Concerto de Órgão e Trompete em Cedofeita
Comemorando o primeiro aniversário da inauguração do grande órgão de tubos da Igreja de Cedofeita, aquela Paróquia promove o primeiro de três concertos de órgão. Este primeiro concetro terá lugar no dia 25, Domingo, às 18 horas, pelo organista Luca Antoniotti e pelo trompetista Hedley Benson, com obras notáveis para esses dois instrumentos na história da música (de Viviani, Bach, Mozart, Toreli e Clark, entre outros). Os próximos concertos estão marcados para os dias 2 e 16 de Dezembro, sempre às 18 horas.
Obras de José María Mardones
Para comprender las nuevas formas de la Religión - Ed. Verbo Divino
10 Palabras clave sobre fundamentalismos - Ed. Verbo Divino
Neoliberalismo y Religión - Ed. Verbo Divino
10 palabras clave sobre movimientos sociales - Ed. Verbo Divino
Postmodernidad y cristianismo - Ed. Sal Terrae
Adónde va la religión? - Ed. Sal Terrae
Obras disponíveis na
Livraria Telos
Rua de Santa Catarina, 521 - PORTO
Tel 222073610 Fax 222073611
Coro Gregoriano do Porto em Mafamude - No dia 24 de Novembro, o Coro Gregoriano do Porto participa numa sessão cultural que reúne o canto gregoriano e a poesia portuguesa de tema espiritual ou evangélico. O Coro Grgeoriano participa também, no dia 22, no Encontro Internacional de Coros do Porto, organizado pelo pelo Coral da Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.
Apresentação da ópera "Leonore", de Beethoven - O Departamento Eduactiva da Casa da Música / Porto 2001 desenvolve o seu último projecto, de parceria com a Welsh National Opera , visando a apresentaçã da Ópera "Leonere" de Beethoven, nos dis 29 de Novembro e 1 de Dezembro. O projecto desenvolve-se em acções (que procuram dar a conhecer o enredo, da ópera, a interacção das personagens e a familiuarização com as principais árias) junto de várias escolas, culminando com a ida de todos os participantes à estreia da ópera. Esta experiência procura aproximar os jovens ao conhecimento desta forma musical e das suas formas de expressão, criando gosto pela música como forma de expressão humana.
O Amor soldado, pelo TEP - O Amor soldado, obra de Jorge Amado escrita para a actriz Bibi Ferreira, em 1944, vai ser apresentado a partir do dia 14 de Novembro pelo TEP (Teatro Experimental do Porto) no Auditório Municipal de Gaia. A adaptação é de Norberto Barroca. A peça centra-se na paixão tempestuosa e violenta do poeta brasileira Castro Alves pela acrtiz Eugénia Câmara. Situada num contexto da sociedade esclavagista em que o poeta procura proclamar a liberdade, a obra constitui um fresco, através de personagens e momentos descritivos de rara sagacidade, de uma época marcante da história do Brasil. Com a sua apresentação, o TEP homenageia o escritor Jorge Amado, recentemente falecido.
Museu Soares dos Reis acolhe Seminário Internacional - Nos dias 23 e 24 de Novembro, o Museu Soares dos Reis, no Porto, recebe um Seminário Internacional sobre aspectos da História e do Coleccionismo dos Desenhos de Mestres. O Seminário coincide com a exposição Desenhos de Mestres Europeus nas Colecções Portuguesas, 1500-1580, apresentada numa das salas recentemente inauguradas, de exposições temporárias. Tanto a exposição como o seminário fazem parte de um programa mais alargado de aontecimentos integrados nas manifestações do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. A exposição foi organizada pelo Centro Cultural de Belém, onde foi exibido em Outubro de 2000. O comissário da exposição, Nicholas Turner, apresentará uma conferência que tem por tema "O coleccionismo em desenhos de mestres em Portugal: o papel das Academias de Belas-Artes de Lisboa e do Porto".
Homenagem a Ricardo Malheiro - A Câmara de Famalicão realizou um programa de homenagem ao cineasta Ricardo Malheiro (1909-1977), natural daquela cidade, a qual teve lugar nos dias 16 e 17 de Novembro. Foi apresentada a biografia "Ricardo Malheiro - um sibarita do cinema" de Filipe Oliveira, por António-Pedro Vasconcleos e foi inaugiurada a exposição "Ricardo Maçlheiro - 40 anos de cinema", patente na Casa das Artes de Famalicão. Foram também exibidos alguns dos filmes do autor, entre os quais Macau, Cidade do Santo Nome de Deus (1952).
Pluralidades portuenses: Símbolos locais, relações globais - No Planetário do Porto realizou-se o encontro Pluralidades Portuenses - Símbolos locais, relações globais. A intenção era procurar compreender o Porto no cruzamento entre bairrismo e cosmopolitismo, confrontando a cidade e os seus ícones com relações idênticas presentes noutras cidades, é o principal objectivo deste colóquio. Procurou-se um espaço de diálogo entre cidades de diversos pontos do globo unidas em torno dos seguintes elementos: Vinhos e Casas Urbanas: o sabor das cidades; Centros Históricos: no coração das cidades; Futebol: a paixão das cidades; Guetos e Fortalezas: a vida nas cidades.
Espólio de José Régio na Biblioteca - Desde o dia 14 que se encontra patente na Bibliota Pública Municipal do Porto (BPMP), a S. Lázaro, nesta cidade, a exposição "José Régio: Espólio manuscrito na BPMP".
Esta mostra irá dar a conhecer ao público os importantes manuscritos (autógrafos e tiposcritos) que a Biblioteca Pública Municipal do Porto conserva sobre o grande poeta, romancista, dramaturgo, crítico e ensaísta que foi José Régio.
Do conjunto de obras em exposição fazem parte produções poéticas, desenhos do autor, textos de ensaio e crítica seguidos dos prefácios e posfácios a obras de outros escritores, entre outros. A exposição estará patente ao público até 16 de Dezembro, todos os dias, incluindo feriados entre as 14 e as 19 h, sendo a entrada gratuita.
Biblioteca em Milheirós de Poiares - Tal como vem acontecendo em outras freguesias do concelho de S. M. da Feira, está disponível a partir do dia 18 um pólo da Biblioteca Municipal na sede da Junta de freguesia de Milheirós de Poiares.
Festival de Música Electrónica - Nos dias 23 e 24 de Novembro de 2001, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, realiza-se a 4.ª edição do Festival de Música Electrónica sob o título "Blue Spot", evento incluído na programação oficial da Porto 2001.
Cada um dos dias do festival terá uma sonoridade própria, sendo o primeiro voltado para ambientes urbanos e o segundo abrangerá outros géneros.
Semana do Tibete - Com motivo da visita do Dalai Lama a Portugal e ao Porto, a Rádio Nova, em colaboração com a Fnac e a Porto&Eventos promove uma semana dedicada à civilização e cultura do Tibete, com o lançamento de livros, concertos, eventos gastronómicos, exposições e debates.
Exposição de pintura - A Galeria de Arte e Multimédia "Razões de existir", em Lisboa, realiza uma Exposição de pintura, escultura e joalharia contemporânea, com obras de Artur Bual, Beatriz Cunha, Cabral Nunes, Cruzeiro Seixas, Fernando Grade, Gracinda de Sousa, Ídasse, Luis Feito, Mário Cesariny, Nuno Cunha, Pilar Martin e Vitor Pi. A galeria realiza esposições temporárias, procurando divulgar autores portugueses e moçambicanos, assim como mostrar trabalhos multimédia com valor artístico. A exposição decorre de 23 de Novembro a 13 de Janeiro das 14 às 19.30h. de segunda a sábado, no bairro de Alfama em Lisboa.