[ Especial ]



    D. António Taipa na preparação da visita Pastoral a S. Nicolau e Vitória


    Buscamos uma Igreja renascida pela Palavra e pelo Espírito: é este o lema para a visita pastoral em Maio próximo nas paróquias de S. Nicolau e Vitória, no Centro Histórico do Porto. Estamos empenhados, para que esta visita Pastoral não seja um "remendo novo" em "vestido velho". Assim como Jesus iniciou a sus Missão Messiânica, assim hoje queremos nós também segui-lo: "Arrependei-vos e acreditai no Evangelho, pois a vossa salvação está na Conversão". Se aspiramos por uma sociedade nova, temos de ser Homens novos, com um coração novo: "para vinho novo, odres novos".
    Como Cristãos que vivemos e sofremos as múltiplas degradações (humanas, religiosas, sociais, culturais e económicas) neste espaço da cidade, tomamos consciência de que a visita Pastoral a estas duas paróquias deverá ser um momento para repensar o sentido cristão da vida das pessoas, das famílias e das instituições - um renascer da Igreja aqui. O diagnóstico está feito, é preciso fazer uma auto-crítica, uma avaliação do que se faz, como se vive, para que se vive, em quem se crê, quais são os caminhos da Libertação e da Esperança. Sentimos que é Deus quem nos está a chamar, a abrir caminhos novos, a facilitar as condições para que o Seu projecto se realize. Há-de ser à luz da Palavra e movidos pelo Espírito que havemos de chegar à conversão.

    Uma hora semanal de oração pela Evangelização
    Reconhecemos que a obra é de Deus, que é Ele quem quer libertar este povo e renovar com Ele a sua aliança de Amor. Muitos cristãos em cada Paróquia quiseram comprometer-se e dedicar uma hora semanal à oração para que a Evangelização e a conversão se realizem com êxito e verdade. Acreditamos na força da oração: "Tudo o que pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo concederá"... E para já, nós podemos testemunhá-lo pelas etapas percorridas. "Deus que te criou sem ti, não te salva sem ti"- afirma S. Agostinho.

    Cristãos dois a dois e de porta em porta
    Já enviámos à população duas mensagens (dois desdobráveis), para a sensibilizar e ajudar a compreender a necessidade de uma Nova Evangelização e a visita Pastoral do Sr. Bispo às comunidades. A sua distribuição foi feita em todas as Igrejas, Capelanias, Reitorias das duas Paróquias e em todas as missas Dominicais. Depois, cristãos mais comprometidos de cada Paróquia, foram, dois a dois, de porta em porta, entregar a mensagem e acompanhá-la com uma palavra amiga a convidar à leitura da mensagem, o que resultou numa experiência muito enriquecedora para todos.

    Os nove sacerdotes trabalham em conjunto pela primeira vez
    No dia 31 de Janeiro de 2003, reuniram-se todos os sacerdotes que têm responsabilidades pastorais nas duas Paróquias, para apreciarem e definirem os primeiros passos em ordem à Nova Evangelização, à Missão popular de rua, à visita Pastoral e a possibilidade de uma Pastoral de conjunto nas duas Paróquias.
    Todos manifestaram a alegria por este encontro, de comunhão presbiteral e o desejo de prosseguir os trabalhos, e se possível com a participação do Sr. Bispo.
    Foram feitos cartazes a anunciar a Missão Popular e a visita Pastoral com as respectivas datas e colocados em todas as Igrejas, Capelanias, Reitorias, Instituições e lugares públicos.

    Os Centros Sociais Paroquiais participam nas catequeses
    Porque entendemos que os Centros Sociais Paroquiais estão ao serviço da população enquanto Instituição dirigida pela Comunidade Paroquial e pelos Critérios do Reino, torna-se necessário que todo o pessoal técnico e Direcções trabalhem em sintonia no mesmo objectivo e por isso já participaram numa primeira Catequese. Outras já estão agendadas.

    As Instituições e a Sociedade Civil, também querem participar no projecto
    Tivemos já uma primeira reunião de trabalho com cada uma das seguintes instituições:
    - Clubes e Associações desportivas ( 5 da Vitória e 4 de S. Nicolau)
    - Centros Sociais não Paroquiais (1 da Vitória e 2 de S. Nicolau)
    - Juntas das Freguesias de S. Nicolau e da Vitória
    - Provedores das Ordens de N.ª S.ª do Carmo e de S. Francisco
    - Presidente da Associação Comercial do Porto - Palácio da Bolsa
    - CRUARB (Centro de Recuperação Urbana do Centro Histórico).
    Mas ainda faltam outros.
    Todas estas pessoas, sem excepção, manifestaram o maior interesse, disponibilidade e desejo de participarem neste projecto pastoral e também em receber e trabalhar com o Senhor Bispo.

    Primeira reunião com as forças vivas da Paróquia
    Em cada paróquia realizou-se um primeiro encontro com catequistas, cantores, leitores, acólitos, comissão fabriqueira, irmandades, Conselhos Pastorais etc., para informação, convite à participação e corresponsabilidade de todos nesta missão. As pessoas que se inscreveram para o Crisma, têm catequeses semanais em cada paróquia.

    D. António Taipa reúne com todo o Clero das duas Paróquias
    O Senhor Bispo informou que irá presidir e acompanhar o primeiro Cortejo Litúrgico da Missão Popular de rua, em cada paróquia no anúncio do Evangelho pelas ruas e Praças da Paróquia. Depois foi proclamado o Evangelho de S. João, VI, 60-66, seguido da partilha, que cada um fez, do quanto Deus lhe tinha dito naquela passagem do Evangelho. Foi um momento de interioridade de comunhão presbiteral, de fé, de Esperança e de Conversão.
    Por consenso, chegamos a alguns compromissos: a) Comprometemo-nos a dar maior atenção à pregação, a evitar moralismos e a pregar Jesus de Nazaré e Jesus Ressuscitado -Pregação Carigmática; b) Comprometemo-nos a dar maior atenção à missão de Pastores indo ao encontro das "ovelhas perdidas", e a incentivar o contacto com o povo; c) Comprometemo-nos a apelar na pregação, à urgência da conversão, reconhecendo que esta deve começar por cada um de nós, convertendo-nos à Palavra e deixando-nos evangelizar, para evangelizar; d) Comprometemo-nos a promover aos vários níveis a partilha da informação, incluindo os serviços pastorais e sociais; e) Reconhecemos que a nossa unidade Presbiteral e Pastoral é fundamental para a credibilidade da Evangelização em que estamos todos empenhados; f) Em ordem à concretização de uma pastoral de conjunto, agendou-se uma reunião com o Bispo, com todo o Clero, com os Concelhos Pastorais Paroquiais e uma equipa de leigos responsáveis de cada Reitoria e Capelania, para o próximo dia 28 de Março na Igreja de S. José das Taipas.
    Concluímos em não formalizar, para já, um programa exaustivo, optando por estarmos atentos ao apelo do Espírito e por Ele nos deixarmos guiar.
    Foi gratificante sentirmos a simplicidade e a partilha das dificuldades que cada um encontra na sua Comunidade, bem como a abertura e empenhamento assumidos.
    Como disse o Senhor Bispo D. António Maria Bessa Taipa, vivenciamos a experiência dos discípulos de Emaús.