Ao lanche com Jesus na paróquia de Carregosa (Oliveira de Azeméis)
No arranque de um novo ano pastoral, a paróquia de Carregosa, da Vigararia de Arouca e Vale de Cambra, apresenta algumas novidades. Neste sentido, destaca-se a iniciativa Ao Lanche com Jesus, dirigido aos idosos daquela paróquia, tantas vezes esquecidos.
Não tendo como objectivo substituir um centro de dia, a paróquia pretende que a iniciativa seja um ponto de encontro, de reflexão e de convívio dos idosos. E, nos dois primeiros encontros, responderam à chamada cerca de sessenta idosos, o que prova a necessidade de uma pastoral direccionada para esta faixa etária.
Assim, o ambiente gerado no primeiro encontro foi de grande expectativa tanto para os dinamizadores (pois não se sabia o número exacto de idosos que compareceriam) como para os próprios idosos (quanto ao que se iria passar).
O encontro começou com uma breve reflexão, a cargo do P. Artur Pinto, seguiu-se um jogo de apresentação A Teia -, durante o qual os idosos puderam dizer o seu nome, idade, local de residência e qual a actividade que tinham exercido ao longo das suas vidas. E que testemunhos
que experiências de vida! E as idades? Sim, idades que espantam qualquer um, pois vão até aos 91 anos, e com uma lucidez invejável. Após a apresentação, seguiu-se o momento da ginástica, a cargo da professora Elisabete.
No segundo encontro, e já mais à vontade, puderam ouvir o P. Artur falar sobre o Ano Sacerdotal e a figura de João Maria Vienney assim como recordar alguns dos padres que, ao longo dos anos, estiveram na paróquia de Carregosa. De seguida, fez-se uma espécie de caça aos provérbios. Ainda antes de cada um regressar a casa, houve tempo para o lanche.
O Lanche com Jesus teve, desde o primeiro momento, o apoio imprescindível da Comissão de Assistência não só no transporte dos idosos que têm problemas de locomoção ou que vêm de mais longe, como no acolhimento dos mesmos e na hora do lanche.
São, sem dúvida, momentos de grande alegria, de desconcentração e de reencontros, em que as maleitas próprias da idade são esquecidas, por breves momentos, e os seus corações se enchem de afectos.