Evocação de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto (1952-1982)
Ocorre no próximo dia 12 de Outubro, o 50.º aniversário da tomada de posse como Bispo do Porto de D. António Ferreira Gomes, que foi naqueles tempos solenemente recebido na cidade pelos membros da Igreja e pela população civil, como documentos da época, particularmente o relato que a Voz do Pastor, semanário diocesano, então fez.
A Fundação Spes, que mantém viva a memória e os ensinamentos desse notável Bispo do Porto, e é presidida por D. Manuel da Silva Martins, Bispo emérito de Setúbal, promove, na noite desse dia, às 21,30h, na Auditório da Igreja de Cedofeita, sob a Presidência de D. Armindo Lopes Coelho, seu sucessor como Bispo do Porto, uma conferência evocativa, pelo nosso estimado colaborador, o jornalista Pacheco de Andrade, em que apresentará alguns aspectos da investigação que tem vindo a realizar sobre a figura e a acção pastoral de D. António Ferreira Gomes.
Processo de beatificação de Madre Teresa de Calcutá
A Congregação, a que preside o Cardeal português D. José Saraiva Martins, terminou no dia 24 de Setembro a investigação das 80 mil páginas do processo da fundadora das Missionárias da Caridade. Foram reconhecidas as virtudes heróicas de Madre Teresa de Calcutá ao longo da sua vida, dando-se assim mais um passo decisivo para a sua beatificação.
Ontem, dia 1 de Outubro, os membros da Congregação para a Causa dos Santos voltaram a reunir. Desta vez para se pronunciarem sobre o milagre atribuído à intercessão de Madre Teresa: a cura de um tumor no abdómen de uma mulher. O passo seguinte será a promulgação por João Paulo II do decreto do reconhecimento das virtudes heróicas e do milagre atrás referido. Madre Teresa de Calcutá nasceu em 1910, em Skopje, Macedónia, com o nome de Agnes Gonxha Bojalixure. Faleceu a 5 de Setembro de 1997 e, menos de dois anos depois, o Papa abriu o seu processo de beatificação, uma excepção na regra que dita que a abertura destes processos só deverá ser feita, no mínimo, cinco anos após a morte da pessoa em causa.
Madre Teresa de Calcutá poderá ser beatificada no decorrer do ano 2003.