Sociedade:

SEMANA A SEMANA


Início

...INTERNACIONAL


GUATEMALA - Pelo menos 83 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas por esmagamento e asfixia no estádio Mateo Flores, na Cidade de Guatemala, quando milhares de pessoas forçaram a entrada no estádio onde se devia disputar um encontro de futebol entre a as selecções da Guatemala e da Costa Rica.

O estádio estava completamente lotado quando, apenas 15 minutos antes do início do jogo, os espectadores excedentários romperam as barreiras policiais e a arrombaram um dos portões.

Esta tragédia veio trazer à memória o desastre de 1985, em Bruxelas, no Heysel Park, no decurso do jogo entre a Juventus e o Liverpool, tendo morrido 39 pessoas e feridas cerca de 600.


PALESTINA - O presidente da Alta Autoridade Palestiniana, Yasser Arafat deslocou-se à Jordânia para debater com o Rei Hussein a situação das negociações israelo-palestinianas referentes ao processo de paz.

Arafat deu conta ao monarca jordano dos "problemas com que estão confrontados os palestinianos, respeitantes à questão de Hebron e ao processo de paz em geral."

Por sua vez o rei Hussein manifestou a esperança de que "as negociações entre as duas partes directamente envolvidas" possam dar bons resultados, embora tenha prevenido de que a região está "à beira do abismo" e necessita do esforço de "todas as pessoas de boa vontade". Aliás, neste momento, referiu, "temos de esperar para ver o que acontece."

Entretanto, o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, David Levy, em entrevista ao jornal "Al-Hayat", declarou que não exclui a possibilidade da criação de um Estado Palestiniano e referiu haver "razões de optimismo" para um acordo sobre o estatuto de Hebron.


BÓSNIA - O clima de tranquilidade que se vive na Bósnia permitiu a reabertura na passada semana de uma linha de autocarros entre as cidades de Belgrado (capital da nova Jugoslávia) e Sarajevo (capital da Bósnia).

Cerca de 40 pessoas participaram na viagem inaugural, sendo a linha assegurada conjuntamente por uma empresa de Belgrado ("Lasta") e pela companhia bósnia "Centrotrans".

Entretanto, as tropas norte-americanas encarregadas de prepara e assegurar a retirada da força multinacional da NATO (IFOR), que se iniciará com a saída das tropas especiais dos EUA que já começou na passada semana.


SUÍÇA - Quarenta simpatizantes da extrema-direita e membros do movimento "skinhead" foram condenados por terem agredido participantes de um festival anti-racista.

Os factos ocorreram em Novembro de 1995, quando 57 "skinheads" armados com tacos de baseball entraram no local onde decorria o festival, no cantão de Berna. Os quarenta "skinheads, com idades compreendidas entre 19 e 33 anos, foram condenados a penas que oscilam entre as seis semanas e os três meses de prisão e multas que atingem os 3000 francos suíços.


RÚSSIA - O presidente russo, Boris Yeltsin, apesar de retido há longas semanas no hospital, enquanto aguarda ser operado ao coração, anunciou no passado dia 17 que demitiu o general Alexander Lebed do cargo de secretário do Conselho de Segurança. Lebed, que concorreu às eleições presidenciais em que Yeltsin foi reeleito, era tido como o homem forte do regime russo. Isso não evitou, no entanto, que Boris Yeltsin acusasse Lebed de dividir a equipa presidencial e de "fazer uma carreira eleitoral".

A atitude de Yeltsin surge depois de várias personalidades políticas de Moscovo terem acusado Lebed de estar a preparar um golpe de estado, culminando semanas de conflitos entre o general e outros membros do governo.

Lebed exclui reagir à demissão pela via da força, mas não excluiu a possibilidade de a situação politica se agravar, até porque os militares estão nervosos devido à falta de pagamento dos respectivos salários.


GRÃ-BRETANHA - As eleições gerais britânicas a realizar em Maio de 1997 parecem estar já marcadas pelas opções religiosas dos mais destacados políticos. O líder do Partido Trabalhista, Tony Balir, havia declarado por ocasião da Páscoa que a sua fé cristã tinha sido decisiva na opção de aderir ao Partido Trabalhista, por oposição ao egoísmo dos conservadores. Por sua vez, o actual primeiro-ministro, John Major, reagindo às declarações de Blair, afirmou que o seu Partido Conservador se baseia nos princípios da religião cristã e afirmou a sua fé pessoal ao dizer que reza "em todas as circunstâncias" e que a fé "dá vida, motivo e conteúdo" às regras condutoras da vida.


POPULAÇÃO MUNDIAL - A população mundial continua a crescer a um ritmo maior do que nunca, apesar de o índice de natalidade ser, globalmente, cada vez menor, segundo informações oriundas do Gabinete de População dos EUA. No ano 2.000 a população mundial deve atingir os 6.100 milhões de pessoas e 95 por cento do crescimento vai registar-se na América Latina.

Entretanto, no Brasil aumenta o número de mulheres esterilizadas pelo método de laqueamento das trompas de Falópio, sendo a nação que, a nível mundial, possui o maior índice: entre 1976 e 1986 a percentagem era de 26,9 por cento e cresceu ara 40,1 por cento entre 1986 e 1995.
Início


PONTO DE VISTA

Aragens

De vez em quando, amanhecem, onde menos se espera, algumas iniciativas nefelibatas com o intuito percursor de se «lançar uma pedra no charco». Acontece então, e desde já previno que esta coluna se divorcia de qualquer partidarismo em política, que o actual líder dos jovens sociais-democratas está empenhado em acabar com o que ele designa de tabus. Neste caso, pretende um referendo interno, a realizar no seu partido, sobre a despenalização e a liberalização da droga.

Era suposto que, em matéria tão escaldante para as famílias e de tão perigoso declive, sobretudo para os mais novos, um partido de jovens recusasse ou, pelo menos, se abstivesse de lançar para o tabuleiro da discussão, e por sua iniciativa, um tema que pode ser polémico, mas com o qual não se deve brincar à «batalha naval». As experiências da Suíça e da Holanda e mesmo da Espanha, aqui ao lado, apresentam-se negativas e não advogam em favor de uma liberalização que entre nós, por enquanto, felizmente não existe. A pretensão do líder social-democrata lembra-me o ensaio sísmico que pretendem realizar ao largo da cidade do Porto, o qual, desde logo, desencadeou ali reacções negativas, mas que vai ser decidido em Lisboa.

Cada um é livre de ter as suas opiniões e preferências. O líder da JSD pode, como cidadão, optar pela liberalização da droga e desejar, parra se lhe dar curso, que o Governo a apadrinhe. Afigura-se, no entanto, polémico que, como responsável máximo de jovens que enfileiram num partido, alguns, mais tarde, com eventual presença num futuro Executivo, queira abrir estradas que têm no horizonte a maior tragédia no nosso tempo.
Pacheco de Andrade
Início


Nas Nações Unidas

Portugal foi eleito membro do Conselho de Segurança

A diplomacia portuguesa averbou um excelente resultado ao conseguir obter um lugar para Portugal no Conselho de Segurança da ONU.

Na eleição realizada no dia 21, em Nova Iorque, havia dois lugares em disputa e a eles concorriam, além de Portugal, a Suécia e a Austrália. A Suécia foi eleita à primeira volta, cabendo a Portugal disputar com a Austrália o outro lugar. Com alguma surpresa Portugal obteve 214 votos, contra apenas 56 para a Austrália.

Este resultado veio confirmar a confiança que o embaixador Português na ONU, Pedro Catarino, depositava neste resultado, na medida em que Portugal contava com o apoio dos países africanos de língua portuguesa e também com os votos de inúmeros países de África e da América Latina.

Portugal já havia ocupado idêntico lugar nos anos setenta.

A posição de elemento não permanente que Portugal vai ocupar no Conselho de Segurança, por dois anos, a partir de 1 de Janeiro de 1997, e a recente atribuição do Nobel da Paz a Ramos Horta e a D. Ximenes Belo, afinal duas personalidades do "universo" lusófono, permite pensar que é possível manter muito altas as expectativas de um apoio internacional crescente e efectivo à causa do povo de Timor Leste. Tal foi o desejo afirmado por Ramos Horta e pelo ex-presidente da Assembleia Geral da ONU, Prof. Freitas do Amaral, à comunicação social logo após a conclusão do acto eleitoral.

Dia Mundial do Ostomizado

A Liga de Ostomizados de Portugal dedicou o dia 5 aos cerca de três milhões de ostomizados que há no mundo, sendo cerca de 15 mil em Portugal. O encontro decorreu no auditório da Assembleia Municipal de V. N. de Gaia e contou com a presença de várias personalidades, entre as quais a ministra da Saúde, Maria Belém. Não faltaram palavras de apoio a esta iniciativa de informação e sensibilização acerca dos problemas dos ostomizados e suas famílias, e de estímulo para que defendam os seus direitos e consigam uma mais plena integração social.

Igreja Evangélica Portuguesa

Será no próximo dia 26 de Outubro, no Porto, que a Igreja Evangélica Metodista Portuguesa se autonomizará da sua congénere inglesa, com a nomeação do seu primeiro bispo, Irineuda Silva Cunha. O primeiro bispo desta Igreja será consagrado no Sínodo Extraordinário a realizar no Centro Pastoral do Vilar, porto, no sábado. A Igreja Evangélica Portuguesa constituia até agora uma parte da inglesa, por ter sido esta que introduziu o metodismo no nosso país, necessitando certas tomadas de decisão do aval dos responsáveis ingleses. Com a eleição do bispo Irineu, que cumpria funções de superintendente geral desde 1984, a Igreja Evangélica Portuguesa será representada directamente no Conselho Metodista Europeu e no Conselho Metodista Mundial.
Início


Primeira Página Página Seguinte