O Centro de Espiritualidade Oásis, em Ermesinde, acolheu no dia 15 de Setembro, cerca de 30 animadores do Movimento Oásis, jovens de ambos os sexos, dois casais de uma das equipas de casais e ainda pelos padres José Araújo e Adélio Abreu. A partir do texto bíblico das Bem-aventuranças, foi feito o convite a assumir como proposta de vida o programa de Jesus no sermão da montanha.
Seguiu-se um tempo de formação sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Sacramentum Caritatis, orientado pelo P. Adélio Abreu. À exposição seguiu-se um período de reflexão individual e por grupos, intercalado pela oração do Angelus.
O Movimento completa em 2008 50 anos de presença em Portugal. Por isso, o ano pastoral agora iniciado foi subordinado ao lema Movimento Oásis Portugal 50 anos: Fidelidade no Sim. Foram ainda acolhidas várias sugestões para a celebração jubilar.
O Movimento Oásis nasceu na Igreja Trinità dei Monti, Roma, no dia 1 de Novembro de 1950, dia da proclamação da Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
Em 1952, obtém o reconhecimento da Congregação da Doutrina da Fé. Neste mesmo ano, o Papa Pio XII recebe os seus membros, em audiência especial, em Castel Gandolfo, e dirige-lhes uma palavra programática que é, ainda hoje, considerada a Magna Carta do Movimento.
O Movimento está inserido na vida e nas estruturas apostólicas da Igreja Católica.
Foi introduzido em Portugal, em 1958, pela acção do P. Ilídio Fernandes, da Diocese de Lamego. Desde Junho de 1992, está presente, também, na Igreja Ortodoxa Ucraniana.