Cinquenta anos de presença em Portugal
No próximo dia 30 de Novembro, celebram em Fátima, um dia de encontro e de acção de graças, que será marcado por tudo o que viveram com os amigos ao longo de todos estes anos.
A Fraternidade das irmãzinhas de Jesus, nascida do pensamento e da vida do Irmão Carlos (Padre de Foucauld) e da Irmãzinha Madalena de Jesus, foi fundada em terra de Islão, em Touggourt - Argélia (Saara) em 1939.
Presentes nos cinco Continentes, está hoje inserida em mais de 70 países. Nas 300 pequenas comunidades existentes, as irmãzinhas vivem a sua Consagração religiosa numa presença a Deus e aos homens, procurando viver uma solidariedade particular com os mais pobres.
É seu desejo, que as fraternidades - nome dado às suas casas - sejam num mundo marcado pelas injustiças e pela violência, pequenos oásis onde todos possam encontar esperança e reconforto.
Chegadas a Portugal em 1952, as primeiras irmâzinhas, animadas pelo seu ideal de ir ao encontro dos mais desfavorecidos, foram viver no bairro do Casal Ventoso e, logo a seguir, na Curraleira onde permaneceram 40 anos.
Abertas depois as fraternidades de Fátima e Marinha Grande, outras se seguiram e isso permitiu criar relações de amizade com muitas pessoas, alargando assim a Fraternidade.
É sua missão, no seguimento de Jesus em Belém e Nazaré e nos passos dos seus Fundadores, viver o Mistério da Incarnação no meio do mundo, a fim de que essa proximidade existencial possa tornar presente Jesus e ajude todos a descobrir a imensa ternura que Deus tem por cada um.
É sua opção, ir de preferência àqueles que não são considerados na sociedade, partilhando a sua condição social, trabalho, habitação e aspirações a condições de vida mais dignas, fazendo de toda a sua vida um apostolado.
"Como Jesus durante a sua vida humana, deves fazer-te toda para todos, árabe com os árabes, nómada com os nómadas, operária com os operários, rural com os rurais, mas sobrertudo, humana com os humanos". (Ir. Madalena de Jesus):
Informação
Dia 30 de Novembro próximo, as Irmãzinhas de Jesus, (do Padre de Foucauld) celebram em Fátima, os seus 50 anos de Presença em Portugal.
Este dia, que será marcado pela alegria e o Encontro Fraterno, tem como programa:
10,30 - Eucaristia celebrada na Capelinha das Aparições, presidida pelo D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.
Um almoço partilhado. Um painel sobre: "Jesus de Nazaré no mundo de Hoje". Convívio.