[ Diocese ]



    Padres naturais de Santo Tirso


    No Monte da Assunção, em Santo Tirso, reuniram-se, no dia 19, 2.ª-feira, como é já tradição de muitos anos, os sacerdotes naturais daquele concelho: um momento de reencontro anual de companheiros, diocesanos e de congregações várias, que trabalham em diversos sectores da pastoral e que, neste dia dialogam, revendo e renovando projectos.
    Presidiu, como habitualmente, D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima, ligado também a Santo Tirso. Às 11 horas, este Prelado fez uma reflexão muito oportuna e num tom muito agradável com os 27 sacerdotes presentes. Comentou uma Carta da Congregação para o Clero, que ainda não se encontra nas livrarias, intitulada: «O presbítero, mestre da Palavra, ministro dos Sacramentos, guia da Comunidade, com vista ao 3º milénio».
    Às 12 horas, foi a concelebração eucarística na Basílica da Assunção. Comentando os textos litúrgicos, D. Serafim lembrou os sacerdotes que costumavam participar e já partiram para o Além e fez um apelo ao empenhamento de todos os padres presentes na nova evangelização deste mundo materializado.
    Seguiu-se um repasto simples e alegre, onde se leram mensagens de alguns ausentes e se trocaram notícias num ambiente de salutar humor. O Administrador de Voz Portucalense aproveitou a oportunidade para solicitar a todos os presentes maior interesse na divulgação do nosso semanário diocesano, lembrando-lhes que é um coadjutor a ajudá-los nos difíceis trabalhos de pastoral, que consegue chegar e permanecer onde eles não podem. E todos partiram para o seu campo pastoral com mais entusiasmo, alegria e esperança.