Festa na Igreja Matriz de Espinho
A Igreja Matriz de Espinho viveu, já na ante-véspera do III domingo do Advento.
Quando a Poesia e a Música se irmanam para dar louvor a Deus, a festa é mais profunda e mais intensa. E, quando as pessoas se juntam para ouvir poesia e música, o Céu fica mais perto.
No dia 12 de Dezembro, ás 21h30, houve festa e festa vivida com fé e com esperança. O livro Caminhos da Luz, de João da Fonseca Guerra, em sessão dinamizada pela Paróquia e integrada nas suas actividades do Advento, foi apresentado por José Augusto da Silva Vieira a uma assembleia muito interessada e participativa. A alegria do evento, manifestou-a o Pároco, P. José Pedro , nas suas palavras de abertura, entrou na alma dos presentes pelo mini-concerto de órgão a cargo de Rui Fernando Soares; transmitiram-na os declamadores Djalma e Sãozinha; lia-se, afinal, no rosto de todos em comunhão com o autor quando ele tão bem estabeleceu o paralelismo entre a poesia e a música.
Caminhos de Luz não é um livro de religião; nele vibra um hino à vida e uma forte denúncia da sua degradação.
Caminhos de Luz, liturgicamente, aparece em tempo oportuno, pois como João Baptista, vem dar testemunho da luz. Literariamente, é uma obra em que, como disse José Augusto Vieira, o autor manobra com muita propriedade a Linguística, a Semântica, a Estilística e a Versificação. Em Caminhos de Luz, o espírito e a forma dão as mãos e a poesia surge naturalmente. (Paróquia de Espinho)
Acólitos da Vigararia de Vale de Cambra e Arouca em convívio
Na tarde do dia 14 de Dezembro, domingo da Alegria, realizou-se no Centro Cívico de Rôge o I Encontro Vicarial de Acólitos da recém criada Vigararia de Arouca -Vale de Cambra.
Fizeram-se comparecer 13 das 26 paróquias que constituem a Vigararia.
Foi uma tarde repleta de alegria, onde cada grupo se apresentou à sua maneira, com teatros, canções, textos, poemas... enfim, uma tarde onde nos podemos conhecer, conviver e perceber que ser acólito é fixe! Tivemos a sorte de ter connosco o Assessor Vicarial para a Liturgia o Sr. Pe Araújo, que nos disse que este encontro serviu para conhecermos esta nova realidade e o primeiro passo para uma nova descoberta, de valores, caminhos e de fomentar laços de amizades com novas pessoas.
Este foi apenas o primeiro encontro, muitos mais se realizarão num futuro próximo, com novas actividades, e certamente com a presença de todos os grupos de acólitos da Vigararia.
A Equipa Vicarial de Acólitos, agradece a todos os grupos de Acólitos presentes e em particular ao Grupo de Acólitos de Rôge que nos acolheu.
Um Santo e Feliz Natal para todos... (Paula Pinto)
Valadares: Grupo Missionário e Escola de Vila Chã - O Grupo Missionário de Valadares reuniu no Salão Paroquial onde foi visionado um filme que retratou factos ocorridos desde a Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora até ao Nascimento de Jesus. Foram lembrados os cinco anos 2003/2008 do Grupo, fundado em pelo P Manuel Bastos, então Reitor do Seminário da Boa Nova. Estiveram presentes o P. Francisco de Jesus e o Diácono Samuel Coelho que orientam e apoiam o grupo, ambos da Sociedade da Boa Nova. Este foi um encontro e uma data que esperamos seja continuada para bem mais e melhor servir a Deus e o próximo. Foram cantados os parabéns ao grupo.
Também a Associação de Pais, docentes e alunos da Escola de Vila Chã. Os cerca de duzentos alunos do Jardim de Infância e dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, vestidos com trajes natalícios representaram cantaram e recitaram poemas alusivos ao Natal, no palco do Salão Nobre dos Bombeiros. Os 700 lugares sentados foram ocupados estando muitos espectadores de pé à volta do salão. Foi aliciante ouvir e ver o entusiasmo com que as crianças se apresentavam em palco, orientadas pelas educadoras do Jardim-de-infância Laura e Inês, 1.º ano pelas professoras Mónica e Susana, 2. º ano pelas professoras Susana e Rosário, 3.º ano pelos professores António e Lara, 4.º ano pelas professoras Susana e Mariana. No final, todos os alunos receberam uma lembrança de Natal. (MAC)
Encontro de Natal do Turismo Religioso - Na semana passada, como vem sendo habitual, o departamento de Turismo Religioso e Cultural da Geotur promoveu um convívio natalício no Porto, congregando vários párocos e representantes dos grupos de peregrinações/viagens culturais, oriundos das dioceses do Porto, de Aveiro, de Braga, de Viana do Castelo, de Viseu e de Bragança-Miranda. Francisco Moura, director nacional, explicou que em 2009 concluir-se-á a integração da Geotur com a Star, duas das maiores Agências de Viagens em Portugal, lideres do mercado em vários segmentos, nomeadamente, o Turismo Religioso, entre outros. Em forma de balanço referiu que ao longo de 2008 realizaram 163 viagens (100 no Sul e Ilhas e 63 no Centro-Norte) e levaram, ao todo, 2.500 peregrinos à Terra Santa. Para este Ano Paulino, através do catálogo No Caminho da Fé, novos itinerários são propostos, ligados à vida do Apóstolo dos Gentios. (ARR)
Uma festa para os imigrantes - O Secretariado Diocesano das Migrações celebrou no dia 20 de Dezembro o "Encontro à volta do Natal", com a participação de mais de 250 estrangeiros.
Sendo a comunidade maioritária a da Igreja Ortodoxa (mais de 96%), coube ao responsável - Arquimandrita Philip Jagnisz, Vigário Geral de Portugal e Galiza - falar sobre a vivência e as tradições do Natal Ortodoxo. Participou também no encontro a comunidade muçulmana da Associação Turca, que está a celebrar a sua Festa do Sacrifício e alguns elementos da Associação Mais Brasil. À participação do Coral de Baguim, que em atitude de partilha fraterna veio enriquecer o encontro, juntaram-se cânticos natalícios da Ucrânia (Associação Amizade) e ainda alguns cânticos turcos.
Seguiu-se um lanche de Natal, enriquecido com alimentos típicos da Turquia, que a Associação quis partilhar com todos os presentes.