[ Especial ]



    À CONVERSA COM... SOFIA BARBOSA

    Difundir e divulgar a música portuguesa


    Perfil

    Sofia Barbosa, nasceu (Out. de 1974), cresceu e estudou em Lisboa. Licenciada em contabilidade pelo ISCAL, Sofia deixou para trás esta carreira para se dedicar a tempo inteiro à sua grande paixão - a música, depois de ter vencido, em 2003, a primeira edição do concurso televisivo "Operação Triunfo", que lhe permitiu o início de uma carreira a solo com a gravação de um CD, "Contrastes" (gravado em Londres, com a chancela BMG), com temas originais.
    - Em 1995 participou no programa da RTP1 "Selecção de Esperanças";
    - De 1995 a Fevereiro de 2003 o seu envolvimento em diversos projectos ficou marcado pelas gravações de diversos CD's em que participou: "Zona Quente", projecto "Sem Papel", "Exaltai" e telenovela "Jóia d'África".
    - A 5 de Julho de 2003 inicia e integra a tournée de verão da "Operação Triunfo", actuando em 21 palcos diferentes por todo o Portugal continental, Açores, Madeira e também nas ilhas de Santiago e Sal do arquipélago cabo-verdiano.
    O seu "site" na Internet é www.sofia.online.pt



    VP - Um dos desejos da Sofia para o Natal de 2003, altura em que saiu o seu 1º álbum - "Contrastes" - era obter o disco de prata. Esteve lá próximo ou acabou mesmo por conseguir?
    Sofia Barbosa (SB) - Trabalhamos para atingir esse objectivo mas, dadas as circunstâncias do mercado apenas foi possível ficar próximo.

    VP - Outro desejo seu, ou melhor, um grande projecto, era também levar o álbum ao estrangeiro. Como foi a digressão em Maio deste ano aos E.U.A.? Qual foi a impressão geral das comunidades portuguesas lá radicadas?
    SB - O concerto correu bastante bem e a aceitação por parte da comunidade portuguesa em Connecticut foi além das minhas expectativas, pois não esperava encontrar perto de 700 pessoas num primeiro concerto fora de Portugal.

    VP - Qual a razão do seu álbum se intitular "Contrastes"? É feito de muitos contrastes ou os contrastes é que tomam parte integrante na sua vida?
    SB - Contrastes porque estão patentes, no álbum, diversas sonoridades como o Funk, Soul, Trip-hop e Morna.

    VP - "Contrastes" possui 10 temas, dois dos quais em inglês. Foi por acaso esta opção, ou tem algum sentido futuro? E todos eles têm autorias de letras diferentes: G. Daniel, Emanuel Andrade, Teófilo Chantre, Charlie Casey e Bob Telson. Quem são e porquê estes letristas?
    SB - Acho que foi mesmo com um sentido futuro, tentando alcançar também outros mercados que não apenas o Português.
    Os dois primeiros são amigos meus, o Teófilo e o Bob T. são os compositores dos temas "covers" e o Charlie é o co-produtor do álbum e autor de alguns dos temas.

    VP - Ainda referindo outro projecto importante, está previsto um novo CD, um 2º álbum, já para este ano. Poderemos saber já, em primeira-mão, que nome vai ter e quando virá para fora?
    SB - Neste momento tudo não passa de um projecto em que se está a trabalhar e cujos detalhes são ainda meras conjecturas.

    VP - De que forma vai ser este novo projecto, musicalmente "falando"? Sei que um dos seus grandes objectivos para agora era escrever as letras para este novo álbum, inclusive, de tipo autobiográfico e também de cariz mais geral. Será assim?
    SB - O objectivo será a exploração de novas sonoridades e talvez a inclusão de letras de minha autoria mas que não serão autobiográficas com certeza.

    VP - Sabendo que a sua agenda é composta de entrevistas, reuniões, aulas de canto, ginásio, cuidados de imagem e leitura, leva-me a constatar que tem um método disciplinar e planeamento diário parecido com aquele que tinha na "Operação Triunfo I - RTP". Sente que ganhou com esta formação e programação, mais do que ter vencido o concurso?
    SB - Um aspecto foi o que ganhei com aprendizagem e outra o ter sido a vencedora e isso não tem termos de comparação até porque, determinadas factos que compõem agora a minha agenda não as fazia durante o programa. No entanto, a disciplina que nos foi imposta na escola acaba por se transpor também para o meu dia-a-dia.

    VP - Tem agora uma carreira profissional e musical, como pretendia, diferente de outros colegas da "Operação Triunfo". Que sentimentos e comportamentos resultam quando se encontram em algum espectáculo ou actividade em comum? De que forma alimentam e consolidam a amizade que construíram?
    SB - Não há diferenças nos sentimentos e comportamentos entre o antes e o depois do programa pois os sentimentos que nutríamos entre todos mantêm-se. Através dos contactos habituais.

    VP - Participou há pouco tempo num espectáculo Gospel, com um Coro de 100 vozes e outros músicos consagrados nacionalmente. Esta sua versatilidade em conjugar e cantar em tipos de espectáculo distintos permite-lhe uma maior riqueza e projecção. Tenciona centrar-se mais para este âmbito "Gospel" e de "Espirituais negros"?
    SB - Não, pretendo que a minha carreira possa ser muito mais versátil e não dedicar-me simplesmente a um estilo, neste caso o Gospel.

    VP - De Junho a Setembro do ano corrente os seus "tours" têm-se desdobrado com a digressão por todo o país "Coca-cola Portugal a cantar", cantando juntamente com Miguel Ângelo, Anabela, Miguel Gameiro, Sofia Gaspar e Filipe Gonçalves. Quais são as finalidades destes concertos? Como têm corrido?
    SB - A finalidade desta tour é levar a música portuguesa aos quatro cantos de Portugal através de um espectáculo com muita cor e alegria. Tem corrido bastante bem.

    VP - Na sua opinião, quais são as "notas e claves" necessárias para edificar uma carreira musical com uma vida pautada de harmonia e melodia? E os "acidentes" musicais? Dessa forma está o caminho aberto para o fácil reconhecimento?
    SB - Todas! Tudo é importante para crescer, incluindo os "acidentes musicais", com os quais podemos aprender muito. O reconhecimento vem com o trabalho constante.

    TRÍMERO TEMÁTICO:

    VP - Clonagem de embriões: como travar este atentado à humanidade?...
    SB - Será que é um atentado? Até que ponto o poderemos afirmar?

    VP - Doença de Parkinson: onde está a cura?...
    SB - Na investigação científica mais aprofundada.

    VP - "Operação Triunfo III": onde, como, para quê, com quem e quando?...
    SB - Não tenho conhecimento de uma nova "OT", no entanto cabe à produção do programa delinear todos esses aspectos, tal como o fez anteriormente.


    ASPECTOS DE ELEIÇÃO

    VP - Um "espiritual negro"...
    SB - "His eyes is on a sparrow".

    VP - Uma cantora nacional...
    SB - Sara Tavares.

    VP - Uma cantora internacional...
    SB - Whitney Houston.

    VP - Um grande prémio...
    SB - Ser feliz.

    Entrevista e Fotos de
    ANDRÉ RUBIM RANGEL
    rangel@aeiou.pt