[ Tema Vivo ]



    O homem mais importante

    Mário Salgueirinho


    Observando o mundo que nos rodeia, verificamos que a escala dos valores está invertida. Acontece em toda a parte, mas aqui em Portugal é espantoso.
    Os meios de comunicação social - tanto a televisão e rádio, como a imprensa escrita, principalmente certas revistecas doentias, insistem em propor modelos de pessoas conhecidas pelas suas vidas fúteis e escandalosas. E as crianças e adolescentes e muitos adultos sem capacidade de discernimento, crescem e vivem num ambiente balofo, materialista.
    Há dias, um professor, chamando a atenção para os verdadeiros valores, perguntou aos seus alunos qual lhes parecia ser o homem mais importante na hora actual. Interrogou o primeiro, julgando que lhe iria responder que era o Presidente da República ou o Papa. Mas não. O pequeno respondeu que o homem mais importante era aquele que ganhou o primeiro prémio na quinta das celebridades!
    Muitas crianças e adolescentes falam pelo que ouvem na sua casa da boca de seus pais : - pais educados no mesmo vazio, no culto exagerado dos valores materiais e de valores fúteis de modelos moralmente negativos.
    Quantas pessoas serão capazes de dizer alguma coisa sobre essa admirável cientista portuguesa, que depois de muitos anos de investigação descobriu que a alimentação é um dos melhores contributos para a cura do cancro?
    Em Portugal pouca gente conhece esta cientista que nos orgulha, porque a televisão e outra imprensa pouco se referiram a ela. Mas é conhecida e apreciada no estrangeiro, a ponto de ter sido internacionalmente premiada.
    Urge insistir na descoberta e apreciação dos valores espirituais que estão acima dos valores materiais, transitórios e perecíveis.
    Os valores físicos têm a sua relativa importância. Muito mais valiosos são os valores morais e intelectuais, que ensinam, que investigam, que descobrem e salvam vidas.