Sacerdotes falecidos
Antero Alves dos Reis
Faleceu no dia 20 de Julho de 2003 o Reverendo Padre Antero Alves dos Reis, pároco da Vergada, no concelho de Santa Maria da Feira, terra de onde era natural.
O Padre Antero Alves da Silva nasceu a 17 de Abril de 1926, na Vergada, e foi ordenado presbítero em 19 de Março de 1951. Contava, portanto, 77 anos de idade e 52 anos de sacerdócio. Desde 1985 até à data do seu falecimento desempenhava as funções de pároco da Vergada (Cristo Rei), na segunda vigararia do Porto-Aro sul.
As cerimónias fúnebres, realizadas naquela paróquia, foram presididas por D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto.
Celebração do Crisma em Margaride (Felgueiras)
Na tarde do passado dia 13 de Julho, D. João Miranda, bispo auxiliar do Porto, deslocou-se à igreja de Margaride, Felgueiras, para ungir com o Santo Crisma 125 jovens e adultos das comunidades de: Margaride, Lagares, Penacova, Refontoura e S. Jorge de Vizela.
Foi uma bela celebração do Crisma, com uma forte vivência interior que se exteriorizou numa activa e jubilosa participação.
Na homilia, o Sr. Bispo apelou aos jovens crismandos para que tomem parte activa na vida da Igreja e testemunhem no Mundo a fé em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Este convite integra-se perfeitamente na liturgia desse Domingo (XV do Tempo Comum) que se referia à missão e à vocação dos profetas. A esse respeito, o Sr. D. João começou por dizer que profeta é o que fala em nome de Deus mas não deve fazê-lo sem escutar e meditar na Sua Palavra. É por isso que, depois de vários anos a meditar e aprofundar essa Palavra, os crismandos recebem o Sacramento do Crisma que imprime neles a graça do Espírito Santo e os impele a ser verdadeiros profetas neste mundo carente de verdade, justiça e paz.
Finalmente, a proposta e o desafio a todos os jovens presentes: que grande seria a graça, se cada um deles vivesse dia-a-dia esta consagração que o Espírito realiza e sentisse um forte apelo interior à santificação. Assim, o número de vocações consagradas, proféticas, missionárias e laicais (conscientes) saciará as necessidades do nosso mundo e a vinha do Senhor produzirá os Seus frutos, como cantávamos no Salmo do dia.
Paróquia de Ramalde (Porto) peregrina de bibcicleta
Com início em 18 de Julho, a Paróquia de Ramalde realizou uma Peregrinação a Fátima em Bicicleta, uma iniciativa que constituiu já a 12ª edição. Este ano participaram 25 ciclistas, devidamente apoiados por uma equipa constituída igualmente por 25 pessoas. Procurou promover o convívio entre os participantes, uma vez que esta é uma forma de cimentar o conhecimento e a amizade entre as pessoas.
Os ciclistas associaram-se às cerimónias habituais, e participaram na procissão de velas em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A peregrinação terminou no domingo, dia 20 de Julho, dando-se o encontro com os familiares e amigos que se deslocaram nesse dia a Fátima em autocarro ou veículo particular. Segundo o pároco, padre Almiro Mendes, "a peregrinação em bicicleta constitui um momento único e uma experiência interessante. Não é um simples passeio, mas uma peregrinação. Estamos perante um acto pedagógico, uma vez que na vida também é preciso pedalar com esforço. É um imperativo caminhar em grupo para se chegar à meta pretendida, ou seja a Felicidade".
Militares recebem Crisma na Serra do Pilar
No dia 8 de Julho, realizou-se na Serra do Pilar, a Celebração do Sacramento da Confirmação, presidida por D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e de Segurança. Foram crismados 51 militares e civis das Unidades: Quartel General da Região Militar do Norte - Porto, Hospital Militar Regional n.º 1 - Porto, Regimento de Artilharia n.º 5 - Gaia, Regimento de Engenharia n.º 3 - Espinho e Escola Prática de Transmissões - Porto. Na sua homilia, o Sr. Bispo referenciou a importância de ser cristão no meio militar. O exemplo de vida que deve ser dado por cada um deles no meio em que está inserido, não renegando a sua crença. Foi uma celebração animada pelo Fanfarra da Região Militar do Norte e pelos militares do Regimento de Artilharia nº 5, que desde já agradecemos as suas participações, cujas quais, proporcionaram uma celebração muito rica e de grande beleza. Esteve presente o Comandante da RMN, Major-General Carneiro Teixeira, assim como os Comandantes do RA 5, RE 3 e EPT. A todos agradecemos a possibilidade da realização deste evento que muito honrou a nossa Região Militar e demonstra esta ligação indelével da Instituição Militar com a Igreja. Um agradecimento especial ao Comandante do RA 5, COR Periquito pela forma muito digna como recebeu todos os que participaram nesta actividade.