Manuel Paiva
No passado dia 25 de Agosto, alguém, que há 50 anos fez a Profissão Solene na igreja de Milheirós de Poiares, teve a feliz e significativa ideia de congregar os e as companheiras desse evento para o celebrar condignamente.
Como não se deve esquecer aqueles que já partiram, às 11 horas houve uma romagem ao cemitério. Aí foi feita uma alocução em que foi destacada a cruz, não como um sinal de sofrimento e de fracasso, mas como um sinal de amor. De facto foi vincado pelo orador que o braço vertical da cruz era um traço de amor que unia o Céu e a terra, Deus e os homens, traço este que só tinha sentido quando unido ao braço horizontal que é o traço de união e amor entre todos os homens. Só com os dois braços é que a cruz é Cruz, e só assim nela está Cristo todo, a ligar Deus aos homens, e estes entre si. Seguiu-se a celebração da Eucaristia presidida pelo P. José Loureiro, natural de Milheirós de Poiares, e a paroquiar a freguesia de Custóias.
Tudo terminou com um almoço num restaurante, no meio daquela alegria que deve ser o sinal da presença de Deus nos cristãos. Não vale a pena dizer mais acerca do que nos ficou no coração, pois isso está expresso num poema do conhecido poeta popular, Manuel Conceição, também de Milheirós de Poiares, e do qual a seguir se transcrevem apenas 5 sextilhas, das 11 que ele escreveu e leu durante o almoço. Pedimos desculpa ao autor, mas as reportagens obedecem a limites no espaço jornalístico.
Eis as 5 sextilhas:
Belo almoço de confraternização
Dos cinquenta anos da Comunhão
Solene, neste fim-de-semana!...
Para mim é uma satisfação
Poder estar aqui de alma e coração
Mais a minha filha Maria Joana.
.
Sei que alguns já partiram,
E que todos vocês sentiram
Muito a falta deles.
Mas eu quero-lhes dizer
Que o melhor que têm a fazer,
É, quando se lembrarem, rezar por eles.
A fraternidade dos cristãos
Consiste em sermos irmãos
E mostrar como se ama!...
Este gesto de simpatia,
É que nos dá a garantia
De que não deixam apagar a chama!...
Continuem sempre assim
Porque até as flores de jardim
Se cruzam e ficam bonitas!...
Eu gosto deste modelo
E deixo aqui um apelo:
Não deixem de ser bem vistas.
.
Eu creio que continuarão
Porque o vosso coração
Certamente está com Deus!
E não há melhor caminho,
Pois ninguém, por si sozinho,
Entra no reino dos Céus».