É possível e é bom. Foi com estas palavras que D. Manuel Clemente encerrou a homilia do Dia Diocesano da Família que teve lugar nos espaços do Santuário de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho, em Avessadas, Marco de Canaveses, há dois meses, no dia 18 de Maio de 2008.
Tratou-se de uma Eucaristia de acção de graças pelo amor matrimonial, tendo-se inscrito para essa celebração 764 casais que ao longo de 2008 completam 25, 50 e 60 anos de vida matrimonial. Entre estes encontravam-se 3 casais que quiseram agradecer ao Senhor uma vivência matrimonial de 65, 70 e 72 anos.
Os casais vieram das sete Regiões Pastorais, e esta adesão tão elevada ficou a dever-se ao interesse dos Párocos, das Equipas de Pastoral Familiar, dos leigos e dos Movimentos da Família.
D. Manuel Clemente, acompanhado por D. João Miranda, disse aos jubilados, na homilia, que o que sabemos de Deus o sabemos a partir de Jesus Cristo. O homem, limitado na sua contingência humana, só pode conhecer, experimentar e saborear Deus em Jesus ressuscitado para quem amar é dar a vida.
O dar e receber implica, pois, a presença de Deus numa vida partilhada, cujo dinamismo essencial é ser para os outros. Jesus, como sabemos pela Escritura, partilhava a vida que circulava entre Ele e o Pai. O casamento, que Jesus Cristo elevou à dignidade de sacramento, é vida aberta aos outros sermos uns dos outros, uns para os outros, uns pelos outros, uns com os outros. Quanto maior for esta relação mais seremos de Deus.
A família humana, que sofreu modificações ao longo da história, sendo hoje um núcleo mais restrito, foi sempre, na radicalidade da sua natureza, a complementaridade pai, mãe, filhos e o lugar privilegiado para aprender Deus, o amor e a partilha.
Os jubilados estavam ali para celebrar a graça do sacramento do matrimónio, com a alegria de terem sabido vencer as dificuldades sentidas ao longo de tantos anos. É eloquente este vosso testemunho, disse o Bispo, testemunho que dais à Igreja e à sociedade, de que é possível e é bom. É com a presença de Deus nas vossas vidas que o mundo acontece.
O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar ofereceu a D. João Miranda - Bispo que na Diocese do Porto sempre acompanhou a acção da Pastoral Familiar e o fez, por largos anos, a nível nacional - uma lembrança pelo seu jubileu episcopal que também ocorre este ano.
Depois da bênção final foram entregues aos jubilados uma bênção e um diploma personalizados para evocar o amor matrimonial e o espírito de acção de graças que congregou neste Santuário tão elevado número de casais.
Os diplomas dos casais jubilados que não puderam estar presentes já foram enviados por correio, através das paróquias, para serem entregues aos seus titulares.
Próximos anos
O Dia Diocesano da Família de 2009 terá lugar no dia 7 de Junho, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos, Vila Nova de Gaia.
Por sugestão de D. Manuel Clemente, em 2010, ano de missão na Diocese, celebraremos o Dia Diocesano da Família na Avenida dos Aliados, na cidade do Porto, no dia 30 de Maio. (Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar)