[ Diocese ]



    Irmã Rita de Jesus: processo de canonização segue para Roma


    No dia 7 de Fevereiro, segunda-feira, no salão nobre da Casa Episcopal do Porto, realizou-se a sessão solene de Clausura do Processo de Canonização da Irmã Maria Rita de Jesus, religiosa que foi das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. O acto foi presidido por D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, e contou com a presença do Cónego Carlos Moreira de Azevedo, Postulador do processo, do Presidente do Cabido Portucalense e Juiz do Tribunal Eclesiástico, Marcelino Ferreira, do Promotor de Justiça, Eugénio Pinho, bem como dos diversos intervenientes no processo e da Superiora Geral das Franciscanas Missionárias, Congregação a que pertenceu Maria Rita de Jesus.
    A Irmã Maria Rita de Jesus nasceu a 23 de Janeiro de 1885, na freguesia da Vitória, na cidade do Porto. Ingressou na Congregação das Franciscanas de Calais, hoje Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, em 2 de Novembro de 1918. Foi notabilizada pela promoção da devoção ao Menino Jesus de Praga e de Nossa Senhora menina. Faleceu a 29 de Maio de 1965, no Hospital de Santa Maria, da cidade do Porto, e foi sepultada no cemitério de Agramonte, onde repousa em jazigo próprio.
    A cerimónia, com o seu carácter protocolar, teve a presença dos meios de comunicação social, que testemunharam todo o processo, tendo sido selados e lacrados os documentos e lavradas e seladas que garantem toda a veracidade e idoneidade do processo, todo ele sancionado pelo Bispo do Porto. Toda a documentação, num total de mais de duas mil páginas, será apresentado pelo Postulador do Processo no competente Tribunal romano, a Congregação para a Causa dos Santos, onde será apreciado, em ordem à beatificação prevista para o dia 24 de Abril deste ano.