Realizam-se no dia 26 de Setembro a tradicional Festividade dos Padroeiros da paróquia de S. Cosme e Damião em Gondomar. No dia 2 de Outubro a mesma paróquia celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Um pouco de história
Sabe-se que a primeira Igreja erigida a São Cosme e São Damião, irmãos gémeos, ambos médicos, santos e mártires, foi no longínquo ano de 1193, no reinado de
D. Sancho I, sendo a primeira da Península Ibérica a prestar culto e devoção àqueles que são hoje os Santos Padroeiros da Paróquia de S. Cosme de Gondomar. Por esta razão não será de todo descabido considerar existente desde aquela data, a Confraria de S. Cosme e S. Damião, tendo em conta que Confraria é uma Associação de Culto especial aos Santos da sua fé. Do que temos neste momento conhecimento físico e visível é da existência dos Estatutos dessa Confraria, os quais datam de 7 de Junho de 1882.
Muitos anos antes, foi construída a que é hoje a Igreja Matriz de São Cosme, mais concretamente no ano de 1727, conforme consta em legenda gravada na pedra cumeeira da porta principal de entrada no Templo.
Logo um ano depois surge a Confraria de Nossa Senhora do Rosário, cuja erecção canónica se verifica no ano de 1728, sendo aprovados os seus estatutos em 6 de Junho desse ano. Esses Estatutos seriam reformados em 5 de Fevereiro de 1893 e aprovados pelo Senhor Governador Civil do Distrito do Porto aos 28 de Março desse mesmo ano
A esta Confraria de Nossa Senhora do Rosário veio a juntar-se a Confraria de São Cosme e São Damião, em data que neste momento não temos conhecimento concreto, embora se encontrem provavelmente manuscritos de contas de ambas as Confrarias no Museu da Igreja Matriz que, poderiam eventualmente levar-nos a uma data mais ou menos certa.
Dessa união de Confrarias nasce a actual Confraria de São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário que continua a prestar lustre e esplendor ao Culto Divino, e como é sua obrigação, a promover as festas litúrgicas em honra e louvor dos Padroeiros São Cosme e São Damião, a 26 de Setembro e Nossa Senhora do Rosário, no primeiro Domingo do mês de Outubro.
Festas e conferências
Da sua responsabilidade directa, são também as festas a Nossa Senhora das Rosas, passados que estejam 40 dias após a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como a festa a Nossa Senhora das Dores que a Confraria celebra sempre com Eucaristias solenizadas.
Há já alguns anos que, a Confraria de São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário, leva a efeito, por ocasião das Festas do Rosário, algumas conferências subordinadas a temas do interesse publico, nunca pondo de lado o cariz religioso, como estrutura activa na Paróquia. Em 2004 foram abordados os temas: A família, hoje: sombras e luz, Família, esperança do mundo e Problemas de Ética na Família.
Programa para 2005
Para as Festas do Rosário de 2005, o Programa que a Confraria elaborou iniciou-se no dia 11 de Setembro com a Celebração da Festa Litúrgica a Nossa Senhora das Dores e termina no dia 9 de Outubro com Eucaristia Mensal pelos Irmãos da Confraria, falecidos, vivos e seus familiares.
Salientamos os momentos mais altos deste período de festas: no dia 26 de Setembro, 21h30 - Missa em Honra e Louvor dos Padroeiros São Cosme e São Damião, presidida pelo Vigário da Vara, Padre Álvaro Manuel Moreira da Rocha, Pároco da Foz do Sousa; em 27 Setembro, 21h30 Na Igreja Matriz, Concerto Coral pelo Grupo Ensmble Vocal Pró Música da Escola Silva Monteiro, Porto; no dia 2 de Outubro, 11h - Solene Concelebração em Honra de Nossa Senhora dos Rosário, presidida por D. Augusto César Alves Ferreira da Silva, Bispo Emérito de Portalegre e Castelo Branco (com transmissão televisiva TVI); em 3 de Outubro, após uma concelebração presidida pelo Abade de Singeverga, D. Luís Aranha (10h), realiza-se às 16h a Grandiosa Procissão de Louvor e Honra a Nossa Senhora do Rosário e aos Padroeiros São Cosme e São Damião, percorrendo o seguinte itinerário: - Igreja Matriz, Largo João Paulo II, Rua da Igreja, Largo Santo António, Rua 25 de Abril, Rua do Monte Crasto, Avenida 25 de Abril, Largo João Paulo II (Terminando na Igreja Matriz); no Domingo, dia 9, 11h, Missa solene de encerramento em honra dos Padroeiroa, prsidida pelo pároco de S. Cosme, Padre Alípio Barnosa., Todos estes momentos, cada um com a sua importância na comunidade Paroquial de São Cosme, têm o propósito de tornar cada vez mais uma Paróquia activa, e que sabe e recebe todos aqueles que nos visitam cada vez melhor. (Inf.: António Koch, Secretário da Confraria)