[ DESTAQUE ]



    Uma esperança de renovação para a Igreja Diocesana

    Ordenações sacerdotais na Sé do Porto


    No próximo Domingo, dia 6 de Julho, na Sé Catedral do Porto, em celebração presidida por D. Armindo Lopes Coelho, serão ordenados três novos sacerdotes e um diácono para o serviço da Diocese do Porto, juntamente com um outro ordinando da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (padres Dehonianos).
    A ordenação constitui sempre uma esperança para a renovação do claro da Diocese, apesar de o número das ordenações ser claramente inferior ao dos sacerdotes falecidos no anos anterior, que, como oportunamente noticiámos, foram onze (ver número 1 deste ano da VP, de 8 de Janeiro de 2003), tendo já este ano falecido mais um (ver n.º de 18 de Junho de 2003).
    Serão ordenados presbíteros:
    Amadeu Francisco Monteiro Teixeira, nascido a 21 de Agosto de 1976, natural da paróquia de Lufrei, no concelho de Amarante. Realizou formação e estágio pastoral em Castelões de Cepeda e Santo Tirso. A Missa nova está marcada para o dia 13 de Julho, na sua terra natal, às 17h. Tem como lema pessoal "Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que te amo (Jo 21,17);
    João Pedro Serra Mendes Bizarro, natural de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia. Fez estágio pastoral no Pré-seminário e na paróquia do Santíssimo Sacramento, na cidade do Porto. A Missa Nova está marcada para o dia 13 de Julho, às 10h30, também na sua terra natal. Lema pessoal: "Fazei isto em memória de Mim" )Lc 22,19).
    Paulo Jorge Barbosa da Rocha, natural de Irivo, Penafiel. Fez a sua formação pastoral em Guilhufe, Irivo, Valadares, Sobrado e Senhora da Hora. Missa nova marcada para 20 de Julho de 2003, na sua terra natal de Irivo. Lema pessoal: "Estou no meio de vós como aquele que serve" (Lc 22, 27).
    Roberto Carlos Nunes e Sousa, dos Padres Dehonianos, é natural de Vilela (Paredes). Fez votos perpétuos em 2001. Exerceu actividades pastorais em Carnaxide, Madagascar, Alfornelos, Duas Igrejas. Missa nova marcada para o dia 20 de Julho, também na sua terra natal de Vilela. Lema pessoal: "O Teu amor vale mais do que a vida" (Sl 63, 4).
    Será ordenado Diácono Nuno Miguel Pereira Soares, natural de S. Mamede de Infesta (Matosinhos). Realizou actividades pastorais no Pré-seminário e em Castelões de Cepeda.
    Jovens, estes novos sacerdotes entraram já numa idade de claro amadurecimento: todos passaram os 25 anos. Este sintoma de maturidade psicológica e intelectual certamente permitirá que realizem na diocese e na Igreja as tarefas de responsabilidade que brevemente lhes serão cometidas. Os lemas por eles escolhidos manifestam também uma atitude interior de dedicação e serviço ao povo de Deus.