A Paróquia dispõe de mais três centros de culto, para além da igreja Paroquial: Capela de S. Pedro, em Ribeira de Abade, sobre o rio Douro, Capela da Sagrada Família no lugar da Lagoa, e Centro Paroquial. Existe ainda a capela de S. Roque onde se realiza a Festa da Senhora da Saúde em Agosto.
Capela de S. Pedro
A Capela de S. Pedro é de construção mais recente que a Capela da Sagrada Família, da Lagoa. A monografia sobre Valbom, há anos publicada, refere que a iniciativa da construção foi dos "mestres de companhas de pesca na alto mar, moradores nos lugares d'Arrothea e Ribeira de Abade, da freguesia de Valbom". O requerimento à Câmara Municipal de Gondomar para a referida construção é de 23 de Abril de 1890. Em Maio de 1890, a Diocese do Porto concedeu também licença para a construção desta capela. Situada no "Monte Casqueiro", tem excelentes vistas sobre o rio Douro. A festa em honra de S. Pedro teve momentos muito altos, sobretudo pela procissão, célebre pelos artísticos tapetes de flores que cobriam as ruas por onde passava. A procissão obrigatoriamente passava, na parte final, junto ao rio Douro, num ritual característico em que o andor de S. Pedro era voltado para o rio como que pedindo ao patrono dos pescadores que abençoasse aquelas águas, de onde muitas famílias retiravam, através da pesca, o seu sustento.
A capela de S. Pedro é zelada por uma comissão de culto. Tem Missa dominical. Recentemente, junto à capela, foram construídas várias salas para a catequese.
Capela da Sagrada Família da Lagoa
É uma construção do final do século XIX, por iniciativa de um particular que quis dotar a sua quinta (Quinta da Lagoa) com uma capela com a invocação de Jesus, José e Maria. Como na altura era exigido, há uma escritura de património datada de 28 de Agosto de 1854. Em 5 de Dezembro de 1854 foi lavrado "termo de sujeição" da capela à jurisdição ordinária do Bispo do Porto. Nesta data foram autorizados a nela serem celebrados a Missa e outros actos de culto, com a subordinação ao Pároco de Valbom. O proprietário inicial, em 1866, vendeu a capela e a quinta a dois indivíduos, um deles sacerdote. Em 1895, o sacerdote doou aos seus sobrinhos a quinta com a respectiva capela. Actualmente, embora ao serviço da Paróquia, a capela continua propriedade privada. Para além da missa dominical, nesta capela funciona a Catequese para as crianças desta zona da Paróquia. Para além da capela, com capacidade para cerca de 200 pessoas sentadas, dispõe este espaço duma sacristia e duma sala. É zelada por uma comissão de culto.
Anualmente, no último domingo de Maio, celebra-se a festa da Sagrada Família. De véspera há uma procissão de velas, desde a igreja paroquial, num percurso de vários quilómetros. A festa já teve algum esplendor. O actual proprietário manifestou a intenção de doar a capela à paróquia.
Centro Paroquial
O salão polivalente do Centro Social e Cultural da Paróquia de Valbom é um amplo espaço e agradável, com um lindo texto em madeira. Tem capacidade para mais de mil pessoas sentadas, numa ampla plateia e num balcão. Foi construído para funcionar como sala de espectáculos e capela. Ao lado do palco, em lugar digno, o altar, o ambão e a presidência. Por detrás do altar, uma pequena capela com sacrário e a sacristia. Uma porta de correr resguarda a capela fora das horas de culto. Do lado oposto ao altar, junto ao palco, existe uma boa bancada para o coral. Aqui se celebra uma das principais eucaristias dominicais, às 11 horas.