D. António Carrilho realizou, nas semanas de 1 a 6 de Março, 7 a 13 de Março e 18 a 24 de Abril as visitas pastorais à paróquias de Eja, Várzea do Douro e Torrão, de que é pároco o P. Daniel Quintela, pertencentes à 5.ª Vigararia de Sobre-Tâmega da Diocese do Porto.
Foi grande o entusiasmo das populações no acolhimento ao senhor Bispo, que em alguns dias das semanas foi ao encontro dos pequeninos das escola e jardins de infância, despertando nas crianças uma alegria de festa, com cantares e lembranças que marcaram como novidade forte e expressaram com desenhos escolares.
A visita aos doentes acamados tocou fundo no coração destes irmãos sofredores, que se desfaziam em reconhecimento. E não foi menos visível a emoção dos idosos e doentes que puderam deslocar-se à Igreja Paroquial e aí celebrar em festa a Ressurreição de
Os encontros com os grupos apostólicos em revisão de vida e partilha comunitária foi uma oportunidade para reacender a coragem de continuar a caminhada pastoral: uns a recomeçar de novo, outros a reconhecerem a necessidade de formar novos grupos de acção pastoral numa ou noutra paróquia, como a apstoral familiar, a pastoral vocacional, o grupo de jovens organizado, a catequese de adultos, muito urgente e necessária nas três paróquias. "Quem enviarei?".
A reunião com os pais das crianças da catequese e a Festa da Catequese e da Família, em assembleia litúrgica à volta do altar e da eucaristia foi um impulso parar a evangelização através da catequese e um convite e mais trabalhadores para pastoral catequética das crianças, adolescentes, jovens e adultos, pois é por aqui que se entra numa vida cristã de verdadeira fé.
O convívio e partilha com os professores das escolas locais foi estimulante para uma maior aproximação Igreja-Escola, com a mesma missão por vias diferentes: formação e educação da pessoa toda, rumo a uma sociedade mais fraterna e culta.
O Conselho económico também teve um encontro privado com o Bispo, que sugeriu uma organização mais ajustada às necessidades e a um melhor funcionamento so serviço da Pastoral.
O domingo e último dia da visita pastoral em cada paróquia, foi um tempo forte e solene com a aprticipação alegre de toda a comunidade na Eucaristia, onde o Bispo D. António Carrilho sexou uma mensagem de apelo a uma nova revitalização na pastoral, à criação de grupos de catequese de adultos, à valorização e mais interesse pela pastoral familiar, à importância, atenção e intertesse pelos gruposmde jovens: força sempre renovadorea da conunidade.
Aos jovens crismandos deixou como recomendação para a vida cristã de adultos, pelo sacramento do Crisma: alimentar a verdadeira fé, manter a fidelidade ao Evangelho, com responsabilidade. (Inf.: Pároco de Torrão).