Entrada: A Páscoa na sua plenitude. A Páscoa florida. Cristo Ressuscitado comunica-nos o dom por excelência: o dom do Espírito Santo. Hoje, o Espírito Santo desceu com estrondo improviso sobre os discípulos e infundiu o seu amor nas mentes, ainda ligadas às coisas terrenas; enquanto exteriormente apareciam línguas de fogo, por dentro os corações tornaram-se ardentes porque, acolhendo a Deus que naquela aparição se manifestava, sentiram a força e a suavidade do amor.
Acto Penitencial: Meditai, irmãos caríssimos, na grandeza desta solenidade em que se celebra a vinda de Deus como hóspede da alma. Se um amigo rico e muito poderoso viesse à vossa casa, certamente que esta seria limpa com o máximo cuidado para eliminar tudo o que pudesse ofender o olhar do amigo que vem. Cancele, pois, toda a mancha da iniquidade quem prepara para Deus uma morada no seu próprio coração. (S. Gregório Magno, Homilias sobre os Evangelhos, II 30, 1.2).
Ou rito da Aspersão da água benta: Para que em nós corra limpo esse rio de água viva, deixemo-nos aspergir em memória do banho da regeneração do nosso Baptismo.
Glória: Cheios do Espírito Santo, proclamemos as maravilhas de Deus
Pai Nosso: O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza, porque não sabemos o que pedir nas nossas orações... Ele nos faz clamar «Abba, Pai»...
Final: Ele paira onde há um coração que pare. Ele fala onde há uma alma que escute. Ele manifesta-se, onde há um olhar que o pressinta. Ele faz-se hóspede onde há um coração que lhe abra a porta!
SUGESTÃO DE CÂNTICOS
Entrada. Povo de Reis, L. Deiss, ou O Espírito do Senhor encheu a terra inteira, F. Santos;
Salmo - Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, M. Luís; Ofertório: Espírito Criador, F. Santos; Comunhão: Enviai, Senhor o Vosso Espírito, C, Silva ou Felizes os convidados, C. Silva; Final: Ide por todo o mundo, M. Luís ou F. Santos