Eduardo Archer Leite, nasceu a 19 de Janeiro de 1910. Natural da freguesia de Meinedo, concelho de Lousada, foi muito jovem estudar para o seminário. A sua ordenação sacerdotal foi a 29 de Setembro de 1934.
Presumivelmente, a 12 de Dezembro de 1943, o mais conhecido Pe. Archer Leite, é enviado para a paróquia de Olival, onde esteve ao serviço de toda a comunidade até 8 de Agosto de 2008. Já com 98 anos, falece a 13 de Dezembro de 2008.
Estiveram presentes nas celebrações fúnebres o Bispo D. Manuel Martins (Bispo Emérito de Setúbal) que presidiu à celebração, em representação do Bispo do Porto D. Manuel Clemente; 23 sacerdotes: dos quais os Vigários Gerais Pe. Américo Aguiar e o Pe. António Coelho, o Vigário da Vara Pe. António Baptista, sacerdotes de paróquias vizinhas, amigos e ex-alunos; 2 diáconos permanentes.
Na homília, D. Manuel Martins mostrou o seu agrado por ter sido o escolhido a presidir à celebração, pois P. Archer Leite foi seu professor no Seminário do S. C. de Jesus - Seminário de Trancoso e foi um professor competente que o impressionou por várias razões. D. Manuel Martins referia que estamos, creio, diante de um homem de fé, que procurou dar testemunho dessa fé, procurou marcar a sua fidelidade no sacerdócio pela fidelidade, procurou estar ao serviço de toda a comunidade.
A comunidade de Olival louva e agradece o empenho, a dedicação, o trabalho realizado pelo Pe. Archer Leite, que como à imagem de João Baptista, tentou preparar os caminhos aos fiéis para tornar mais fácil a vinda do Senhor.