[ Diocese ]



    Festa da Natividade em Santa Maria de Lamas

    Maria Irene A Santos, pela Comunidade Paroquial de S. Maria de Lamas


    O mês de Setembro, em Santa Maria de Lamas, tem um encanto muito especial. É o mês, por excelência, dedicado à Mãe do Céu. Este ano, para além da celebração da festividade em honra da Natividade de Nossa Senhora, Santa Maria de Lamas, nossa Padroeira, comemorou-se o primeiro aniversário da presença do Padre António Costa à frente desta Paróquia. O dinamismo por si imprimido há muito que começou a produzir os seus frutos. A sua grande capacidade de trabalho, aliada à sua fé profunda, às suas características de liderança e à sua capacidade de comunicar e motivar, estão a mexer com a comunidade de Santa Maria de Lamas e a dar-lhe um impulso de forma a comprometê-la numa dinâmica de fé esclarecida e com obras. Agradecemos à Mãe do Céu nos ter brindado com esta dádiva.
    Nos dias que antecederam a festa da Natividade de Nossa Senhora, o Padre António teve a preocupação de convidar toda a comunidade a participar na preparação para esse grande dia, que foi uma semana de pregação, tendo como pregador o Padre Queiroz, Missionário passionista, o que aconteceu na nossa Paróquia pela primeira vez.
    Para além do Padre António e do Padre Américo, Missionário em Angola, oriundo de Santa Maria de Lamas e a passar cá umas brevíssimas férias, esteve também o Padre Queiroz a quem foi dada a missão de explicitar a toda a comunidade o verdadeiro sentido e significado destas festividades, que devem ser um apelo à vivência de cada um segundo o Evangelho.
    No dia 8, sexta-feira, dia da Padroeira, celebrou-se a Festa da Eucaristia dinamizada com a participação da comunidade, o brilhantismo do nosso grupo coral e com as palavras sábias dos sacerdotes que as concelebraram. Seguiu-se a procissão de velas em honra de Santa Maria.
    No domingo, dia 10, realizou-se a grandiosa procissão pelas ruas principais da Freguesia. Os andores com a sua singela beleza, ficaram a cargo de cada lugar e acompanharam todo o percurso, o Santíssimo Sacramento e a comunidade cristã, numa atitude de respeito e muita fé.
    Durante todo o mês de Setembro o andor de Santa Maria de Lamas, esteve presente na nossa Igreja Matriz. Todo ele é feito com materiais de cortiça que simbolizam a característica da principal ocupação dos trabalhadores da nossa terra.
    No sábado, último dia do mês, celebrou-se a Festa da Eucaristia de encerramento das festividades. Foi um até sempre, Virgem Santa Maria! Para sempre um bem-haja!
    A Comunidade de Santa Maria de Lamas, agradece à Mãe do Céu, sua Padroeira e ao Padre António as maravilhas que nela têm operado.