O Centro Paroquial surgiu dum grande sonho já em 1972 em que pensamos na obra de reconstrução da Igreja Paroquial que se veio a materializar nos três anos seguintes. Situando-se a Igreja no extremo sul de espaço geográfico da Paróquia e dois centros de culto dominical a Capela de S. Pedro no extremo poente, á beira rio e a Capela da Lagoa no extremo nascente, logo se pensou criar uma presença da acção da Igreja e um espaço cultural no Centro da Paróquia
O projecto era pensado para o lançamento de apoios sociais aos mais carênciados da Comunidade Paroquial pois na altura nada havia, nesta área, nem a nível oficial, nem particular para alem do Posto Médico .
O sonho foi ganhando corpo e apaixonando muitas pessoas ligadas á Igreja e animando muitas outras menos ligadas á Igreja.
Em 1982 fez-se a aquisição dum terreno mesmo no centro geográfico da freguesia o que animou a população
Entretanto foi-se elaborando um projecto que encontrou no jovem projectista Joaquim Magalhães dedicação generosa e gratuita .
Lançaram-se os cortejos que tiveram o mérito de angariarem ajuda material e realizarem campanha de interesse e até entusiasmo popular e mesmo paixão pela obra . Belo tempo este de festa e realizações paroquiais juntando povo Valboense numa grande realização a tocar , crentes e menos crentes. Está por fazer a história destes tempos heróicos em pormenor. Enquanto a campanha ia crescendo logo á partida se criou um Centro de Culto Dominical com catequese no Centro da Paróquia: na velha Casa Nuno Alvares agora em ruinas a merecer ser reconstruida. Depois e, provisóriamente, no átrio de entrada da Fábrica de Móveis Giesta e a, seguir num pavilhão construido no terreno comprado e que veio a dar lugar ao novo e grandioso Centro Paroquial e a Casa do Deficiente.
Assim em 1984 se lançou a primeira pedra com a benção de D. Júlio Rebimbas. No inicio de 1989, pode-se fazer a inauguração do Centro Paroquial já com funcionamento do Centro de Dia da 3ª idade e o Jardim de Infância, lançando-se na mesma data a benção da 1ª pedra da Casa do Deficiente e Residência Paroquial que vieram a ser inauguradas pelo Bispo auxiliar D. José Pedreira em 1997 lançando-se na altura a benção da 1ª pedra do Lar Paroquial e da Capela da Ressurreição. A ter inauguração em 2001.
Quizemos chamar ao Centro Paroquial, Centro Social e Cultural da Paróquia de Valbom, para melhor manifestarmos a nossa intenção de apoiar todos os carênciados da Comunidade Paroquial e não só, e lançarmos actividades de caracter cultural e social.
O Centro conta actualmente com oito valências com acordos com a Segurança Social e respectivo apoio técnico e económico a saber : Centro de Dia com 60 idosos, apoio ao domicilio, com 30 utentes , creche com 12 bébés + 15 de 1 ano e 20 de 2 anos, Pré- Escolar com 3 salas de 20 cada . Juntamos o apoio aos deficientes com 15 em Cao e 4 em Lar interno e mais 60 em ATL. Em 2002 , junta-se o Mini-Lar Residencial com 18 utentes idosos.
O Centro Social e Cultural, conta com 100 funcionários mais 20 trabalhadores do Centro de Emprego e uma vintena de voluntários. Serve cerca de 300 refeições por dia .
Devemos, ainda, acrescentar a estas actividades a Escola de Música a atender cerca de 100 jovens com as aulas de orgão-piano, acordeão, viola, ginastica, ballet e karaté etc... a que juntamos passeios e outras actividades.
Conta com um mini-autocarro, três carrinhas de 9 lugares e uma de 2 lugares.
No Polivalente reune todos os domingos a Assembleia Litúrgica para a missa dominical, a maior da paróquia e acolhe 300 crianças na catequese semanal.
Atende muitas solicitações de ordem interna e externa para a realização de vários espetáculos , colóquios e festas ao longo do ano reunindo condições para cerca de 1000 presenças.