Visita Pastoral à Paróquia de S. Miguel de Baltar
Com a agenda daVisita Pastoral marcada entre os dias 4 e 9 de Novembro de 2003, D. António Carrilho pode apenas cumprir metade da Visita programada uma vez que começou a sentir dores de garganta e a voz muito presa o que o impedia de falar. Assim foi a visita dividida em duas partes com três dias na 1ª semana e outros três na semana seguinte.
Foi muito bonita a chegada do Sr. Bispo no dia 4 de Novembro e o acolhimento que o povo de Baltar lhe fez. Estava muita gente junto à Igreja de Baltar desde crianças a velhinhos que lhe quiseram dar as boas vindas, tendo para a ocasião feito um lindo tapete de flores. A alegria patente no rosto das pessoas era bem visível quanto o sorriso do Sr. D. António pelo bom acolhimento que sentiu.
Foi feita de seguida uma pequena oração pelo bons frutos da Visita e o Padre Eugénio proferiu algumas palavras em que dava as boas vindas ao Pastor que visita as suas ovelhas dizendo-lhe: "Bendito o que vem em nome do Senhor". D. António salientou o real significado da Visita Pastoral que é mesmo o do Pastor que visita o seu rebanho.
Seguiu-se a visita aos doentes acamados que quase não tinham palavras para expressar a alegria que sentiam por receberam tão ilustre visita.
Também a autarquia local e as principais associações culturais, desportivas e recreativas da freguesia mostraram-se muito honradas coma visita do Sr. Bispo e receberem-no com reverência e alegria.
Depois do jantar em casa das Irmãs Beneditinas, o encontro à noite com todos os grupos apostólicos encheu a Igreja e deu a imagem de que apesar da idade e do doença do Pároco de Baltar, este tem conseguido manter vivas as forças apostólicas e unidas as ovelhas do seu rebanho.
A tarde de 4ª feira foi dedicada à Escola E.B.2/3 de Baltar e à Eucaristia com os idosos e doentes que se puderam deslocar à Igreja. Os que quisessem e tivessem mais de 75 anos poderiam receber a Unção dos Doentes. Cerca de 30 pessoas o fizeram.
Visitou de seguida as capelas do Senhor dos Aflitos e a da Nª.Sª. da Piedade onde em cada local estavam reunidas as pessoas dos lugares próximos para receber e rezar com o Senhor Bispo, também cada qual com o seu tapete de flores.
A Quinta feira foi um dia muito duro para o senhor Bispo, já que visitava as escolas e Jardim Infantil da freguesia. Com tanta alegria e entusiasmo o receberam que o Senhor Bispo de tanto os acarinhar e falar com todos foi perdendo a voz e à tarde quando visitou algumas empresas da freguesia já o fez com grande sacrifício e quase a não poder falar.
Doente e sem voz, teve o Sr. D. António que adiar para a semana seguinte os três dias que faltavam.
Recomeçou então na sexta feira seguinte com outro dia extremamente duro pela extensão do programa. Logo de manhã uma visita à escola Secundária, seguida da visita ao colégio "Casa Mãe" que tem mais de 400 alunos, seguindo-se o Centro Social e Paroquial de Baltar que tem duas valências: Centro de dia para idosos e Jardim de Infância. Almoçou junto dos idosos fazendo uma visita às instalações e depois dispôs-se a assistir a um "espectáculo" apresentado pelas crianças e pelos idosos. Celebrou de seguida a Eucaristia na Capela da Senhora das Necessidades e ainda teve um encontro com as Vicentinas. Terminou o dia jantando com a Direcção e comando dos Bombeiros Voluntários e fazendo uma visita ao quartel onde os bombeiros (mais de cem) fizeram formatura especialmente para o Sr. Bispo. Também ali se juntaram alguns familiares de bombeiros para estarem presentes.
Apesar de a maior parte da visita estar completa, como o Sr. Bispo ainda não estava bem, no sábado apenas celebrou a eucaristia de Festa com as crianças da catequese. Eram mais de trezentas que de bandeirinha amarela e branca na mão davam as boas vindas ao Pastor. Foi uma ocasião excelente em que crianças puderam conhecer o seu Bispo e todos vibraram muito com toda a celebração.
Chegou o Domingo, dia do encerramento da visita. Como não havia crismandos a Eucaristia foi dedicada aos casais que quisessem renovar os seus compromissos matrimoniais e aos jovens da Paróquia. Terminou a visita com um almoço convívio com quem desejou estar mais um pouco com o Sr. D. António Carrilho e onde o P. Eugénio salientou a alegria que sentiu e viu nos seus paroquianos durante este tempo em que durou a Visita Pastoral. Por ter sido em duas semanas até nos fez saborear melhor a ocasião. Resta-nos agradecer esta Força Viva que a presença do Senhor D. António nos trouxe, e que nos dá ânimo a continuar a viver cada vez mais no sentido do Caminho Certo para Cristo. (Ana Maria)