D. António Vitalino Dantas
D. António Vitalino Dantas, Bispo auxiliar de Lisboa, foi nomeado, na 2ª-feira, para a diocese alentejana de Beja, sucedendo a D. Manuel Falcão que atingiu 75 anos, o limite de idade.
Nascido em Santa Marinha de Oleiros, no concelho de Vila Verde, Braga, a 3 de Novembro de 1941, D. António tinha cinco anos quando a família mudou de residência para a freguesia vizinha de Parada de Gatim, onde fez a escola primária. Entrou depois no Seminário Menor Carmelita da Falperra em 1957, fez o Noviciado em Felgueiras em 1961 e a profissão em 8 de Setembro de 1961 e de forma solene, em 10 de Julho de1965. Fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto "Sedes Sapientiae" dos Padres Dominicanos, em Fátima, de 1961 a 1966 e terminou-os nas Universidades de Mogúncia e Friburgo da Brisgóvia, na Alemanha. Foi ordenado de presbítero em 3 de Agosto de 1968, no Santuário do Sameiro, em Braga, pelo então bispo auxiliar de Braga, D. António Ribeiro.
Foi depois em missão para a Alemanha, tendo estado primeiro em Mogúncia e depois em Friburgo, e ali permaneceu durante 10 anos, de 1966 a 1976, tendo-se ocupado na pastoral dos emigrantes e fundado o jornal «Diálogo do Emigrante», em 1970, de que foi Director e Chefe de Redacção. Exerceu na Ordem dos Carmelitas diversos cargos e, ao mesmotempo, foi pároco na diocese de Lisboa, em Santo António dos Cavaleiros e Frielas, noconcelho de Loures, de 1977a 1982. Por três vezes foi eleito para Comissário Geral da Ordem do Carmo em Portugal. Em 1986 pertenceu ao grupo dos fundadores da Cooperativa audiovisual Logomedia, sendo eleito para membro da primeira direcção, que o encarregou da gerência,cargo que exerceu até 1994. Foi depois nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa com o título de bispo de Tlós, em 3 de Julho de 1996, tendo sido ordenado bispo na tarde de 29 de Setembro, na igreja dos Jerónimos, em Lisboa, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro. Nesta diocese dedicou-se particularmente à Região Pastoral do Oeste.