Realiza-se de 3 a 8 de Outubro uma Peregrinção a pé a Santiago de Compostela. O objectivo é contribuir para a divulgação do Caminho Português de Santiago. É promovida pela agência Geotur, que está a convidar vários media, para através dos seus leitores, ou telespectadores, (a organização conta com a presença de um canal TV), durante o mês de Setembro, criarem acções de forma a selecionarem 10 leitores, que seriam convidados a participar. Conta com apoio das Associações dos Amigos do Caminho de Santiago do Porto e de Ponte de Lima, e a colaboração do Turismo da Xunta da Galicia. Irá ter, além duma forte componente espiritual, também uma preocupaçãp cultural, pois estão previstas várias palestras durante a peregrinação sobre a história quase milenar do Caminho Português para Santiago.
Programa Preliminar
3/10/06 - Porto/Braga, Barcelos/Ponte de Lima/Rubiães/ Valença: 7h30 Saída em autocarro junto às Sés do Porto e de Braga; 8h30 - Encontro dos dois grupos em Barcelos, junto à Matriz. Visita da área museológica de Barcelos, incluindo a Igreja e o Cruzeiro do Enforcado, relacionado com o milagre atribuído a Santiago. Primeira conferencia sobre a história de Barcelos ligadas ao Caminho. 10h - Continuação/Ponte de Lima; 11h - Chegada e visita guiada à Igreja Matriz e à histórica Ponte. Almoço. Palestra a cargo do Presidente da Associação do Caminho Português para Santiago de Ponte de Lima. 15h - Continuação para Rubiães com visita da Igreja Românica. Partida para Peorata/Cossouratos, S Bento da Porta Aberta (Parede de Coura). Visita da Ponte Romana . Continuação para Valença. Chegada instalação no Albergue de S. Teotónio em camaratas. Jantar em restaurante. Palestra relacionada com a ligação de Caminha com Santiago, pelo P. José Maria Pereira do Vale, dos Amigos do Caminho.
1ª Etapa - 4 /10/06 -Valença/Tuy/Redondela (30 Km) 8h - Pequeno almoço e início a pé da peregrinação, percorrendo o Caminho Português em território galego. Almoço livre. Durante o dia os peregrinos passarão por Porriño. Chegada a Redondela. Visita da Igreja de Santiago,. Almoço livre. Instalação no Albergue da Torre. Jantar em restaurante. Possibilidade de palestra proferida por Juan Lopez Chávez, da Associação dos Amigos de los Passos (Vigo )e autor do livro El Camino.
2ª Etapa - 5/10/06 Redondela / Pontevedra (21 km) 8h - Pequeno almoço e início do Caminho. Almoço livre Chegada prevista a Pontevedra ao fim da tarde. Instalação no Albergue em camaratas. Jantar em restaurante.
3ª Etapa - 6/10/07 - Pontevedra/Caldas dos Reis (22 km) - Saída após o pequeno almoço. Almoço livre. Chegada a Caldas dos Reis e alojamento no Colégio de La Encarnación. Jantar no Restaurante Lótus. Alojamento em camaratas.
4ª Etapa - 7/10/06 - Caldas dos Reis/ Albergue Teo (30 Km).Saída após o pequeno almoço. Almoço livre. Chegada ao Albergue Teo. Alojamento. Jantar em restaurante.
5ª Etapa - 8/10/06 - Teo/ Santiago/ Regresso a Braga ou Porto (12 km). Pequeno almoço no Restaurante Las Milagrosas, continuação do Caminho até Santiago. Chegada à Catedral e apresentação do Passaporte de Peregrino. Recepção da Compostela. Breve visita da Catedral. Assistência à Missa do Peregrino. Após a Eucarista, partida em autocarro para o Monte do Gozo. No Albergue, tomar banho e de muda de roupa. Almoço. Após a refeição, palestra final sobre o Caminho. É o momento para se escutarem os testemunhos dos peregrinos, face à experiência acabada de viver. Regresso a Portugal em autocarro, que parará em Braga e Porto.
Os serviços Geotur incluem: - Autocarro para o percurso do 1º dia até Valença, e no regresso ao local de origem; Alojamento nos Albergues de Peregrinos em camaratas. Em todos os Albergues há casas de banho colectivas onde se pode tomar banho.
Todas as refeições de acordo com o itinerário, num total de 2 almoços e 5 jantares. Durante o percurso a pé, o almoço será por conta dos peregrinos. Devido a dificuldades logísticas, esta refeição deverá ser composta por sanduíches, fruta, sumos, etc.
A Peregrinação terá como guia um membro da direcção da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago do Norte de Portugal.
Os peregrinos deverão prever vestuário leve, toalha para banho mochila, calçado de marcha, várias mudas de meias (algodão ou lã, nunca fibra), chapéu, bordão.
A Geotur fornece: saco cama, capa impermeável e boné.