Seminário 2002
Dirigente do CNE - quem és tu?
Em 1996, o P. Angelo Ferreira Pinto, então Assistente Regional do CNE, escrevia numa das suas homilias: "Enviados de Jerusalém pelos importantes de então, sacerdotes e levitas fizeram a João Baptista uma pergunta fundamental na vida de cada ser humano; uma pergunta que os outros nos fazem e que nós, antes de mais ninguém, devemos fazer a nós próprios e dar-lhe uma resposta verdadeira e corajosa. A pergunta é esta: "Quem és tu?". Da resposta dada a essa pergunta depende a nossa vida e, porventura, a dos outros."
Foi este pequeno excerto o escolhido para servir de mote ao terceiro Seminário anual da responsabilidade do Corpo Nacional de Escutas - Junta Regional do Porto, que se vai realizar nos dias 16 e 17 deste mês na Casa Diocesana Seminário de Vilar. Este Seminário destina-se aos Dirigentes e Caminheiros do CNE, mas está igualmente aberto a quem nele quiser participar, bastando, para isso, procurar a respectiva ficha de inscrição na Casa Diocesana de Vilar ou na Casa da Região, Rua das Flores, nº 228.
Ao longo destes três anos em que se realiza o Seminário, as grandes finalidades que regem os mesmos têm sido as seguintes:
Promover o encontro do CNE com a sociedade para enriquecimento e conhecimento mútuos.
Assinalar, de forma festiva e construtiva, o Dia do Dirigente na Região do Porto.
Contribuir para a criação de espaços de formação para além da formação específica que o CNE proporciona.
Proporcionar o conhecimento e a experiência, nas mais diversas áreas, que a sociedade civil pode oferecer e partilhar.
Ser corpo na sociedade - assumir o desempenho efectivo do papel que compete ao CNE na construção da cidade terrena.
Contribuir hoje para a formação de educadores capazes de responderem com eficácia à juventude de amanhã.
O Seminário deste ano tem como objectivos:
Proporcionar aos Dirigentes, nomeadamente da Região do Porto, um espaço de formação pessoal tendo em vista a sua missão de educadores no CNE.
Proporcionar aos Caminheiros, nomeadamente da Região do Porto, um espaço de formação pessoal tendo em vista o seu desenvolvimento e auto-educação.
Fazer a experiência do uso de mística e simbologia próprias do Escutismo na formação de adultos no CNE.
Reflectir, em diferentes perspectivas, sobre a função e missão do Dirigente do CNE.
Redescobrir o lugar do Dirigente do CNE no movimento escutista e no tecido social em que está inserido.
Redescobrir, como baptizado, a missão de leigo na Igreja de Jesus Cristo.
A escolha do tema "Dirigente do CNE - Quem és tu?" integra igualmente o tema anual da Região do Porto "Faz-te ao largo!", retirado da Carta Apostólica de João Paulo II Novo Millenio Ineunte, e que pretende fazer um desafio a cada um dos Escuteiros desta Região, no sentido de ousar ser mais e melhor... Escuteiro! Desafio bem ilustrado nas palavras do nosso fundador, Baden Powell: "Lembra-te de que tu és tu. Tu tens de viver a tua vida, e se queres triunfar, se queres ser feliz, és tu que terás de o conseguir para ti próprio. Ninguém mais te poderá substituir. No quadro que fiz de ti, estás a impelir a tua canoa, e não a remar um barco. A diferença está em que naquela olhas para a frente enquanto avanças, ao passo que neste não se olha para onde se vai, mas confia-se no governo de outrem, e por isso pode-se embater num escolho antes de se saber onde se está. Impele a tua própria canoa, e não contes que outros te remem o barco. Hás-de encontrar dificuldades e perigos, baixios e tempestades, no percurso. Mas, sem aventuras, a vida seria sumamente insulsa. Com pilotagem atenta, navegação franca e persistência jovial, não há razão para que a tua viagem não constitua êxito completo, por muito pequeno que seja o regato donde partires." (Mocho Paciente).