[ Especial ]



    Associações, Movimentos e Obras laicais


    Realizou-se, conforme o programado, o encontro de associações, movimentos e obras laicas da Diocese do Porto, na Casa Diocesana de Vilar. O encontro foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. Armindo Lopes Coelho, e contou coma a presença do Bispo Auxiliar responsável pelo Apostolado dos Leigos, D. António Carrilho, tendo conduzido os trabalhos Domenico Casella, do Movimento dos Focolares, e Maria Leopoldina Pinho, do Movimento de Educadores Católicos.
    Após o tempo de oração inicial e a apresentação das organizações presentes, D. Armindo elaborou uma reflexão com o tema "Programação Pastoral sob o signo da santidade e da comunhão eclesial". Apresentou aos leigos um resumo das grandes inquietações do Bispo da Diocese, particularmente os problemas da ausência de párocos para todas as paróquias, a sobrecarga de trabalho a que muitos estão sujeitos, a complexidade de projectos pastorais e económicos, apelando à participação e colaboração dos leigos em tarefas pastorais que lhes são próprias. Manifestou esperança em que "quem governa a Igreja é o Espírito Santo", que fará encontrar em cada momento as soluções oportunas para os problemas que surgem, incluindo o da falta de padres. Apelou aos muitos movimentos laicais à intervenção na sociedade e ao esforço de elaboração dos seus projectos e iniciativas próprias. Manifestou o especial interesse na realização do Dia Diocesano da Família e na valorização pastoral da Casa da Juventude, a inaugurar no dia 26 de Outubro em Ermesinde.
    Foram depois apresentados dois documentos do Conselho de Pastoral Diocesano: um sobre "A família: (novos) problemas, novos desafios pastorais" e outro sobre "A Pastoral juvenil hoje: novos sinais dos tempos, novos desafios, novas propostas".
    Maria Leopoldina Pinho fez depois a uma apresentação do programa das Jornadas Diocesanas do Apostolado dos Leigos, a realizar de 22 a 24 de Novembro, com o tema "Viver e celebrar o Domingo numa sociedade em mudança". O programa inicia-se na noite do dia 22 com uma conferência por António Teixeira Fernandes, que apresentará um estudo sobre "A prática dominical em sociedades pluralistas - dados relativos à Diocese do Porto". O dia de sábado 23 é preenchido com conferências e um painel sobre "Pastoral de domingo: experiências e novos desafios à criatividade". No Domingo 24 os participantes nas Jornadas participarão também na Eucaristia da Festa de Cristo Rei, na catedral do Porto. Uma conferência pelo médico psiquiatra Manuel Freitas Gomes sobre "A família e o Domingo" integra a sessão de encerramento, a que preside o Bispo do Porto.
    Estão abertas as inscrições. Devem ser feitas por movimentos, mas estão abertas a quem se quiser inscrever individualmente. As inscrições são gratuitas e o pagamento das despesas de estadia e alimentação far-se-á em momento oportuno a indiciar durante as Jornadas. É desejável que as inscrições de grupos paroquiais seja feita em conjunto pela paróquia. Apela-se a uma grande adesão de fiéis leigos e assistentes de movimentos, e deseja-se que todos participem em todas as actividades das Jornadas.