Grupo Vox et Organum
A associação Grupo de Câmara do Porto apresenta a quarta edição do Ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto sob a direcção artística de Ângela Alves, Emanuel Henriques e Paulo Alvim.
O Ciclo de Órgão e Música Sacra foi criado em 2003, na cidade do Porto, com o objectivo de revitalizar os órgãos históricos restaurados e estimular o interesse pelos espaços arquitectónicos em que eles se inserem.
A este desafio juntaram-se novas possibilidades com a integração de órgãos de construção recente que, pelas suas características técnicas e acústicas, permitem a execução de um vasto repertório.
Neste contexto o Ciclo de Órgão e Música Sacra permanece fiel aos seus propósitos iniciais: fazer ouvir os órgãos históricos, divulgar a música para órgão e a música sacra, apelar para o património arquitectónico e museológico, privilegiar nas suas escolhas os compositores e os intérpretes portugueses, convidar, sempre que possível, solistas e grupos vocais/ instrumentais de relevo, possibilitar o início de carreira a jovens músicos.
O Ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto de 2007 apresenta uma programação com conteúdos muito diversificados: um concerto de órgão e canto num espaço arquitectónico e acústico de excelência que é a Igreja de S. Lourenço; uma viagem organística, até ao Mosteiro Crúzio de Moreira da Maia, onde será visitado o órgão do célebre organeiro alemão Arp Schnitger. A Historiadora de Arte Célia Ramos, orientará a visita à igreja do mosteiro; um concerto de homenagem a Antero Maia (1957-2006) pelo seu incentivo, entusiasmo, apoio e generosidade para com o Grupo de Câmara do Porto e o Ciclo de Órgão e Música Sacra; a apresentação integral das Leçons de Ténèbres de F. Couperin num espaço de excepção, até agora nunca utilizado neste ciclo a Igreja da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco.
No ciclo O órgão e outros instrumentos, serão apresentadas obras para órgão e cravo pelo Duo Affectus, formado por Lourdes Alves e Fernando Jalôto, os músicos convidados do Ciclo.
Terá lugar tam,bém um concerto com obras para órgão de Johann Sebastian Bach. O órgão da Igreja de Santa Rita, obra do organeiro suísso Goll, é um instrumento de referência, especialmente para a execução de obras do período barroco.
No concerto Novos Músicos apresentar-se-ão alunos finalistas dos cursos de Órgão e de Canto do Conservatório de Música do Porto.
O Ciclo de Órgão e Música Sacra de 2007 expande-se para além das fronteiras da Área Metropolitana do Porto. Assim, será integrado no Ciclo deste ano o Concerto Inaugural do órgão de tubos da Igreja de Sendim-Felgueiras, construído pela prestigiada firma de organaria alemã Karl Göckel. (Paulo Alvim, Direcção artística do Ciclo)