Pereira Pinto
VIANA DO CASTELO
. Jovens
A Pastoral Juvenil tem já um programa para a celebração do Jubileu a realizar nos dois primeiros meses do ano. Estas celebrações, de âmbito paroquial, serão feitas pelos próprios jovens e servem de sensibilização e preparação dos encontros arciprestais que terão lugar nos meses seguintes, nos templos jubilares da Diocese. Do programa destes encontros está prevista uma reflexão sobre "Jesus, jovem de hoje" e uma celebração jubilar preparada pelos jovens do arciprestado. Segundo os responsáveis do Secretariado da Pastoral Juvenil, estes encontros pretendem ser partilha de experiências e conhecimentos da realidade juvenil e um tempo de preparação para o Encontro Diocesano e para o de Roma de 2000.
BRAGA
. Ano Santo
Em carta dirigida à Diocese, D. Jorge Ortiga propõe, para a celebração do ano 2000, um caminho que procure a renovação da Igreja "através do acolhimento da Palavra, tornando a Eucaristia experiência e fonte de Vida Nova a experimentar no exercício da caridade". O início oficial das celebrações, no dia 25, terá lugar na Sé Catedral, cabendo a cada comunidade manifestar a sua alegria e louvor "com gestos variados desde o toque dos sinos à decoração da porta de entrada da igreja paroquial juntamente com outras iniciativas que a criatividade aconselhará".
VILA REAL
. Presépios
A propósito do Jubileu ano 2000, a Vigararia Geral pediu, em Nota à comunicação social, a "montagem do Presépio em todas as igrejas, nas casas das famílias e mesmo em espaços públicos". A construção do presépio, um costume bem arreigado na cultura das gentes transmontanas, deve renovar o seu verdadeiro significado neste tempo em que se iniciam as comemorações dos 2000 anos da Incarnação. Num tempo em que proliferam as árvores de Natal, o Presépio tem sempre o seu lugar, com as três figuras centrais de José, Maria e Jesus.
LAMEGO
. Seixo
A paróquia do Seixo tem uma nova igreja. A inauguração foi no passado dia 28 e contou com a presença do Administrador da Diocese, Mons. Eduardo Russo.
O templo, agora inaugurado, é uma réplica fiel da antiga igreja, a necessitar de profundas obras de restauro e situada num local de difícil acesso. Face a esta situação, os responsáveis pela paróquia decidiram avançar, com o apoio da edilidade de Sernancelhe e da comunidade local, para a construção de um novo templo. Esta nova construção tem como base a planta da antiga igreja, sendo uma cópia perfeita, tanto no aspecto exterior, como no interior.
SANTARÉM
. Um jornal novo
"Porta do Sol" é o nome do novo jornal diocesano. O até aqui "Boletim Informativo" da Diocese de Santarém vai "passar a quinzenário, mostrar um novo visual, ganhar um novo título, congregar novos colaboradores e apresentar maior variedade de conteúdo", anuncia D. Manuel Pelino, Bispo.
O primeiro número sairá no Natal. A data é oportuna, como sublinha D. Manuel, pois "as bodas de prata da Diocese e o Jubileu dos dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo, são um momento propício para dar um novo impulso à evangelização, para aprofundar o sentido da Igreja local, para apostar numa informação mais abundante e mais rica". E, na era das comunicações, continua o Bispo, "o jornal diocesano é um meio privilegiado para alcançar este objectivo". Sobre o título escolhido "Porta do Sol", D. Manuel lembra o significado bíblico de Jesus Cristo "Porta Santa" que coloca o homem em comunicação com Deus e com os seus irmãos e "Sol Nascente" que vem iluminar todos os que andam nas trevas. Ainda associado a estes significados, as "Portas de Sol" assim fazem assinalar "a beleza de Santarém, lugar da Sé episcopal e centro geográfico da Diocese". Por isso, conclui D. Manuel que o novo jornal "Porta de Sol" é "um nome lindo e carregado de significado cristão, social e humano".