Em Santa Maria da Feira
Celebram-se neste ano de 2005 os 500 anos da "Festa das Fogaceiras", em Santa Maria da Feira. Foi, pois, já há 500 anos que pelo povo daquela terra fez os seus votos a S. Sebastião, que deram origem a esta popular Festa. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promove e patrocina a Exposição O Mártir, corpo ferido na árvore, que estará patente de 20 de Janeiro a 13 de Março de 2005, na Igreja da Misericórdia daquela cidade. Este grande evento reliigioso e cultural tem como Comissário Geral o Cónego Doutor Carlos Moreira Azevedo e conta com 80 obras de Arte. A Exposição, cuja inauguração será presidida pelo Bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, divide-se em três secções: 1) raízes do culto; 2) árvore da vida; 3) florilégio da devoção. Para começar a assinalar esta efeméride realizou-se já um Colóquio sobre a Sida, como peste do nosso tempo, no Hospital S. Sebastião.
Um livro para a novena
Como mais uma forma de comemorar os 500 anos da tradicional festa, através das Edições Paulinas, acaba de ser publicado um livrinho destinado à celebração da novena em honra de S. Sebastião, da autoria dos Padres Joaquim Domingos Areais e José Carlos Teixeira, que inserem no prólogo uma breve história daquela figura de mártir que se representa cravado de setas, salientando que "desde tempos antigos que é invocado como advogado das pestes, associadas quase sempre às guerras e à fome. Particularmente em santa Maria da Feira, desde há quinhentos anos". Foi de facto por ocasião de uma peste que o povo daquela terra fez um voto a S. Sebastião, que está na origem da Festa das Fogaceiras.
Neste livrinho, os esquemas da novena fundam-se em textos bíblicos, salmos, orações e textos de meditação, concluindo com um conjunto de cantos tradicionais da devoção popular, dedicados a S. Sebastião.
A celebração solene da Festa das Fogaceiras em Santa Maria da Feira será presidida por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, no dia 20 de Janeiro, às 11h, numa Eucaristia comemorativa do 500.º aniversário da Festa das Fogaceiras. Às15h30, sairá a tradicional procissão, que percorre as ruas da cidade.