C. F.
Tem-se continuado a falar muito e nem sempre bem dos problemas educativos. Mais frequentemente se abordam na imprensa as questões políticas, técnicas e laborais do que os problemas de fundo, a saber, os que se relacionam com os fundamentos de toda a educação, que são as formas e métodos de acompanhar o crescimento e amadurecimento psicológico das crianças e dos jovens.
É neste sentido que são bem-vindos os estudos que ajudem os educadores (pais e professores) a saber acompanhar de forma adaptada às diversas pessoas e suas circunstâncias etárias e funcionais o crescimento dos educandos. Uma publicação recente de J. H. Barros de Oliveira, de título Psicologia da Educação: temas complementares (complementares, porque se seguem a duas publicações anteriores: Psicologia da Educação: aprendizagem do aluno e Psicologia da educação: ensino do professor).
Este novo livro aborda onze temas (educação pré-escolar, familiar, de adultos, positiva, axiológica (i. é, dos valores), da sexualidade, tanatológica (o sentido da morte), intercultural, tecnológica, o chamado bullying, ou violência entre pares, e educação de crianças com necessidades educativas especiais. Reconhece o autor que outros assuntos poderiam ser abordados, como a educação estético/artística, a ambiental/ecológica, a dos tempos livres ou lazer e a importância de alguns animais na educação (especial), abordando no entanto o chamado e-learning, aprendizagem através dos meios informáticos e novas tecnologias, nas suas diversas potencialidades.
É salientada a importância da educação pré-escolar, bem como os progressos realizados em Portugal nos últimos tempos neste domínio, e também da educação familiar. O autor recorre, ao seu gosto, a citações e saberes tradicionais através de provérbios, ao lado de afirmações de autores consagrados. Aliás, este volume apresenta um conjunto muito valioso de apoios científicos e de investigação, o que é bem visível na abundante bibliografia apresentada no final. Ela é no entanto amplamente utilizada na própria formulação do texto elucidativo, não se tornando este um texto dogmático mas sim contrastivo, crítico, sugestivo e proposicional. Acresce a preocupação do autor de abordar a análise de cada tema no contexto do caso português, quer no aspecto histórico quer no aspecto da aplicação actual, o que constitui outro motivo de interesse da leitura da obra para os educadores.
Trata-se pois de uma obra com laivos muito interessantes de novidade, pela abordagem de temas determinantes para ajudar os educadores a assumir atitudes que possam responder a problemas emergentes, nem sempre bem abordados nos escritos sobre educação. Importa reflectir que o acto educativo não resulta do sistema mas da acção do educador.
Um livro de muito útil leitura para os educadores, desde a infância até às idades mais avançadas.
J.H. Barros de Oliveira, Psicologia da Educação: 3. Temas complementares, Legis edit./Livpsic, Porto, 2009