[ DESTAQUE ]



    Nossa Senhora do Bom Despacho, padroeira do Concelho da Maia

    A Maia em festa


    A Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho é, desde há mais de 3 séculos, celebrada no 2.º Domingo de Julho. É o ponto alto das Festas do Concelho da Maia. Estas não teriam o sentido que a tradição, que nos foi legada, lhes dá. Tendo o Centro na Paróquia da Maia, porque Centro da Cidade, e donde o Concelho tirou o nome, todas as outras paróquias e Freguesias sentem-se englobadas e chamadas para a Festa.
    Dia 13, o dia mais importante porque há a Missa e a Procissão. Presidiu o Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva. Na homilia, D. Serafim fez a ligação maravilhosa do 13 de Julho em que nós ao celebrarmos a Nossa Senhora do Bom Despacho com nome e atributos diferentes de Nossa Senhora de Fátima, mas não deixa de ser a única e verdadeira mãe de Jesus para quem ela conduz sempre os Seus despachos (pedidos) a nosso favor. Falou-nos também, um pouco em concreto, da aparição desse dia (cuja visão era a do inferno)...
    A Procissão foi magnífica. Nela se incorporaram as Paróquias da Maia, excepto uma, com um andor de Nossa Senhora, com a Cruz Paroquial e um estandarte Mariano. As autoridades civis e policiais, bem como as confrarias da Paróquia e da Santa Casa da Misericórdia tomaram parte. Foram muitas as dezenas de milhares de pessoas que nela se incorporaram ou, ao longo das Ruas, presenciaram. A alegria que só a fé pode dar, o silêncio e a oração foram uma constante. A saudação, na Praça do Município, dada pelas sirenes dos carros e ambulâncias dos Bombeiros e da Cruz Vermelha, traz sempre a comoção a todos. A Procissão terminou frente ao Santuário, com a bênção do Santo Lenho. O Santuário foi visitado por dezenas de milhares de pessoas vindas de muitas terras que não das paróquias vizinhas. Muitas centenas de pessoas em acção para servir numa verdadeira linha evangélica.
    No dia 14, feriado Municipal, presidiu o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente. Durante a Eucaristia, crismou 25 cristãos (um grupo, após 11 anos de Catequese e outro que se preparou ao longo de um ano). A homilia prendeu a atenção de todos pela serenidade, alegria, sorriso e profundidade. D. Manuel conduziu-nos das primeiras às últimas frases, para Jesus. Disse-nos: "Todo o percurso de Jesus do Nascimento à Cruz (olhando para o Crucifixo de tamanho natural a seu lado) terá que ser para nós a fonte da nossa vida e o sentido do nosso caminhar.
    A Virgem Maria, na imagem da Nossa Senhora do Bom Despacho possui na mão uma caneta, não para despachar por intercessão a nosso favor os nossos pedidos a Deus que, quantas vezes, não os vemos concretizados (e ainda bem, porque não pedimos o que era melhor para nós segundo a vontade de Deus) mas para nos dar o despacho para Cristo. Ele é que deve ser o nosso grande desejo: Aquele a quem desejamos amar e imitar.

    Bispos do Porto com nome nas ruas da Maia
    Todos ficaram encantados e motivados para a vivência e testemunho da fé. De tarde houve inaugurações de alguns arruamentos, a que D. Manuel e o Presidente da Câmara presidiram, a saber: Avenida João Paulo II, a quem a Paróquia está ligada e com ela a Cidade (pensando, desde já numa estátua do Papa); Rua D. Júlio Tavares Rebimbas, o Bispo que dedicou a Igreja de Nossa Senhora da Maia; Rua D. Manuel da Silva Martins, presente no descerramento da Placa com o seu nome, Bispo muito querido da Maia; D. Armindo Lopes Coelho, Bispo que coroou Nossa Senhora do Bom Despacho e a proclamou Padroeira do Concelho da Maia declarando a Igreja Santuário Mariano e a Rua de Nossa Senhora da Maia.
    Louva-se a Câmara da Maia, na pessoa do seu Presidente Bragança Fernandes, Junta de Freguesia e Comissão de Toponímia. São sinais que marcam para sempre a Paróquia da Maia e dão valor à cidade. Agradece a Paróquia aos Bispos D. Serafim e D. Manuel Clemente, o nosso Bispo.
    As Festas deste ano tiveram verdadeira novidade que nos ultrapassa. (C)