[ Sociedade ]



    Uma vida ao serviço dos outros

    Santa Casa de Misericórdia de Gaia homenageia Lima Torres


    Carlos Lima Torres, natural de Santo Tirso, foi homenageado em 4 de Dezembro pela Santa Casa da Misericórdia de Gaia. Foi atribuído o seu nome a um gabinete médico do Lar Almeida da Costa, tendo sido descerrada a sua fotografia. O médico, que esteve ao serviço da Misericórdia 47 anos, soma mais uma homenagem aos muitos reconhecimentos públicos que já recebeu (nomeadamente, a Medalha de Mérito Cívico – Classe Ouro, oferecida pelo edil de V. N. Gaia, Luís Filipe Menezes, e a existência de uma rua na Avenida de Gaia com o seu nome). Lima Torres continua ligado à Misericórdia de Gaia, sendo utente do Lar residencial Conde das Devesas, no qual tem ainda uma sala com o seu nome, e dando “um jeito como médico” sempre que é solicitado, já que “(…) mesmo de noite, se acontecer alguma coisa, eu atendo sempre. Sou médico até morrer”. Com uma vida repleta de memórias a tratar dos doentes e a salvar vidas, como na guerra do Ultramar, Lima Torres só lamenta “não ter escrito um livro”. “Pela minha conduta de médico, servindo os outros e nunca a mim, ficarei para sempre com o meu nome ligado à cidade de Gaia”, afirmou Lima Torres.
    O Provedor da Misericórdia de Gaia, Joaquim Vaz, agradeceu a Lima Torres a dedicação, ao longo de todos estes anos, à Misericórdia e por ter “escolhido o Lar Residencial Conde das Devesas, nesta fase da sua vida, como residência proferida”.
    Carlos Lima Torres tem uma forte ligação com o Centro Hospitalar de Gaia: foi presidente da Comissão de Ética do Hospital de Gaia até se reformar. Assumiu também o cargo de presidente da direcção e, posteriormente, da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Gaia. (ARR com Gab. Imprensa SCMG)