Em dia de Ano Novo
Um autêntico vai-vem pôde ver-se no Terreiro da Sé, na tarde do primeiro dis do ano de 2004, tantos foram os que se dirigiram à Casa episcopal para apresentarem cumprimentos de Ano Novo, geralmente pessoas que ali estavam em representação de instituições civis ou religiosas.
Ainda que seja habitual este encontro no primeiro dia do ano, nem por isso perde o seu significado e até a sua novidade. Na sala de audiências, a mais solene daquele paço, o Bispo D. Armindo Lopes Coelho, acompanhado dos seus auxiliares D. João Miranda, D. António Taipa e D. António Carrilho, foi acolhendo cada um, ou cada grupo, e ali revendo a vida diocesana nas visitas pastorais ou nas actividades de um dos sectores da pastoral. Pelas escadas, salas, átrio e mesmo no Terreiro da Sé multiplicaram-se encontros de gente que se saúda, se revê ou se apresenta. Normalmente, são poucos minutos de conversa mas, ao fim de uma tarde, será muito largo o tecido eclesial obtido por tão breves momentos... os fios da comunhão passam sempre por pequenas oportunidades!
A tarde de votos de bom ano foi antecedida pelo almoço da "família episcopal", ou seja, com as pessoas que trabalham na Casa e Cúria episcopal e com o Cabido da Sé, e os vigários e consultores diocesanos. Uma saudação especial pelo Presidente do Cabido recordou o início do ano jubilar de D. Armindo: 50 de presbiterado e 25 de episcopado, salientado que, embora D. Armindo tenha afastado a realização de actos solenes, a diocese se quer empenhar numa homenagem que traduza a sua presença e união em torno do seu Bispo.
A simplicidade destes momentos vai sedimentando sábias opções de incentivo a uma maior vivência e comunhão na Fé e na Missão, afastando grandes visibilidades que, normalmente, são bem mais pequenas de conteúdo.
Mais solene foi a concelebração eucarística de Ano Novo, na Sé, em dia de Santa Maria, Mãe de Deus, vivido também como Dia Mundial da Paz na linha da mensagem do Papa João Paulo II: "Educar para a Paz, um compromisso sempre actual". (ver a homilia desta celebração na primeira página deste edição) - (FM)