[ Tema Vivo ]



    Abertura da Casa da Juventude


    Conforme temos vindo a noticiar por várias formas, abre neste sábado, dia 26 de Outubro em Ermesinde, na área do Seminário do Bom Pastor, a Casa da Juventude.
    A cerimónia será presidida pelo Bispo da Diocese, D. Armindo Lopes Coelho, que várias vezes tem manifestado publicamente o especial carinho com que olha esta iniciativa, pela importância que tem na vida presente e futura da Igreja Diocesana.
    Foi neste sentido que, fazendo uso do seu múnus de convocação, o Senhor Bispo dirigiu a todos, em particular a comunidade juvenil diocesana, o convite que publicámos no passado número, instando a juntar-se para fazer a festa da inauguração da Casa da Juventude.
    Trata-se de um serviço que a Diocese do Porto põe à disposição dos jovens cristãos a oportunidade da realização de uma experiência da amizade e da intimidade com Jesus Cristo, através de possibilidades diferenciadas de reflexão. Assim a Casa disponibilizará, durante todo o ano, um atendimento pessoal para discernimento, reflexão, experiência espiritual e oração; encontros de fim-de-semana, para grupos paroquiais, centrados na temática vocacional e de fé; e nas férias do Natal, Páscoa e final do ano, encontro centrado na espiritualidade de cada um desses tempos litúrgicos. Procura assim ser uma casa para que os jovens que procuram o encontro com Jesus, se encontrarem consigo mesmos e com os outros na demanda de uma vida pessoal e cristã mais autêntica.
    A novidade deste projecto enche de alegria a Igreja do Porto que assim se vê provida de uma instância pastoral que visa a especificidade do acompanhamento aos jovens.
    Situada num ambiente onde a natureza está ainda preservada e convida à meditação e à tranquilidade interior (como se documenta na fotografia que publicamos), o aproveitamento deste espaço pode ser para os jovens motivo de encontro com a natureza, consigo mesmos e com Deus.

    Programa
    O programa previsto desenrola-se ao longo dos seguintes momentos:
    Acolhimento aos grupos (os grupos devem aproximar-se da Casa a cantar); 2- Representação dramática intitulada "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo", acerca da condição de ser jovem cristão; 3- Oração e cerimónia de abertura da porta da Casa (atravessar o limiar da Casa onde cremos que Jesus mora); 4- Palavra do Senhor Bispo (com entrega do prémio e apresentação do logótipo vencedor); 5- Visita / Mural de expectativas ("vinde ver"); 6- Bolo ("e ficaram com Ele nesse dia").