Os Carmelitas Descalços (que na Diocese do Porto dirigem o Centro de Espiritualidade de Avessadas - Marco de Canaveses) elegeram novo Superior Geral. É o Padre Luis Aróstegui Gamboa, natural de Gatica (Vizcaya, Espanha), onde nasceu em 1939. Professou na Ordem dos Carmelitas Descalços en Larrea (Vizcaya) em 1956. Licenciado pelo Instituto Teresiano de Roma, recebeu a Ordenação sacerdotal nesta cidade em 5 de Abril de 1964. Trabalhou no Panamá e nos Estados Unidos com emigrantes mexicanos. Estudou depois em Milão, trabalhou na Áustria, e doutorou-se em Filosofia com a tese "Dietrich Bonhoeffer: l'etica cristiana como critica di ogni etica". Foi agregado à comunidade dos Carmelitas Descalços do Mónaco. Passou depois para Pamplona como membro da equipa de formação teólogos, ensinando filosofia no Centro Teológico da Diocese.
No capítulo provincial de 1975 foi eleito superior do colégio de Amorebieta, cargo que desempenhou em dois mandatos. Em 1981 foi eleito conselheiro provincial, mandato que exerceu também por dois triénios. Colabora com artigos teológicos em revistas como "Monte Carmelo" y "Revista de Espiritualidad", incluindo artigos em língua vasca, especialmente para a revista "Karmel". Em 1987 é eleito Provincial de S. Joaquim de Navarra, cargo que desempenha por três triénios. Visita, por exigência do cargo, vários conventos na América (Panamá, Guatemala, Peru e Chile). Dirigiu depois a Casa de Espiritualidade de Larrea-Amorebieta (Vizcaya), sendo, por nomeação da Santa Sé, assessor das Carmelitas Descalças de S. Joaquim de Navarra. Foi agora eleito Superior Geral da sua Ordem.
Jornadas da Fundação Spes
Recordando, mais uma vez, o aniversário natalício do Bispo do Porto D. António Ferreira Gomes, a Fundação Spes, criada por seu testamento e à qual preside o Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel da Silva Martins promove as Jornadas da Fundação Spes, a realizar na Casa Diocesana de Vilar, no dia 10 de Maio, das 9,30 às 13 horas.
Destaca-se a conferência sobre o tema A Igreja na vida pública, a pronunciar pelo teólogo espanhol Ángel Galindo García, professor da Pontifícia Universidade de Salamanca. A conferência é seguida de debate.
Seguidamente far-se-á a apresentação do livro inédito de D. António Ferreira Gomes, que recebe o título Igreja na Vida pública: catolicismo português e historicidade, mais uma edição da obra de D. António realizada pela Fundação Spes.