupos económicos portugueses. De momento ainda não existe nada em concreto, mas, como se compreenderá, não podemos adiantar grandes pormenores nesta fase. A seu tempo as novidades serão dadas. Contamos com o seu voto de confiança!
Semana de 28/07 a 3/8
Overall Hits 9,589 Semana de 4 a 10/8
Overall Hits 13,208 Semana de 11 a 17/8
Overall Hits 7,481 Para análise cuidada destes dados, convém não esquecer a data em que a XFM encerrou as suas emissões, o facto de estarmos em pleno Agosto, a existência de fins-de-semana prolongados e a circunstância de as universidades estarem fechadas.
|
![]() ![]() |