[ Especial ]



    LOC/MTC propõe Mensagem de Natal


    A LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) propõe assim a sua mensagem de Natal:

    O Natal ganha sentido quando conseguimos ver para além das aparentes luzes que nos dispersam do essencial e entramos na contemplação do Deus Menino que nasce neste mundo da mesma forma que o fez à dois milénios atrás: de uma forma inesperada, numa manjedoira e a gente sem credibilidade, os pastores.
    O anúncio do nascimento de Jesus gerou nos pastores, primeiros ouvintes da alegre notícia, desconcerto e perplexidade: “o anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo” (Lc 2,9). Este face a face com o que parecia ser inalcançável, provoca medo nos pastores por nunca imaginarem que Deus os visitasse e fossem protagonistas e fazedores da história do seu povo.
    Os pastores foram chamados por Deus para serem anunciadores da Boa Nova. Corresponderam com docilidade e com fé.
    Também nós somos hoje convocados para acolhermos esse Menino Jesus desconcertante.
    Olhemos para o mundo, incapaz de se comprometer com uma justiça que acabe com as enormes desigualdades entre povos e promova a paz. As políticas sociais estão a fabricar pobres, desempregados, vidas sem sentido. Aumenta o sobreendividamento nas famílias. A corrupção em todos os géneros; a realidade das migrações, com muros para contê-las; novas pobrezas que surgem; novas formas de individualismos; o desejo de conforto a qualquer preço; o secularismo que invade as culturas; a perda de valores; a violência na vida social.
    Este aparente caos pode levar-nos a pensar porquê celebrar o Natal se não vemos um futuro claro.
    É neste mundo que o Deus-Menino quer nascer, não foge da nossa realidade, pelo contrário, age de uma forma inesperada, em gente que aparentemente parece estar perdida. Desacomoda-nos do nosso bem-estar através dos despojados de trabalho, de família, de direitos, de vida com dignidade.
    Tal como os pastores, nós militantes da LOC/MTC somos chamados a ser anunciadores e fazedores de um nova vida para o mundo. Neste Natal tenhamos a coragem de ir para além das aparências e entremos no presépio da Vida, do Deus desconcertante.
    Para todos um Bom e Santo Natal e um Ano Novo de Paz e mais dignidade para o mundo do trabalho e dos trabalhadores. (Equipa Executiva da LOC/MTC)