[ XFM ] [ Comunicado Lusomundo ][ Mensagens da Equipa ][ Forum ]



A Posição da ETC - Engenharia de Telecomunicações, Consultores, Lda.,
sobre a suspensão das emissões da XFM:

A ETC gere desde Outubro de 1996 o Servidor Oficial da XFM na Internet, nos termos de um contrato assinado com a administração da TSF - Rádio Jornal, SA.

A ETC, independentemente das maiores ou menores dificuldades da XFM, sempre conseguiu fazer destas páginas WWW uma extensão útil e dinâmica da rádio no ciberespaço.

O sucesso deste servidor é avaliável pelo seu número de consultas, pelos comentários e projecção mediática de que foi alvo, mas sobretudo pela intensa interactividade que sempre se manteve com os ouvintes/cibernautas. Milhares de mensagens de correio electrónico foram trocadas nestes últimos 10 meses!

A ETC lamenta profundamente a suspensão das emissões da XFM.

A ETC manifestou já a sua disponibilidade para diligenciar no sentido de este projecto único no panorama radiofónico português se poder tornar viável.

A ETC manterá o serviço on-line da XFM procurando actualizar as informações dele constantes. Procuraremos ainda informar sobre o futuro das emissões da XFM bem como lançar iniciativas na Internet que permitam atenuar o choque do fecho das suas emissões.

Entretanto, criámos um forum de discussão sobre este triste acontecimento. Apelamos para que nele participe.

Porto, 31 de Julho de 1997



Associe-se !

A ETC, em coerência com as suas iniciativas para manutenção de um espaço vivo na Internet com o servidor WWW oficial desta estação de rádio, oferece-se para organizar o movimento dos ouvintes inconformados com a suspensão das emissões.

Em face dos inúmeros protestos recebidos via Internet, a ETC propõe a criação de uma associação dos ouvintes (solicitando desde já sugestões para o nome) que possa reunir os meios necessários ao suporte dos custos de emissão e que, em conjunto com a Administração da XFM, garanta a continuidade desta rádio.

A ETC aguarda a reacção dos ouvintes e as suas sugestões para avançar rapidamente com este projecto.

Alguém tinha que tomar a iniciativa.
A ETC está sempre na frente com a XFM!

Porto, 1 de Agosto de 1997



A Posição da ETC em 5 de Agosto

Após alguns dias sem a XFM no ar, a ETC tem procurado contribuir para organizar o forte movimento de apoio entretanto surgido. A Internet é neste momento o ponto de encontro dos ouvintes da rádio: no forum do servidor WWW da XFM têm sido expostas diversas propostas de solução para viabilizar a XFM.
Neste contexto, a opinião da ETC é a seguinte.

1) A existência da XFM é muito importante para os seus ouvintes.

2) A existência da XFM é muito importante como referência cultural.

3) Sendo a XFM uma empresa, deve dar lucro. Não sendo economicamente viável, o Grupo Lusomundo não tem qualquer obrigação de manter a XFM. Nenhuma entidade privada deve ser obrigada a fazer mecenato cultural; essa obrigação cabe ao Estado.

4) Mesmo sendo uma pequena percentagem da população, o conjunto dos ouvintes da XFM é, em teoria, suficiente para cobrir os custos de funcionamento de uma rádio deste tipo, mesmo sem quaisquer apoios nem publicidade. Se o interesse na existência desta rádio for tão forte quanto este movimento de apoio deixa supôr, seria possível reunir uma verba mensal que traduzisse esse interesse. Por essa razão, se a XFM desaparecer só os ouvintes serão responsáveis.

5) Pode-se argumentar que, sendo a rádio um bem de acesso sem restrições, todos irão beneficiar da emissão mas só alguns suportar os custos. Não consideramos este facto uma razão que justifique a nossa passividade.

6) Apoios estatais e patrocínios publicitários poderão ser úteis e justificáveis, mas não são garantidos. Os ouvintes da XFM devem contar apenas consigo para relançar a rádio. Se outras alternativas aparecerem, deverão naturalmente ser aproveitadas.

7) A XFM precisa de melhor gestão, sem alterar as características que a tornam única. A equipa da XFM é a sua maior garantia de qualidade.

8) A XFM pode beneficiar do facto de estar integrada num grupo económico que possua outros meios de comunicação social, e em particular outras rádios, para poder aproveitar ganhos de escala e partilhar recursos.

9) As eventuais contribuições financeiras dos ouvintes não devem ser doações ao Grupo Lusomundo ou a qualquer outra empresa, mas sim pagamento de um serviço meritório prestado pela XFM.

10) Os fundos obtidos por esta via devem ser geridos por uma entidade que represente os ouvintes sem interferir na programação da rádio. Essa entidade poderá ser a "Associação Imensa Minoria" ou qualquer outra solução que venha a ser escolhida pelo conjunto dos ouvintes.

11) Deverão por esta entidade ser organizadas iniciativas que gerem receitas que possam ser canalizadas para a manutenção da rádio.

12) Qualquer que seja o destino da XFM, o seu servidor na Internet deverá ser mantido e melhorado tanto quanto possível. Ficou provado com esta crise que, se a Internet é agora muito útil, será no futuro essencial !

A XFM irá regressar !

Porto, 5 de Agosto de 1997



A Posição da ETC sobre o fim da XFM

Após o anúncio por parte da Lusomundo do fim da XFM, a ETC reafirma o seu empenho na continuação do conceito de rádio que a XFM representa.

1) A ETC manterá o actual servidor da XFM na Internet, contando com a colaboração regular dos elementos da equipa XFM.

2) A ETC continuará a contribuir para a organização do movimento dos ouvintes descontentes com o fim das emissões desta rádio de referência.

3) A ETC propõe o lançamento de uma nova rádio com a actual equipa da XFM, que reafirmou o seu interesse no projecto que deu lhe origem. A discussão dos detalhes da sua implantação será feita no forum do servidor WWW da XFM na Internet, onde foi já publicada uma proposta preliminiar.

A viabilidade económica de uma rádio que concretize o "conceito XFM" seria conseguida recorrendo a um pequeno conjunto de patrocinadores, com contribuições mensais da ordem dos 1000 a 5000 contos, eventualmente ao abrigo da Lei do Mecenato.

Um dos patrocinadores iniciais seria a proposta "Associação Imensa Minoria", constituida por actuais ouvintes da XFM que participariam mensalmente com uma quantia durante um prazo limitado, conforme intenção já manifestada no elevadíssimo número de mensagens recebidas.

Julgamos, assim, poderem ser asseguradas as condições para a criação de uma nova rádio com a mesma equipa. Seria solicitada ao Ministério da Cultura a "Declaração de Manifesto Interesse Cultural" do projecto, que poderia também receber apoios estatais para o seu arranque.

Tendo sido tornado público o interesse da Expo98 e da Portugal Telecom em apoiar o "projecto XFM", estamos confiantes que tal interesse se manterá independentemente dos detentores do seu capital.

Sendo conseguida a cobertura das despesas correntes e dado o evidente valor cultural de uma rádio como a XFM, não duvidamos do aparecimento de entidades que garantam o capital inicial e as restantes condições para o relançamento do projecto.
A ETC tudo fará para promover a sua rápida concretização.

Porto, 8 de Agosto de 1997


[ xfm@etc.pt ] [ Adicionar Comentário ao Forum ]


FÓRUM XFM



xfm@etc.pt