O grupo MAVI (Muita alegria, amizade e animação a viajar), sob a batuta do casal Maximina e Vítor Ângelo Fontes, ambos dirigentes do MEC (Movimento de Educadores Católicos) e já com um longo historial de organização de viagens, dentro e fora do pais, passou uma semana em terras da Sicília, de 30 de Março a 6 de Abril passados.
A rota foi muito bem gizada pela organização e pela agência Pam Tours e permitiu aos viajantes apreciar a herança de diferentes civilizações e visitar terras tão importantes, sob o ponto de vista histórico-cultural, como Palermo, Agrigento, Siracusa, Monte Etna, Catania, Taormia e Cefalú.
A grandeza e a beleza da "Ilha das Paixões" ( assim é conhecida), desde as magníficas paisagens visíveis nas cidades supracitadas até às Catedrais, Igrejas e Teatros da Antiguidade, tomaram esta viagem inolvidável e fizeram da ilha um local a ser revisitado.
A hospitalidade dos sicilianos, demonstrada em todos os locais visitados, e o conforto dos cinco hotéis em que pernoitamos durante esta semana de turismo e cultura, foram também marcas de distinção nesta viagem por "La Bella Sicilia".
Finalmente a coesão, a partilha de experiências e a jovialidade do nosso grupo (éramos, no fundo, 36 jovens com idades compreendidas entre os 26 e os 83 anos!), fizeram desta viagem uma "curta-metragem" inesquecível na vida de todos nós. São momentos como estes que nos fazem sair, de quando em quando, do solo da rotina e das banalidades do nosso quotidiano, e nos transportam às alturas do Sonho e do Êxtase, tornados episodicamente Realidade. (Duarte Estêvão)