[ Diocese ]



    Convívio e caminhada de louvor na Serra da Freita

    Paróquia de Santa Maria de Covelo (Gondomar)


    A Paróquia de Santa Maria de Covelo – Gondomar, realizou no passado dia 15 de Setembro, sábado, um dia de convívio como forma de acolher os catequizandos e os pais para a participação na catequese.
    No seguimento do pedipaper de 7/07/2007, e dando cumprimento ao compromisso efectuado pelos catequistas de Covelo no “Dia do Catequista da Vigararia de Gondomar”, no passado mês de Fevereiro, num encontro de formação orientado por Isabel de Oliveira, actual directora do SDEC, este encontro foi subordinado á importância que os pais têm na catequese dos seus filhos e a forma de os envolver, comprometer e potenciar o seu trabalho na educação católica dos seus filhos.
    A escolha do local de convívio foi a relação de união da natureza com Deus. Dia começou com a visita à Igreja do Convento de Santa Mafalda, onde o pároco, Padre Domingos do Aido, fez uma breve oração oferecendo este dia ao nosso Deus Amor.
    Seguimos para a Serra da Freita, onde visitamos o parque eólico, a frecha da Mizarela e pelas 13 horas no parque das merendas tivemos o nosso almoço com delícias gustativas partilhado por todos. A seguir ao almoço houve jogos tradicionais para pais/avós, filhos e catequistas, que aos graúdos fez relembrar com saudade os tempos do jogo da malha da corrida do arco, da corrida de saco, do salto á corda, da cabra cega, das andas, etc, e aos miúdos despertou para a descoberta de actividades para além da informática e dos telemóveis, e que são bem mais apelativas, divertidas e saudáveis.
    Cerca das 15 horas iniciamos uma caminhada de louvor a Deus pela natureza à capela da Senhora da Lage. Aqui procurou o Cruzeiro que continha o cartaz com a capa do catecismo deste ano que se inicia e com as suas catequistas, reflectiu e partilhou opiniões sobre os objectivos do seu próximo catecismo e o que será que Deus tem, e espera de nós neste ano de catequese. Cada grupo terminou o seu trabalho com uma prece ou oração que foi oferecida na Celebração orientada pelo Padre Domingos naquela capela, graças à gentileza do Padre João Almeida, que autorizou a abertura da Capela naquele dia exclusivamente para nós.
    Após o lanche regressamos a casa com a satisfação estampada no rosto, de um dia de convívio bem vivido na Graça de Deus, na companhia dos nossos filhos e da comunidade em que estamos inseridos.