Realizam-se em 26 de Setembro as Celebrações Litúrgicas de S. Cosme e S. Damião, Padroeiros da paróquia e cidade de Gondomar. Igualmente ali se realiza a Festa de Nossa Senhora do Rosário, no dia 8 de Outubro.
O programa elaborado pela Confraria de S. Cosme e S. Damião e Nossa Senhora do Rosário contempla como actos principais: no dia 26 de Setembro, Eucaristia em honra dos Padroeiros; no dia 5 de Outubro, 10h, Missa de acção de graças pelos Irmãos da Confraria do Rosário, intenções dos Romeiros e dos Emigrantes, presidida pelo Padre Alípio Barbosa, Pároco de S. Cosme; no dia 7 Outubro, Eucaristia de Nossa Senhora do Rosário, presidida por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto; no dia 8 (Feriado Municipal), Eucaristia em honra de São Cosme e São Damião, presidida pelo Padre António Vaz Pinto. Ainda no dia 8, 16h, sairá a Procissão do Rosário que percorrerá algumas artérias da cidade de Gondomar; nela se incorporam todas as Cruzes Paroquiais da Vigararia de Gondomar; no dia 14 de Outubro, 11h, Missa solene, em honra e louvor dos Padroeiros S. Cosme e S. Damião e Nossa Senhora do Rosário, presidida pelo Padre Alípio Barbosa, Pároco de S. Cosme.
Um pouco de história da Confraria
Sabemos que a primeira Igreja erigida a São Cosme e São Damião, Irmãos gémeos, ambos médicos, santos e mártires, foi no longínquo ano de 1193, no reinado de D. Sancho I, sendo a primeira da Península Ibérica a prestar culto e devoção àqueles que são hoje os Santos Padroeiros da Paróquia de S. Cosme. Por esta razão não será de todo descabido considerar existente desde aquela data a Confraria de S. Cosme e S. Damião, baseados no facto de que Confraria é uma Associação de Culto especial aos Santos da sua fé. Porém, aquilo de que temos neste momento conhecimento físico e visível são os Estatutos dessa Confraria, cujos datam de 7 de Junho de 1882.
Muitos anos antes, foi então construída a que é hoje a Igreja Matriz de São Cosme, no ano de 1727, conforme consta em legenda gravada na pedra cumeeira da porta principal de entrada no Templo.
Um ano depois surge a Confraria de Nossa Senhora do Rosário cuja erecção canónica se verifica no ano de 1728, sendo aprovados os seus estatutos em 6 de Junho desse ano. Os Estatutos haviam de ser reformados em 5 de Fevereiro de 1893 e aprovados pelo Senhor Governador Civil do Distrito do Porto aos 28 de Março desse mesmo ano.
A esta Confraria de Nossa Senhora do Rosário se haveria de juntar a Confraria de São Cosme e São Damião, em data de que neste momento não se tem conhecimento concreto, embora se encontrem, cremos, manuscritos de contas de ambas as Confrarias no Museu da Igreja Matriz que, poderiam eventualmente levar-nos a uma data mais ou menos certa.
Dessa união de Confrarias nasce a actual Confraria de São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário que continua a prestar o lustro e esplendor do Culto Divino, e como é sua obrigação, promover as festas litúrgicas em honra e louvor dos Padroeiros São Cosme e São Damião, a 26 de Setembro, e Nossa Senhora do Rosário, no primeiro Domingo do mês de Outubro.
O Programa que a Confraria elaborou inicia-se no dia 16 de Setembro com a Celebração da Festa Litúrgica a Nossa Senhora das Dores, e termina no dia 14 de Outubro, com Eucaristia Mensal pelos Irmãos da Confraria, falecidos, vivos e seus familiares.
Além dos atrás referenciados, realizam-se ainda no dia 1 de Outubro, 21h30, um Concerto pela Orquestra Ligeira Vale do Sousa, comemorativo do Dia Mundial da Música (no Auditório Municipal). (Inf: António Koch, Confraria de São Cosme e São Damião e Nossa Senhora do Rosário)