Ordem de São Bento (OSB)
A Ordem de São Bento (Ordem Beneditina) foi fundada por S. Bento de Núrsia, em Itália, no Monte Cassino, no séc. VI (529). Em Portugal, a OSB tem o nome de Província Portuguesa da Ordem Beneditina, tendo entrado no nosso país no séc. XI, a quando da Reconquista Cristã. Nessa altura eram conhecidos como os Monges Negros, devido ao hábito negro que envergam.
A esta ordem religiosa deve-se, em boa parte, a evangelização da Europa, após a invasão dos povos bárbaros que destruiram o Império Romano do Ocidente. Devido a tão grande e meritoso esforço de evangelização, o Papa Pio XII declarou S. Bento "pai da Europa" e Paulo VI, em 1964, primeiro padroeiro do continente europeu. A partir da OSB surgiram novos ramos, sendo os principais os Cluniacenses (Cluny, em França) e os Cistercienses (Cister). O ramo feminino (Beneditinas) agrupam-se, por vezes em mosteiros associados aos masculinos.
Na Diocese do Porto, têm dois mosteiros: Singeverga, em Roriz, Santo Tirso, e S. Bento da Vitória, no Porto. Actualmente, o Superior Maior (Dom Abade) é D. Abade Luís Bernardo Sacadura Botte Aranha.
A OSB tem como objectivo a vida monástico-cenobítica, sob o lema "Ora et Labora
" (Reza e Trabalha). São também famosos pelo licor que fabricam a partir da destilação de especiarias e plantas.
No nosso país residem cerca de 50 monges beneditinos, havendo ainda quatro nas missões "ad gentes". Para além dos mosteiros na diocese do Porto, possuem o Priorado de N.ª Sr.ª da Assunção, em Lamego, e a Cela de N.ª Sr.ª da Graça, em Lisboa.
Em Portugal editam a revista trimestral "Ora & Labora" e a revista semestral "Presença de Singeverga, com uma tiragem de 1000 exemplares. Contacto: Mosteiro de Singeverga, 4780 RORIZ STS. (SC)
VP há 25 anos
A Voz Portucalense há 25 anos, no seu número 3, de 17.01.1980, fazia manchete de primeira página ao Oitavário de oração pela unidade dos cristãos e ao esforço do ecumenismo tende para a re-união dos cristãos, vindo de horizontes opostos, em abertura aos mútuos valores.
Em Itália, realizava-se o primeiro encontro entre trabalhadores italianos e franceses, no centro do túnel do Monte Branco, construído a partir das duas fronteiras.
Ao nível da Diocese, a Cáritas Diocesana movia esforços para ajudar as vítimas do sismo dos Açores, ocorrido dias antes.
As notícias internacionais focavam a invasão do Afeganistão pela URSS, que se poderia tornar o Vietnam soviético. (SC)
II Ciclo de Órgão e Música Sacra - Porto 2005
O grupo Vox et Organum e o grupo de Câmara do Porto promovem ao longo deste ano o II Ciclo de Órgão e Música Sacra. Estão agendados os seguintes concertos em Igrejas do Porto e arredores que possuem órgãos de tubos, alguns deles históricos: 22 de Janeiro [16h] - Igreja de S. Lourenço - Grupo Vox et Organum; 19 de Fevereiro [16h] - Igreja de S. Francisco - Grupo de Câmara do Porto; 19 de Março [21h30] - Igreja de Nª. Senhora da Conceição - Grupo Vox et Organum; 16 de Abril [21h30] - Igreja de S. Salvador de Moreira da Maia - Grupo Vox et Organum / Órgão Arp Schnitger (1701, restaurado em 2000); 30 de Abril [16h] - Igreja do Mosteiro de S. Bento da Vitória - Grupo Vox et Organum; 21 de Maio [21h30] - Igreja de Cedofeita - Concerto de encerramento do "II Ciclo de Órgão e Música Sacra-Porto 2005", com Grupo de Câmara do Porto; Coro Infantil do Círculo Portuense de Ópera; Orquestra de Música Antiga da ESMAE e Ana Mafalda Castro. O ciclo tem Direcção Artística de Ângela Alves, Emanuel Henriques e Paulo Alvim, que é o organista.
As questões do género na sociedade e na Igreja
Um "Grupo aberto de cristãos" promove mais uma reunião no dia 30 de Janeiro, dopmingo, das 10h às 17h. Convida para uma reflexão e diálogo todos os que se interessam pelo tema proposto: As questões do género na sociedade e na Igreja.
A reflexão será introduzida e desenvolvida por Teresa Martinho Toldy, doutora eem Teologia e professora na Universidade Fernando Pessoa.
Serã abordadas as questões do género na linguagem e concepções modernas: como se colocam entre nós tais questões?; e como se colocam à Igreja?; que relação específica têm com a fé cristã?; que caminhos para os dias de hoje?
Como sempre são bem-vindas, além dos participantes habituais, todas as pessoas que queiram (sendo o almoço partilhado por todos com o que cada um trouxer. No final partilha-se também a oração.
O encontro tem lugar no CREU - Centro de Reflexão para Universitários, dos Padres Jesuítas - Rua Oliveira Monteiro, 562, no Porto. Informações (depois das 18h): Carmen Machado (229519338), ou Miguel Lopes dos Santos (229021694).
Coralistas em convívio
Os componentes do grupo Coral da Cristo Rei, da capela da praia de Valadares, realizaram um jantar de confraternização, em que participaram os membros do grupo e familiares e amigos. O mais importante foi o convívio com que se entusiasmaram todos os presentes.
O grupo é constituído por jovens e adultos, com idades entre os 17 e os 78 anos.
Também o Grupo Coral Renascer, da paróquia de Custóias, realizou em 8 de Janeiro uma peregrinação a Fátima, juntamente com familiares e outros membros da comunidade que se quiseram associar. O grupo realizou uma visita ao Museu do Santuário e um momento de convívio e participou numa celebração na capelinha das Aparições, que reuniu, além dos peregrinos, várias centenas de pessoas. Celebraram a festa do Baptismo do Senhor, propondo cânticos dessa festa e outros de forte sentido litúrgico.
Este agrupamento, dirigido por Ana Miguel, tem vindo a desenvolver um notável aperfeiçoamento da sua participação, tanto a nível musical como de participação litúrgica.