Mário Ferreira Barbosa
O P. Mário Ferreira Barbosa nasceu em Frazão, Paços de Ferreira, em 9 de Abril de 1929. Foi ordenado presbítero em 18 de Dezembro de 1954. Exerceu as seguintes actividades pastorais: Vigário Cooperador em Lavra, Matosinhos; Pároco de Macieira da Lixa; Pároco de Eiriz e Sanfins, Paços de Ferreira. Faleceu em 21 de Outubro de 2009. O Seu funeral, presidido por D. João Miranda Teixeira, Bispo Auxiliar do Porto, realizou-se no dia 22 de Outubro em Sanfins de Ferreira.
O P. Mário tinha um perfil discreto e afável. E revelava grande qualidade e humanidade, nas suas relações interpessoais, prosseguindo a sua missão, com enorme espírito de sacrifício e com um sentido muito vivo de esperança. Foi sempre muito admirado e querido pelas crianças. Era bem conhecida a sua solicitude pelos doentes. Conhecia pelo nome praticamente todos os seus paroquianos.
Durante o seu ministério paroquial, foram ordenados dois padres, o beneditino Abade de Singeverga, Dom Luís Aranha, e o diocesano, pároco actual de Senhora da Hora, Matosinhos, Pe. Amaro Gonçalo. Num passado bem recente, liderou obras de restauro na Igreja Paroquial de Eiriz (2006) e colocação de novos telhados nas capelas de São Gonçalo e Santo António. Concluiu a construção do novo Centro Paroquial e Social em Sanfins de Ferreira, em 28 de Outubro de 2007. Deixou concluído um projecto de arquitectura, em apreciação na Comissão de Infra-estruturas da Diocese, para a construção de uma Igreja nova em Eiriz. Significativamente, a sua última aparição pública, em serviço pastoral, foi precisamente na bênção dos cemitérios de Sanfins de Ferreira e da capela mortuária e cemitério de Eiriz.
As comunidades paroquiais de Eiriz e Sanfins de Ferreira viveram este período final de doença, com vários momentos de oração comunitária e tiveram múltiplos gestos de carinho e de compaixão para com o seu Pastor.
Agostinho Pereira de Sousa, da Boa Nova
Filho de José de Sousa e de Sara Pereira Nunes, nasceu em Magueija, diocese de Lamego, em Portugal, em 6 de Novembro de 1928. Frequentou os Seminários das Missões de Tomar, Cernache do Bonjardim e Cucujães. Fez o Juramento missionário no Seminário de Cucujães em 15 de Setembro de 1952 e ali foi ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1955. Até 1961 trabalhou no Seminário de Cernache do Bonjardim como professor, prefeito e vice-reitor. Em 1961 partiu para Moçambique, para a diocese de Nampula, onde trabalhou quase até à morte. Foi professor do Colégio diocesano e professor, vice-reitor e reitor do Seminário diocesano de Nossa Senhora de Fátima. Foi Vigário Geral por duas décadas, interrompidas por um intervalo em Portugal, de 1986 a 1991, como Membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária e Reitor do Seminário de Cucujães. Regressou a Portugal, gravemente doente, no fim de 2007. Após operação ao coração, foi diagnosticado tumor maligno sem esperança de ser operado. Consciente da situação, viveu com fé os últimos tempos no Seminário da Boa Nova, em Valadares, Portugal. Faleceu no Hospital de S. João, no Porto, na manhã de 21 de Outubro de 2009. Foi sepultado, por vontade da família, na sua terra natal.