[ Diocese ]



    D. Joaquim Mendes preside na sua terra natal

    Nas Festas do Concelho de Paredes


    Decorreram no fim-de-semana de 19/20 de Julho as Festas do Concelho de Paredes, em honra do Divino Salvador. Este ano com a particularidade dos 100 anos da Igreja da sede do concelho, Castelões de Cepeda. Tendo em conta o facto, a paróquia organizou um Tríduo de preparação religiosa, que incluiu uma noite musical onde os alunos que fazem parte da escola de música, mostraram o trabalho realizado ao longo do ano. A segunda noite dirigiu-se às famílias, onde membros diferentes e de escalões etários diversos recitaram e meditaram o terço. No último dia, foi a vez da catequese, em que crianças, adolescentes e jovens, animaram um espectáculo de karaoke. Ao longo da semana esteve patente no Centro Pastoral de N.ª S.ª da Conceição uma exposição alusiva aos 100 anos da igreja, com 207 participações, da poesia ao desenho, da pintura às maquetes, passando pela fotografia e trabalhos manuais.
    No domingo, houve missa solene às 12h, presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa. D. Joaquim Mendes, que pela primeira vez celebrou nesta condição na sua terra natal. Momento de grande júbilo para a comunidade, ao qual se associaram o P. Marinho, capelão da Misericórdia, o P. Manuel, Salesiano de Castelões de Cepeda, o P. Feliciano, Dehoniano e o P. António, e o pároco do P. Vitorino. No momento do ofertório a Comissão Permanente do Conselho Pastoral Paroquial, em nome de todos ofereceu ao Bispo D. Joaquim uma peça em prata, recordando também as suas bodas de prata sacerdotais a decorrer este mês.
    De tarde uma significativa e representativa procissão percorreu as artérias mais importantes da cidade. Com 32 andores, todos os padroeiros das 24 freguesias, o que já não acontecia desde 1960, mas sobretudo com grande organização e enorme respeito público, sentiu-se no rosto de todos o peso da unidade e da proximidade de um mesmo concelho.
    Mérito e reconhecimento para a Câmara Municipal que com o seu empenho e a sua colaboração muito contribuiu para este envolvimento das populações reforçando as Festas ao Divino Salvador como Festas do Concelho e não apenas da Cidade de Paredes. O êxito e o brilhantismo das Festas deste ano provaram que há objectivos que não se atingem por decreto mas por experiências deste género, nas quais o religioso também está incluído. (Informação Paróquia Castelões de Cepeda - programa religioso).